Os 50 carros mais vendidos no Brasil em 2016

Pelo segundo ano consecutivo, Chevrolet Onix é o mais emplacado no país; Hyundai HB20 foi o vice-líder, seguido por Ford Ka e Chevrolet Prisma

Mesmo com a crise que viu a venda de carros novos (automóveis e comerciais leves) no país cair 19,80% – de 2.476.823 para 1.986.389 – em relação a 2015, o líder de emplacamentos pelo segundo ano consecutivo tem muito o que comemorar.

Enquanto no ano passado o Chevrolet Onix acumulou 125.931 unidades, em 2016 esse número subiu para 153.372. O carro sofreu um facelift e ganhou novas versões em agosto, e abriu vantagem folgada para o segundo colocado, o Hyundai HB20 (121.616).

Do coreano para baixo, o degrau é considerável: o Ford Ka hatch fechou a temporada em terceiro, com 76.616, seguido pelo Chevrolet Prisma, o sedã irmão do Onix (igualmente renovado), com 66.337 emplacamentos.

Em quinto lugar, alinhando 64.740 unidades, uma quase-surpresa: o veterano Toyota Corolla, o primeiro carro médio da lista, e que contrariou todas as expectativas geradas pela chegada dos novos Honda Civic e Chevrolet Cruze, que não conseguiram afetar suas vendas.

Prestes a ser substituído pelo projeto X6H, o Fiat Palio (63.996) caiu da 2ª para a 6ª posição. Na contramão do ranking, o Renalt Sandero (63.228) foi do 9º para o 7º lugar no acumulado.

A Fiat Strada (em 8º, com 59.449) foi a picape mais vendida do ano, seguida na listagem geral pelo decadente Volkswagen Gol, que precisou de um leve facelift para se manter na 9ª posição.

Fechando o Top 10 está o Honda HR-V, o SUV mais emplacado em 2016, com 55.758 unidades, seguido (não tão de perto) pelo seu principal rival o Jeep Renegade (51.567).

Confira abaixo a lista dos 50 modelos mais vendidos no acumulado do ano. E não perca as análises específicas para cada segmento (sedãs médios, SUVs, picapes, entre outros) que iremos publicar logo mais aqui na QUATRO RODAS:

1 Chevrolet Onix 153.372
2 Hyundai HB20 121.616
3 Ford Ka (hatch) 76.616
4 Chevrolet Prisma 66.337
5 Toyota Corolla 64.740
6 Fiat Palio 63.996
7 Renault Sandero 63.228
8 Fiat Strada 59.449
9 Volkswagen Gol 57.390
10 Honda HR-V 55.758
11 Jeep Renegade 51.567
12 Hyundai HB20S 46.023
13 Volkswagen Fox 43.727
14 Fiat Toro 41.283
15 Volkswagen Up! 38.354
16 Toyota Etios (hatch) 37.974
17 Fiat Uno 34.626
18 Toyota Hilux 34.031
19 Volkswagen Saveiro 33.951
20 Fiat Siena / Grand Siena 33.478
21 Toyota Etios (sedã) 29.791
22 Fiat Mobi 28.731
23 Honda Fit 28.439
24 Ford EcoSport 28.105
25 Chevrolet S10 26.558
26 Volkswagen Voyage 26.074
27 Renault Duster 25.373
28 Ford Ka+ (sedã) 24.663
29 Renault Logan 23.707
30 Chevrolet Spin 22.982
31 Chevrolet Cobalt 22.466
32 Nissan Versa 21.897
33 Honda Civic 20.857
34 Nissan March 18.376
35 Ford New Fiesta (hatch) 16.986
36 Ford Ranger 15.812
37 Honda City 15.422
38 Chevrolet Montana 14.769
39 Renault Duster Oroch 14.245
40 Toyota SW4 12.168
41 Chevrolet Cruze (sedã) 12.064
42 Citroën C3 11.824
43 Chevrolet Classic 11.530
44 Hyundai Tucson 11.203
45 Renault Clio 10.869
46 Peugeot 208 10.768
47 Nissan Kicks 10.712
48 Peugeot 2008 10.692
49 Hyundai ix35 10.226
50 Mitsubishi L200 9.943
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Parece que o moby e o up! não caíram no gosto da galera. O moby é lixo mas o up! é interessante.

  2. Aónio Lourenço

    Atente-se em qualquer que para para o caso de Portugal, o português médio já trabalha quase metade do ano (300€ por mês, em 711€ que é o salário médio líquido) para pagar as despesas anuais totais do seu carro. Elas são o seguro, o combustível, as revisões, reparações, possível crédito automóvel, desvalorização do veículo, lavagens, eventuais multas, IUC, portagens e parqueamento. Esse custo total ultrapassa muitas vezes os 500€ por mês, mas as pessoas não fazem essa contabilidade porque as contas que se pagam aparecem distribuídas pelo ano em diferentes parcelas. Faça você mesmo as suas contas em AUTOCUSTOS.PT e poderá ficar surpreso com o resultado final! Pense depois quanto ganha por mês e quantos meses tem de trabalhar para suster o seu carro! Eles também têm lá caucladora para o Brasil.

  3. Igor Pricandi

    O mais interessante é que o Onix sozinho vendeu mais que os compactos vw (gol, fox, up) e fiat (palio, uno, mobi). Os outrora campeões gol, palio e uno ficaram para trás, viraram coadjuvantes.

  4. Renner Vieira

    Tadinha da VW ladeira abaixo.

  5. Fernando Sobolwsky

    Deveriam fazer o ranking dos fiascos do ano ,como foi o caso do Golf e Up, que tiveram vendas pífias diante de seus principais concorrentes, Focus e Ka respectivamente.

  6. Rogério Formenton

    Brasileiro, o bixo mais idiota do planeta. Ganha dois conto por mês, mal consegue sustentar a família, mas quer ter carro zero. Vai lá na concessionária e parcela um HBLIXO ou um ONIXLIXO em suaves 48 parcelas ou mais hahaha. NUNCA que eu compraria HBLIXO e ONIXLIXO. Esses carros não deveriam valer nem 30 mil.