Clique e assine por apenas 8,90/mês

Substituto de Palio e Punto, Fiat X6H já roda na versão Sporting

Novo hatch compacto premium substituirá Palio e Punto, e pode começar a chegar nas lojas em abril

Por Henrique Rodriguez - 3 jan 2017, 16h36

A Fiat entra em 2017 com a promessa de lançar dois carros inéditos. Um deles é o “projeto X6H”, hatch compacto ainda sem nome definitivo que terá a difícil missão de substituir, de uma só vez, Palio e Punto. Existe a possibilidade do nome Palio não ser abandonado.

O novo modelo em questão é este que aparece nas fotos do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, já com carroceria definitiva. O início da produção em série do X6H na fábrica de Betim (MG) está previsto para março – o lançamento pode acontecer já em abril.

,Dianteira tem faróis estreitos e longos como os do Tipo, mas para-choque terá personalidade própria
,Dianteira tem faróis estreitos e longos como os do Tipo, mas para-choque terá personalidade própria Marlos Ney Vidal

O ponto de partida para o estilo do X6H foi a nova geração do Fiat Tipo fabricada na Turquia. Terá faróis estreitos e delgados que se integram à grade, além de lanternas traseiras horizontais muito parecidas. Um vinco ligará os faróis às lanternas, marcando a lateral.

No carro das fotos os para-choques têm mais recortes (no caso da peça traseira, há duas aberturas circulares nas extremidades que podem ser refletores ou saídas de ar), além de rodas aro 16″, elementos quer indicam se tratar da versão esportiva Sporting.

Continua após a publicidade
Ao contrário do Tipo, o X6H terá placa no para-choque traseiro
Ao contrário do Tipo, o X6H terá placa no para-choque traseiro Marlos Ney Vidal

Na foto acima, também é possível notar o formato do spoiler com brake light integrado, dando continuidade às linhas do teto.

Mas apesar das semelhanças de estilo com o Tipo europeu, o X6H usará uma plataforma própria, cerca de 10 cm mais curta que a do Tipo. Com isso, além de portas traseiras menores, o hatch brasileiro terá distância entre eixos muito próxima dos 2,53 m do Grand Siena. A vantagem estará no espaço interno, que poderá ser mais amplo que o do Bravo.

Fabricado na Turquia, o novo Fiat Tipo será vendido na Europa
Alguns elementos de design do novo Fiat Tipo deverão ser vistos no X6H Divulgação

Substituir Palio e Punto por um só foi a solução encontrada pela Fiat para evitar a canibalização em sua gama de modelos. Hoje o Palio 1.0 Attractive pode ser encontrado nas lojas por R$ 38 mil, enquanto um Uno 1.0 Attractive sai por R$ 39 mil. Ao mesmo tempo, o Palio 1.4 Attractive custa R$ 46 mil, contra os R$ 48 mil pedidos pelo Punto 1.4 Attractive.

Maior que o X6H, o novo Tipo substitui o Punto e o Bravo na Europa
Maior que o X6H, o novo Tipo substitui o Punto e o Bravo na Europa Divulgação

Para isso, a gama de motores e equipamentos do Fiat X6H será abrangente. A versão de entrada Attractive estará disponível com motor 1.0 Firefly de três cilindros de 77 cv e com o 1.3 Firefly de quatro cilindros e 109 cv, este com opção de câmbio automatizado Dualogic.

Continua após a publicidade

Já as versões Essence e Sporting terão motor 1.8 E.TorQ Evo de 139 cv com opção de câmbio automático de seis marchas. Tanto o 1.3 como o 1.8 terão sistema start-stop e controles de estabilidade e tração, já disponíveis para o Uno.

Fiat Tipo tem mesmo volante da Toro e central multimídia destacada no painel
Fiat Tipo europeu tem mesmo volante da Toro e central multimídia destacada no painel Divulgação

O segundo lançamento do ano pode ser justamente a variante sedã, chamada de X6S. Este teria como objetivo substituir o Linea e versões mais caras do Grand Siena, que tende a ser mantido em linha como sedã mais em conta da Fiat. Sobre ele, porém, as informações ainda são escassas.

Publicidade