Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Yamaha YFM 700R

O quadriciclo grandão é versátil e serve para enduros e fazendas

Por Ismael Baubeta | fotos: Christian Castanho Atualizado em 9 nov 2016, 11h55 - Publicado em 29 nov 2011, 11h21
Yamaha YFM 700R

Os quadriciclos há tempos deixaram de ser usados apenas como utilitários ou veículos de passeio em fazendas, trafegando por pastos, estradas de terra e terrenos montanhosos. Ao que parece, o consumidor principal das motos de quatro rodas pouco a pouco vai se aproximando de suas possibilidades mais radicais de uso: competições, enduros e ralis.

622cbr_zero_txt.jpg

O grandalhão e potente YFM 700R da Yamaha é o quadriciclo mais utilizado pelos pilotos de provas off-road de longa duração. Foi campeão do Rally dos Sertões 2011 com o piloto Tom Rosa, o que confirma seu bom desempenho nesse tipo de prova, em que a resistência é fator primordial.

O quadriciclo de 700 cc tem 8 kg a mais do que a versão exclusivamente esportiva de 450 cc da marca. Essa diferença é perceptível no guidão, que exige um pouco mais de força para o esterço e também maior esforço no jogo de corpo para contornar curvas.

Nos saltos, o cuidado com a versão de mais cilindrada deve ser ampliado, pois exige maior atenção na transferência de peso nas subidas de rampa para começar bem o salto, ter um bom voo e finalizar com uma aterrissagem perfeita – é sempre bom lembrar que aterrissar com ele todo torto é muito complicado e pode levar à perda do controle.

Continua após a publicidade

Seu motor de 686 cc tem quatro válvulas, duplo eixo comando de acionamento (DOHC) e refrigeração líquida. Suas respostas são bem progressivas: a entrega de potência é suave e, no entanto, nada preguiçosa. A progressividade torna o motor mais resistente a longas jornadas com gás aberto direto, como nos ralis. Essas características também ajudam no controle e na pilotagem. Aqui o YFM 700R é bem diferente do 450 cc, mais explosivo, arisco e difícil de dominar como uma moto de cross.

Apesar de ser mais comprido e estreito que a versão YFZ 450R – avaliada na edição passada -, a ergonomia é muito boa e similar à do irmão menor esportivo. A posição de condução é relaxada e também sugere a possibilidade de passeios tranquilos.

Esse quadriciclo não é exclusivamente uma máquina para enduros, ralis ou lazer: ele também não rejeita trabalho na roça.

Gosto muito de quadriciclos, principalmente os mais fortes e esportivos. O YFM 700R é uma excelente escolha para aqueles que curtem a sensação que os quads oferecem, mesclando derrapagens dignas de carros de rali com a liberdade de uma motocicleta off-road – com direito a saltos. Os controles são quase iguais aos de qualquer motocicleta. Para quem tem lugar na garagem e um dinheirinho guardado para se permitir alguns gostos, é uma boa ideia aproveitar a promoção de 28 183 reais pedidos pelo modelo.

VEREDICTO

É divertido para passeios e longos enduros. E pode dar duro em fazendas.

Continua após a publicidade

Publicidade