Yamaha YFM 700R

O quadriciclo grandão é versátil e serve para enduros e fazendas

Yamaha YFM 700R Yamaha YFM 700R

Yamaha YFM 700R (/)

Os quadriciclos há tempos deixaram de ser usados apenas como utilitários ou veículos de passeio em fazendas, trafegando por pastos, estradas de terra e terrenos montanhosos. Ao que parece, o consumidor principal das motos de quatro rodas pouco a pouco vai se aproximando de suas possibilidades mais radicais de uso: competições, enduros e ralis.

622cbr_zero_txt.jpg 622cbr_zero_txt.jpg

622cbr_zero_txt.jpg (/)

O grandalhão e potente YFM 700R da Yamaha é o quadriciclo mais utilizado pelos pilotos de provas off-road de longa duração. Foi campeão do Rally dos Sertões 2011 com o piloto Tom Rosa, o que confirma seu bom desempenho nesse tipo de prova, em que a resistência é fator primordial.

O quadriciclo de 700 cc tem 8 kg a mais do que a versão exclusivamente esportiva de 450 cc da marca. Essa diferença é perceptível no guidão, que exige um pouco mais de força para o esterço e também maior esforço no jogo de corpo para contornar curvas.

Nos saltos, o cuidado com a versão de mais cilindrada deve ser ampliado, pois exige maior atenção na transferência de peso nas subidas de rampa para começar bem o salto, ter um bom voo e finalizar com uma aterrissagem perfeita – é sempre bom lembrar que aterrissar com ele todo torto é muito complicado e pode levar à perda do controle.

Seu motor de 686 cc tem quatro válvulas, duplo eixo comando de acionamento (DOHC) e refrigeração líquida. Suas respostas são bem progressivas: a entrega de potência é suave e, no entanto, nada preguiçosa. A progressividade torna o motor mais resistente a longas jornadas com gás aberto direto, como nos ralis. Essas características também ajudam no controle e na pilotagem. Aqui o YFM 700R é bem diferente do 450 cc, mais explosivo, arisco e difícil de dominar como uma moto de cross.

Apesar de ser mais comprido e estreito que a versão YFZ 450R – avaliada na edição passada -, a ergonomia é muito boa e similar à do irmão menor esportivo. A posição de condução é relaxada e também sugere a possibilidade de passeios tranquilos.

Esse quadriciclo não é exclusivamente uma máquina para enduros, ralis ou lazer: ele também não rejeita trabalho na roça.

Gosto muito de quadriciclos, principalmente os mais fortes e esportivos. O YFM 700R é uma excelente escolha para aqueles que curtem a sensação que os quads oferecem, mesclando derrapagens dignas de carros de rali com a liberdade de uma motocicleta off-road – com direito a saltos. Os controles são quase iguais aos de qualquer motocicleta. Para quem tem lugar na garagem e um dinheirinho guardado para se permitir alguns gostos, é uma boa ideia aproveitar a promoção de 28 183 reais pedidos pelo modelo.

VEREDICTO

É divertido para passeios e longos enduros. E pode dar duro em fazendas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s