VW Voyage: sedã reestilizado acompanha mudanças no Gol
Modelo também teve redução nos preços e troca de motor. O 1.0 de três cilindros é o mesmo do Up!
Os upgrades promovidos no Gol chegam ao Voyage de forma mais comedida. Ao contrário do que houve no hatch, a traseira do sedã não foi atualizada. Assim, mudam apenas a dianteira, painel, rodas e propulsor do três-volumes. Além disso, a VW atualizou a oferta de configurações: a Evidence (top de linha), deixa de existir. Os preços partem de R$ 40.990 (Trendline 1.0) e vão a R$ 58.590 (Highline 1.6 I-Motion).
A boa notícia é que a redução nos valores foi mais expressiva do que no Gol, sobretudo nas versões mais caras. Enquanto o Trendline 1.0 ficou R$ 800 mais barato (R$ 40.990), as intermediárias Comfortline 1.6 e 1.6 I-Motion custam R$ 2.900 a menos (R$ 49.790 e R$ 53.090).
Na motorização, o 1,0-litro de 4 cilindros sai de cena para dar espaço ao 1.0 de três cilindros do Up!. Tem a mesma ficha técnica do Gol (82/75 cv), mas os dados de fábrica informam uma ligeira piora no desempenho. E o motivo para essa diferença está no peso do Voyage, maior que o do Gol. Porém, a velocidade máxima é superior (175 km/h ante 170), por conta da aerodinâmica. A tecnologia do novo 1.0 mostra-se superior, pois aposenta o tanque auxiliar – ele é equipado com aquecedores nas galerias de injeção. Já o1.6 8V permanece sem modificações, preservando o anacrônico reservatório de gasolina no cofre do motor.
A Volks desconversa sobre a adoção do 1.0 TSI na linha Gol. Porém, um executivo da marca crê que essa opção seja pouco provável, já que o motor turbo é mais caro que o 1.6 e sua potência é próxima à desse bloco. Isso acarretaria numa interposições de preços que não faria sentido.
Por dentro, o novo painel fez bem ao modelo. Totalmente renovado, trouxe mais sofisticação à cabine por conta do acabamento em dois tons – a parte inferior tem plástico mais claro. As saídas de ar redondas foram abandonadas. E o quadro de instrumentos conta com tela de TFT na versão Highline.
Outra mudança está na oferta de 4 equipamentos de entretenimento. A mais cara, chamada Composition Touch, oferece integração com smartphones (MirrorLink/Android Auto/ Apple CarPlay) e utiliza uma tela colorida e sensível ao toque de 5 polegadas. Já a mais em conta, chamada Media, tem rádio, entrada USB, auxiliar e de cartão SD. A tela digital é monocromática, mas o sistema conta com Bluetooth, microfone e também pode se conectar ao telefone do dono.
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A versão Comfortline vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos. É a que melhor equilibra preço e oferta de equipamentos.
VEREDICTO
Os preços menores favoreceram o custo-benefício do Voyage. Por ser um familiar, prefira as versões equipadas com motor 1.6. A Comfortline é uma boa pedida.
Preço: | R$ 46.490 |
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Motor: | diant., transv., 3 cil., 12V, flex, 74,5 x 76,4, 999 cm³, 82/75 cv a 6.250 rpm, 10,4/9,7 mkgf entre 3.000 e 3.800 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Direção: | hidráulica |
Suspensão: | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios: | disco vent. (diant.) e tambor (tras.) |
Pneus: | 195/55 R15 |
Dimensões: | compr., 421,8 cm; altura, 146,3 cm; largura, 189,8 cm; entre-eixos, 246,7 cm; peso, 1.067 kg; porta-malas, 480 l |
Tanque de combustível: | 55 litros |
Equipamentos de série: | ar-condicionado, central multimídia Media Plus com bluetooth e entrada USB, retrovisores com luzes de direção, faróis de neblina, vidros e travas elétricas, computador de bordo |