PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

VW CrossUp!

O subcompacto adere à proposta off-road, mas sem radicalismos. As mudanças (discretas) são só visuais

Por Paulo Campo Grande
5 dez 2014, 17h09
impressoes

Antes de lançar o CrossFox, em 2005, a VW resistia ao que seus diretores chamavam de “carro de mentira”, aquele cuja aparência sugere algo que ele não é capaz de entregar, como é o caso da maioria dos modelos que ficaram conhecidos como aventureiros urbanos. De lá para cá, porém, a fábrica não só deixou de lado essa posição como aderiu de vez ao conceito. No Salão do Automóvel, a Volks lança o CrossUp!, o quarto modelo desse tipo no Brasil. Os outros, além do CrossFox, são o SpaceCross e a Saveiro Cross.

Quando o CrossFox chegou, ainda se viu um esforço para deixar o carro mais robusto. O hatch veio com vão-livre elevado, calços na suspensão e pneus maiores. Agora as mudanças são apenas cosméticas. O CrossUp! se diferencia dos outros Up! nos detalhes prateados (em para-choques, retrovisores e rack), nos apliques de plástico preto (nas caixas de roda e soleiras) e nas rodas esportivas. Até os pneus 185/60 R15 são os mesmos do HighUp! – com o estepe seguindo do lado de dentro. Segundo o desig ner Luiz Veiga, o estepe na traseira não combinava com as linhas do Up!. Na cabine, os bancos têm revestimento exclusivo de tecido com laterais de vinil. E a alavanca do câmbio traz o nome da versão na parte superior, junto do mapa das marchas. O CrossUp! é apresentado com as duas opções de câmbio: manual e automatizado I-Motion, ambos com cinco marchas. A carroceria será sempre na versão de quatro portas.

Ao volante, não há mudanças. O CrossUp! é um carro equilibrado, obediente e bem-apoiado no chão. O desempenho do motor 1.0 é bom para a categoria. O HighUp!, testado no comparativo na página 56, fez de 0 a 100 km/h em 15,2 segundos. E conseguiu as médias de consumo de 14,1 km/l na

cidade e 17,8 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

Por R$ 38 040, o CrossUp! herda ainda o mesmo conteúdo do HighUp!, que custa R$ 36 790, com computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina e Isofix. Ar-condicionado, bancos de couro, sistema de som, alto-falantes e central multimídia são opcionais.

VEREDICTO

É mais cross no nome do que no conteúdo. Só compensa se você acha que vale pagar R$ 1 290 pelo kit visual.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.