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Volkswagen ID.7: como anda o sucessor elétrico do Passat

O maior carro da linha ID., que substitui o Passat, herda todas as características da família de elétricos, mas com traços evoluídos

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 abr 2024, 10h35 - Publicado em 9 mar 2024, 15h42
VOLKSWAGEN ID.7
ID.7 é um dos modelos totalmente elétricos da VW  (Divulgação/Quatro Rodas)
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A chegada do Volkswagen ID.7 é mais um episódio na transformação da VW em marca elétrica. Visualmente, o ID.7 segue as regras definidas pela família ID., com faróis, lanternas horizontais e afiladas e perfil de carroceria marcado pelo longo caimento traseiro, que termina na tampa traseira.

Chama a atenção a linha quase contínua entre capô e para-brisa. Opcionalmente é possível dispor de um teto solar panorâmico, que pode alternar sua transparência eletronicamente. A silhueta foi trabalhada exaustivamente em túnel de vento, segundo a VW, para se chegar a um coeficiente de arrasto bastante baixo, de 0,23, algo fundamental para ampliar a autonomia dos carros elétricos.

Volkswagen ID.7
Traseira: lanternas unidas, brake-light e lentes reflexivas no para-choque (Divulgação/Quatro Rodas)

O ID.7 é grande por fora e por dentro. Ele mede 4,96 metros de comprimento. E, a bordo, há bastante espaço tanto na frente como atrás, onde os três potenciais ocupantes da segunda fila contam com uma generosa área para as pernas e um piso totalmente plano. A altura também serve, sem restrições, quaisquer passageiros com até 1,85 metro e a largura é ampla, podendo cada um dos lugares receber uma cadeirinha de criança (há um sistema Isofix para cada lugar e largura suficiente para atender pais de trigêmeos). No porta-malas, cabem 532 litros de bagagem.

Volkswagen ID.7
Sedã mede 4,96 m, no comprimento, e 2,97 m, na distância entre-eixos (Divulgação/Quatro Rodas)

A VW usou ensinamentos colhidos nos primeiros ID. para melhorar a vida a bordo, começando pela qualidade dos materiais usados no acabamento, alvo de críticas por parte dos consumidores. No que diz respeito aos equipamentos, há nova central multimídia, com tela de 15”, e uma inédita lógica de apresentação das informações e comandos, para que as funções de uso mais frequente estejam sempre no menu principal.

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As superfícies táteis sem retroiluminação na central, que dificultavam a operação do ar-condicionado e do sistema de áudio, foram banidas. E o ID.7 estreia também um sofisticado assistente de viagem por comandos vocais (IDA).

Volkswagen ID.7
Central de 15” traz nova lógica de apresentação das informações (Divulgação/Quatro Rodas)

O ID.7 é o mais potente VW elétrico, com tração em duas rodas, com 286 cv, fruto da adoção de uma nova geração do motor (síncrono de ímã permanente) montado sobre o eixo traseiro. Mas em relação ao torque, os 55,5 kgfm do ID.7 superam até mesmo os ID. com dois motores elétricos que não iam além de totais 46,9 kgfm.

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Este novo motor recebeu um rotor com ímãs mais potentes que oferecem uma capacidade de carga térmica superior; um estator mais evoluído; um dissipador de calor de água para o exterior do estator e um novo sistema de arrefecimento combinado de óleo e água que também contribui para uma superior estabilidade térmica. O inversor [que converte a Corrente Contínua (DC) armazenada na bateria em Corrente trifásica Alternada (AC) que o motor necessita] também contribui para essa maior estabilidade térmica.

Volkswagen ID.7
Central multimídia concentra a maioria dos comandos. Acionamento do câmbio fica em haste junto ao volante (Divulgação/Quatro Rodas)
volkswagen id.7
(Divulgação/Quatro Rodas)
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Por enquanto, existe apenas uma bateria de 77 kWh disponível, a qual, com a ajuda da apurada aerodinâmica, anuncia uma autonomia de 621 quilômetros, bem mais do que qualquer outro ID., mesmo sendo este o mais pesado. Mais para à frente (ainda em 2024) a versão Pro S terá um acumulador de energia um pouco maior (de 86 kWh), que irá anunciar uma autonomia de até 700 km. Essa bateria irá, aliás, equipar o ID.7 GTX (de quatro rodas motrizes, com dois motores elétricos).

Volkswagen ID.7
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ao volante, a primeira curiosidade tem a ver com a dianteira muito curta da carroceria: se não reparar na largura, a sensação e a de dirigir um carro compacto, como o VW Polo, por exemplo. É surpreendente a agilidade (ajudada, claro, pelo reduzido diâmetro de giro – de cerca de 11 metros). A visibilidade para trás é prejudicada pela forma de cupê da seção posterior da carroceria, mas a existência de câmeras de ajuda ao estacionamento e com visão 360 graus mitigam claramente esse problema.

As acelerações são rápidas. Segundo a VW, o ID.7 consegue atingir os 100 km/h em 6,5 segundos (podendo depois prosseguir até a velocidade máxima de 180 km/h).

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VOLKSWAGEN ID.7
Espaço interno é bem generoso. Tampa traseira dá acesso ao porta-malas (Divulgação/Quatro Rodas)

A suspensão independente nas quatro rodas (com arquitetura multibraços – 5 – atrás) tem uma afinação muito equilibrada. Os modos de condução (Eco, Comfort e Sport) poderiam, no entanto, estar mais diferenciados entre si, apesar dos engenheiros alemães assegurarem que tornaram cada um dos programas mais afastado dos outros. No caso da direção (que é precisa e linear, além de dispor de uma resposta progressiva), sente-se sempre leve demais.

Os freios, por sua vez, continuam a não convencer e a VW não alterou nada do que conhecemos nos outros elementos do clã ID. A sensação ao tocar o pedal é de estar pisando em um pedaço de borracha e a resposta de desaceleração muito fraca nos primeiros 25% do curso do pedal, o que transmite sensação de insegurança.

volkswagen id.7
(Divulgação/Quatro Rodas)
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Sobre consumo e carregamento, rodamos cerca de 200 km e o computador de bordo indicou um consumo de 19 kWh/100 km, o que significa que não ficou muito acima da média oficial e, consequentemente, teria sido capaz de completar 450 a 550 km com uma carga completa, conforme o roteiro com mais estradas ou trechos de cidade, respectivamente.

Veredicto Quatro Rodas – ID.7 é versão elétrica, revista e melhorada, do consagrado Passat

Ficha técnica – Volkswagen ID.7

Preço: 60.000 euros (R$ 320.000)
Motor: tras., elétr., síncrono, 286 cv e 55,5 kgfm
Baterias: íons de lítio, 77 kWh
Carga: potência máxima, 11 kW (AC), 175 kW (DC) Câmbio: autom., 1 m., tração traseira
Direção: elétrica, 10,9 m (diâm. giro)
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.); tambor (tras.)
Pneus: 235/45 R20 (diant.), 255/40 R20 (tras.)
Dimensões: compr., 496,1 cm; largura, 186,2 cm; altura, 153,6 cm; entre-eixos, 297,1 cm; peso, 2.171 kg; porta-malas, 532 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 6,5 s; veloc. máx.,  180 km/h; cons. misto de 16,3 a 14,1 kWh/100 km; autonomia, 621 km; carga, 8 h (AC), 28 min. (10-80%, DC)
*Dados de fábrica

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