Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Volkswagen Passat abandona o sedã e passa a ser exclusivamente perua

São oito opções de motorização para o modelo, com direito a uma variante híbrida que percorre até 100 km em modo elétrico

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 ago 2023, 12h17
Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

A Volkswagen prometeu e cumpriu: o novo Passat, que estreia 50 anos após sua primeira geração, deixa a carroceria sedã no passado e chega exclusivamente como uma perua. Apesar da “limitação”, o modelo entrega um vasto catálogo de motores, com opções a gasolina, diesel ou híbridas.

Além de romper a tradição de possuir uma carroceria de três volumes, o novo Volkswagen Passat Variant também muda sua inspiração de design. Mesmo que seja destinado ao mercado europeu, apreciador das peruas, o modelo flerta mais com a linguagem de design da marca na China, que com a linguagem europeia.

Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant (Divulgação/Volkswagen)

Isso fica evidente, principalmente, na dianteira, que remete a alguns dos sedãs chineses da VW, como o Lamando. Também há inspirações nos modelos da linha elétrica, ID. Os faróis de leds matriciais (interligados por uma barra de leds na grade) são espichados em direção às laterais e o para-choque tem grandes aberturas, tudo com traços arredondados que garantem o melhor coeficiente aerodinâmico da história do Passat (0,25).

Compartilhe essa matéria via:

A traseira tem lanternas que vão de um lado a outro, também iluminadas por leds com efeitos 3D. De lado, a perua tem traços limpos. Nas versões híbridas plug-in, o conector para recarga fica no para-lama esquerdo. Já as rodas podem ser de até 19 polegadas.

Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant (Divulgação/Volkswagen)

O Passat Variant também está maior em relação a geração anterior. Baseado na plataforma MQB evo, uma evolução da já conhecida MQB que promete mais tecnologia e redução de custos, ele cresceu 14,4 cm no comprimento, 5 cm no entre-eixos e 2 cm na largura. Assim, tem 4,92 m de comprimento, 2,84 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,51 m de altura, esta que permaneceu inalterada. O porta-malas tem 690 litros.

Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant (Divulgação/Volkswagen)

A cabine tem formas e traços retilíneos, com cantos vivos, além de poucos botões físicos, desenhos iluminados no painel e nas portas, e alavanca de câmbio na coluna de direção. O destaque fica para as telas, que têm sistemas redesenhados e com maiores possibilidades de personalização. O quadro de instrumentos tem 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia pode ter de 12,9 a 15 polegadas, variando conforme a versão. Também há um head-up display.

Continua após a publicidade
Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant (Divulgação/Volkswagen)

Serão oito motorizações diferentes para a perua, a começar pelas puramente a combustão. Puramente a combustão, haverá o 2.0 turbodiesel com 122, 150 ou 193 cv de potência, além dos 2.0 turbo a gasolina com 204 ou 265 cv. As versões a gasolina de 265 cv e diesel de 193 cv terão, como padrão, tração integral.

Entre os motores híbridos, há o eTSI, um híbrido-leve que combina um motor 1.5 turbo a gasolina a um sistema elétrico de 48V que substitui o alternador. Este entrega 150 cv.

Volkswagen Passat Variant
Volkswagen Passat Variant (Divulgação/Volkswagen)

Já o eHybrid é híbrido plug-in, que necessita de recarga em redes elétricas – o que pode-se fazer em redes rápidas de até 50 kW. Ele combina o motor 1.5 turbo a gasolina a um motor elétrico, alimentado por uma bateria de 11 kW, e entrega 204 ou 272 cv. A autonomia no modo elétrico é de 100 km, segundo a Volkswagen.

Continua após a publicidade

Entre os equipamentos, o Passat Variant alcança altos níveis tecnológicos. Há faróis matriciais, aquecimento e massagem nos bancos, ACC, suspensão adaptativa, assistente para mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, estacionamento semiautônomo, assistente de voz, entre outros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.