Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Volkswagen Fox

Hatch traz novo design global da Volks e conjunto ótico similar ao do novo Golf

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 8 nov 2016, 18h06 - Publicado em 26 set 2014, 15h52
impressoes

Em 2009, quando recebeu o face-lift que lhe tirou o interior barulhento e simplório, o Fox também ganhou o direito de ser o primeiro modelo brasileiro a ostentar a então nova linguagem mundial de design da Volkswagen. Nos últimos três anos, a marca fez uma atualização dessas características básicas (tratada pelos designers como face-family), e ela chega agora ao Brasil novamente pelo Fox.

De frente, a linha 2015 do hatch tem a mesma apresentação do Golf: grade estreita ostentando o logotipo emoldurado pelo capô e linha inferior invadindo os faróis. Estes, aliás, são iguais aos do Golf, mas menores e menos sofisticados – ainda assim, exibem os duplos defletores com moldura retangular.

A traseira é outro forte ponto de contato com o Golf. Saem as lanternas acanhadas, de corpo simples, entram as bipartidas, horizontais, com novo layout de luzes. Na tampa, o vinco que liga as lanternas e ostenta ao centro o logotipo da marca foi mantido, mas agora o emblema, assim como no Golf, é móvel e funciona como maçaneta. No perfil, a nova linha de junção da capa do para-choque traseiro com a carroceria deu volume à região da coluna C.

Na cabine, as novidades estão mais atreladas ao conteúdo do que às formas – além das saídas de ventilação, agora um pouco maiores, pouca coisa mudou.

Continua após a publicidade

Na pista, testamos o Fox Highline, topo de linha, único a oferecer o novo motor EA211 1.6 16V de 120/110 cv. Outra novidade exclusiva do Highline é o câmbio manual de seis marchas – as demais versões, Trendline, BlueMotion e Comfortline, seguem com a caixa de cinco velocidades de série.

Mas voltemos ao ponto em que foi dito que o interior tinha novidades de conteúdo. De série, a versão Highline oferece volante multifuncional (muito parecido com o do Golf), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de tração, além, é claro, de itens menores para o segmento em que atua, como trio elétrico, som, faróis e lanternas de neblina, ar-condicionado e direção com assistência elétrica. Infelizmente, o melhor foi deixado na lista de opcionais, onde constam itens como controle de estabilidade, piloto automático e GPS. Novidade no Fox, os faróis de neblina que se acendem automaticamente em curvas também devem ser pagos à parte. Ao todo, os equipamentos extras podem somar R$ 10 640 ao preço do Fox Highline, que é de R$ 48 490.

A salada de versões, porém, rende um ponto negativo para a Volkswagen. São dois motores 1.0 (quatro cilindros 8V e três cilindros 12V), dois 1.6 (ambos MSI, mas cada um de uma família diferente), dois câmbios manuais (um com cinco e outro com seis marchas) e duas gerações do automatizado I-Motion. Tudo isso distribuído em quatro versões de acabamento: Trendline (1.0 8V e 1.6 8V), BlueMotion (1.0 12V), Comfortline (1.0 8V e 1.6 8V) e Highline (1.6 16V).

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Esse face-lift deve acompanhar o Fox até a próxima geração, montada sobre nova plataforma e aguardada para 2017. Pena que os novos (e bons) opcionais elevem tanto o preço final.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.