• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Newsletter
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Correio Técnico
    • Guia de Compras
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Auto-serviço
    • Autodefesa
    • Guia de usados
    • Mercado
    • Edições anteriores
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Newsletter
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Novo SUV nacional da Toyota seguirá Corolla e terá motor híbrido flex
Notícias
2O curioso VW com traseira de Uno que deveria substituir o Fusca no Brasil
Notícias
3Hilux, S10, Ranger e cia: qual picape média perde menos valor na revenda?
Testes
4Impressões: novo Renault Captur deixa de ser um mero Duster bem arrumado
Testes

Vale a pena ter de novo

Por Péricles Malheiros
access_time 26 dez 2016, 16h56 - Publicado em 12 mar 2015, 10h00
chat_bubble_outline more_horiz
ka

ka (/)

Por Péricles Malheiros

4.824 km

Antes de apresentar o caçula da frota, vale uma consulta no arquivo de Longa Duração. Testamos um Ka da geração anterior entre agosto de 2008 e junho de 2010. Ele havia chegado com a bola toda, remodelado e com bom volume de vendas. Mas em pouco tempo o projeto obsoleto começou a definhar e o Ka foi sendo ultrapassado pela concorrência.

Os números iniciais da nova geração empolgam como nunca. Enquanto o Ka anterior tinha em seus melhores tempos a décima posição no ranking de emplacamentos, o modelo 2015 chegou e estacionou no quinto lugar em novembro de 2014. A gente sentiu o efeito negativo desse interesse todo por ele. A princípio, queríamos o maior pacote de novidades do Ka: motor 1.0 de três cilindros, carroceria sedã, cor laranja e pacote máximo de equipamentos. Iniciamos a procura e logo vimos que os nossos desejos caracterizavam um carro sob encomenda. Mas, diante da alegação da rede Ford de que pedidos especiais demoram ainda mais para serem atendidos na fase de lançamento, flexibilizamos nossas exigências. “A fábrica prioriza as configurações mais comerciais”, explicou um dos vendedores consultados. Como queríamos testar também os atrativos que estreiam no Ka (ESP e comandos no volante), fugimos do hatch SE prata – a tal versão comercial que ele tinha para pronta entrega – e continuamos a busca. E encontramos na paulistana Sonnervig um modelo muito parecido com o que queríamos – a única diferença era a carroceria hatch. “Você precisa dar a resposta rapidamente. Como a procura está alta, não posso reservar o carro”, disse o vendedor. Batemos o martelo e, 42 dias após a compra, retiramos nosso Ka SEL 1.0 Laranja Savana. Por ele, pagamos R$ 38 610, já com os R$ 1 085 da pintura metálica.

Mal havia chegado e o Ka assumiu um ritmo acelerado de rodagem. De cara, foram quase 5 000 km, em quatro viagens pelo interior paulista. Em Limeira, uma missão especial aos 1 000 km: a realização do primeiro teste em nosso campo de provas, cujos resultados são guardados para uma comparação com o segundo, sempre feito no fim da jornada, aos 60 000 km. Por ora, vamos a um confronto de gerações (veja o quadro ao lado com os resultados do primeiro teste do novo e do antigo Ka).

Apesar de maior (3,89 ante 2,83 metros de comprimento) e mais pesado (1026 ante 943 kg), o novo Ka está mais versátil e alinhado às necessidades do consumidor. Tem carroceria com quatro portas, bom nível de espaço para pessoas e bagagens e pacote de equipamentos de tecnologia, segurança e conforto dignos de categorias superiores. Ao volante, revelou números de aceleração e retomadas similares aos do aposentado, com ligeira vantagem nas provas de frenagem.

Mas, se há um ponto de incontestável evolução, este é o consumo. Na estrada, enquanto o antigo rodava 10,4 km com 1 litro de etanol, o modelo 2015 roda 12 km – uma melhora de 15,4%. Na cidade, o novo vai 23,4% mais longe com 1 litro de etanol: 9,5 km, ante 7,7 km. No primeiro exame, o Ka foi bem. Agora – e até os 60 000 km – é só ver como ele se comportará.

Consumo
No mês: 9,7 km/l com 19,1% de rodagem na cidade
Desde fev/15: 9,7 km/l com 19,1% de rodagem na cidade
Combustível: etanol

teste

 

Tudo sobre Ford Ka SEL 1.0Longa Duraçãoteste
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

Últimas
  • Chevrolet Onix Plus Premier
    TestesOnix Plus antes e após o recall do incêndio: desempenho e consumo pioraramquery_builder 5 dez 2019, 07h00
  • Renault Captur 2020
    TestesImpressões: novo Renault Captur deixa de ser um mero Duster bem arrumadoquery_builder 4 dez 2019, 07h00
  • C4 Cactus Longa Duração 1
    TestesLonga Duração: erros e acertos da Citroën na segunda revisão do C4 Cactusquery_builder 29 nov 2019, 09h22
  • Volkswagen Golf 2020
    TestesImpressões: VW Golf está mais ecológico, mas ainda é o velho Golf. Ufa!query_builder 29 nov 2019, 07h00
  • Chevrolet Onix Premier II 2020
    TestesTeste: novo Chevrolet Onix é mais divertido, só que menos suave que o Plusquery_builder 27 nov 2019, 11h00
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 727 Novembro de 2019
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias Segredo: Caoa Chery registra SUV para brigar com BMW e Mercedes no Brasil
  • Notícias Loja da Ford nos EUA dá arma, bíblia e bandeira a quem compra um carro
Mais vistas
Notícias
1O curioso VW com traseira de Uno que deveria substituir o Fusca no Brasil
Notícias
2Exclusivo: Polo GTS toma lugar do Golf GTI como o VW nacional mais rápido
Notícias
3Novo SUV nacional da Toyota seguirá Corolla e terá motor híbrido flex
Notícias
4Conheça David Lee, o cliente milionário que a Ferrari esnobou
Notícias
5Novo radar percebe quando você está usando celular – e te multará por isso
Testes
6Impressões: novo Renault Captur deixa de ser um mero Duster bem arrumado
Notícias
7Fiat terá SUV e SUV cupê pequenos com preços abaixo de Renegade e Compass
Notícias
8Hilux, S10, Ranger e cia: qual picape média perde menos valor na revenda?
Notícias
9Corolla, Civic e Jetta, tremei: Nissan registra novo Sentra no Brasil
Notícias
10Onix x HB20 x Polo: veja qual hatch 1.0 turbo anda mais e consome menos
Não perca nenhuma notícia. Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.
Política de Privacidade
Confira outras newsletters gratuitas da Abril
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
BLACK FRIDAY A partir de 71% OFF
Assine
Superinteressante
Superinteressante
BLACK FRIDAY A partir de 72% OFF
Assine
Exame
Exame
BLACK FRIDAY A partir de 83% OFF
Assine
Você S/A
Você S/A
BLACK FRIDAY A partir de 72% OFF
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
BLACK FRIDAY A partir de 72% OFF
Assine
Veja
Veja
BLACK FRIDAY A partir de 80% OFF
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP
Cancelar