Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Teste: Fiat Toro Endurance, praticamente um boi

Versão de entrada da picape não tem rádio, faróis de neblina e nem alarme

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2018, 19h23
Fiat Toro
Porta-escada no teto e faróis de neblina são opcionais (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Todo boi foi touro um dia. Para ser mais exato, até o dia em que foi castrado para ficar mais manso e ser destinado à engorda ou ao trabalho do campo.

O touro, com as intimidades intactas, é a versão completa. O boi, por sua vez, é a nova Toro 1.8 Endurance.

É a versão básica. Assim como o boi, tem peças a menos para contar a história. Não há rádio, faróis de neblina ou alarme. Maçanetas e retrovisores não têm pintura, as rodas são de aço aro 16 com calotas plásticas e os espelhos externos são ajustados por comando interno mecânico. Mesmo assim, custa R$ 90.990.

Fiat Toro
Uma Toro Endurance com todos os opcionais e pintura metálica custa R$ 99.609 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Isso tem motivo. A antiga versão de entrada, Freedom, foi promovida na linha 2019. Ganhou rodas de liga leve de 16 polegadas, porta-escadas, barra de teto longitudinal, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores na cor da carroceria com repetidores de seta, faróis de neblina, brake light que também ilumina a caçamba e a capota marítima.

Não foi de graça: passou de R$ 91.990 para R$ 102.990 – um aumento de R$ 11.000 que dificilmente passaria despercebido.

Fiat Toro
Volante de couro com comandos do som está vinculado à compra do rádio (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A versão Endurance faz concessões para manter a Toro fora da baia dos R$ 100.000, mas não todas possíveis.

Continua após a publicidade

Há ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático (comandado por botões no volante), vidros elétricos dianteiros e traseiros, colunas centrais revestidas de preto, lanternas de leds, monitor de pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampa.

Fiat Toro
Quadro de instrumentos tem tela de TFT de 3,5″ (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Foi-se o tempo em que os Fiat mais básicos não tinham sequer conta-giros e vidros verdes.

Fiat Toro
Central multimídia tem aspecto barato (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Além do mais, quase todos os equipamentos que a Freedom tem a mais estão disponíveis como opcional para a Toro Endurance.

O pacote Convenience, de R$ 2.490, soma brake light, porta-escadas (barra no teto que evita arranhões na pintura), retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico, faróis de neblina, alarme e sensor de estacionamento.

Fiat Toro
Toro flex tem sempre câmbio com 6 marchas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Há duas opções de sistema de som: um  rádio com Bluetooth igual ao do Mobi, por R$ 1.000, ou uma central multimídia Mopar (de aspecto meio barato) com GPS, TV digital e DVD, além de Bluetooth.

Continua após a publicidade
Fiat Toro
Versão Endurance não tem bancos de couro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por sinal, sua tela de 6,2 polegadas é maior que a da central Uconnect, presente nas demais versões, com 5 polegadas. Mas custa R$ 3.300. Os dois pacotes incluem volante com comandos do som e revestimento de couro.

Fiat Toro
Espaço traseiro é bom (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O lado manso do boi, digo, da Toro Endurance, aparece na nossa pista de testes. Equipada com o motor 1.8 E.torQ Evo de 139/135 cv e 19,3/18,8 mkgf e um câmbio automático de seis marchas, a picape precisou de 16,2 s para chegar aos 100 km/h.

Continua após a publicidade
Fiat Toro
Protetor de caçamba é de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Argo 1.0 fez o mesmo em 15,4 s. O consumo até foi aceitável: 9,6 km/l em ciclo urbano e 11,3 km/l no rodoviário, com gasolina – muito mais cara que o feno ou a ração.

Veredicto

A Toro Endurance tem o preço que você vai ver nas propagandas e só é interessante básica. Se for para equipar, melhor partir para a versão Freedom.

Teste de pista

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 16,2 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 36,9 s – 144,3 km/h
  • Velocidade máxima: 175 km/h
  • Retomada de 40 a 80 km/h: 7,1 s
  • Retomada de 60 a 100 km/h: 9 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h: 12,7 s
  • Frenagens de 60/80/120 km/h a 0 m: 18,3/30,2/69,7 m
  • Consumo urbano: 9,6 km/l
  • Consumo rodoviário: 11,3 km/l

Ficha técnica – Fiat Toro Endurance

  • Preço: R$ 90.990
  • Motor: flex., diant., transv., 4 cil. 16V, 1.747 cm3; 80,5 x 85,8 mm, 12,5:1, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
  • Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: aço, 215/65 R16
  • Dimensões: comprimento, 491,5 cm; largura, 184,4 cm; altura, 168 cm; entre-eixos, 299 cm; peso, 1.619 kg; tanque, 60 l; caçamba, 820 l; carga útil, 650 kg
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.