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Teste de pista: Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark flex 4×2

Motor 2.4 Tigershark faz Toro deixar a falta de disposição de lado - e beber mais

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 jan 2017, 15h52
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  • Teste de pista: Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark flex 4×2
    Por fora é impossível identificar a novidade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O desempenho da Fiat Toro em seu primeiro ano de vendas ficou acima das melhores expectativas. Em dezembro, ela conseguiu vender mais que a Strada, tornando-se a picape mais vendida do país. No acumulado de 2016, ficou em segundo lugar, com quase três vezes mais emplacamentos que sua concorrente direta, a Renault Duster Oroch.

    Esses números, porém, poderiam ser ainda melhores se a Toro tivesse uma motorização flex mais eficiente do que o fraco 1.8 E.torQ, oferecido nas versões mais acessíveis. A solução, porém, chega às lojas na forma do motor 2.4 Tigershark.

    Fabricado no México, ele tem algumas diferenças em relação ao conjunto lançado no Jeep Compass. Além da maior cilindrada, a Toro traz o sistema de abertura de válvulas de admissão MultiAir 2 e um modo Sport (que muda a calibração do motor), ativado por um botão no painel.

    Feito de alumínio, motor 2.4 é mais forte que o do Compass
    Feito de alumínio, motor 2.4 é mais forte que o do Compass (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    No lugar da caixa automática de seis velocidades da Toro 1.8, a Fiat optou pela transmissão de nove marchas utilizada no motor 2.0 turbodiesel da própria Toro.

    Com até 186 cv e 24,9 mkgf se abastecida com etanol, a Toro esbanja disposição. Basta um leve toque no acelerador para o motor reagir prontamente, bem diferente da letargia do 1.8 Flex (139 cv e 19,3 mkgf). Seguindo nosso padrão de teste, com gasolina, a picape levou 12,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e 6,6 segundos na prova de retomada de 80 a 120 km/h.

    Caçamba alta reduz visibilidade
    Caçamba alta reduz visibilidade (Christian Castanho)
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    Foi um banho de agilidade na Toro 1.8, que fez as mesmas provas em 16,1 segundos e 12,7 segundos, respectivamente. O Tigershark funciona de forma suave: a 120 km/h, o motor trabalha silenciosamente abaixo das 2.000 rpm. O câmbio muda as marchas constantemente para movimentar os 1.704 kg da picape sem deixar a peteca cair.

    Interior tem detalhes pretos
    Interior tem detalhes pretos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Só nas subidas é que a transmissão hesita um pouco em algumas reduções, pedindo trocas sequenciais (que podem ser feitas no volante) para não perder o embalo. Em velocidades altas, porém, a caixa joga as marchas mais altas para priorizar o consumo.

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    Ainda bem, porque econômica a Toro não é: nosso teste indicou 7 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com gasolina no tanque. Na versão 1.8, os números são de 9,6 km/l e 11,3 km/l.

    A nova motorização estreia na versão Freedom por R$ 98.730, mesmo valor da 2.0 diesel com câmbio manual. Abaixo delas há ainda a Freedom 1.8 Flex AT6 (R$ 82.930), que permanece em linha mesmo com a chegada do Tigershark.

    Teste de pista (com gasolina)

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    Ficha técnica – Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark flex 4×2

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