Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fiat Toro x Jeep Renegade: inimigos íntimos

Alinhamos a Toro com o Renegade, um rival que conhece bem seus pontos fortes e fracos. Veja como foi o confronto da picape com o SUV

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 21h00 - Publicado em 4 Maio 2016, 18h08
Fiat Toro x Jeep Renegade
Toro e Renegade são diferentes, mas têm muitos pontos em comum ()

Ao fazer uma picape que reúne as características típicas desse tipo de veículo, como robustez e grande capacidade de carga, mas também qualidades de automóveis, como conforto e dirigibilidade, a Fiat declarou guerra simultaneamente a vários segmentos do mercado. Essa lista inclui picapes de outras dimensões e, especialmente, os SUVs. Afinal, a Toro divide com eles alguns dos mais eficientes apelos de venda da atualidade, como a capacidade de enfrentar terrenos irregulares e a posição de dirigir elevada.

Foi por isso que decidimos comparar o lançamento da Fiat com um SUV – no caso, o Jeep Renegade, que sai da mesma linha de montagem em Goiana (PE), e do qual a Toro é derivada. A Fiat diz que sua picape tem só 30% do conteúdo do Jeep. Na prática, ambos têm muito em comum, como o conjunto mecânico.

A Toro é oferecida em quatro versões (Freedom 1.8 flex 4×2 automática, Freedom 2.0 diesel 4×2 manual, Freedon 2.0 diesel 4×4 manual e Volcano 2.0 diesel 4×4 automática), com preços entre R$ 79.240 e R$ 120.670). O Renegade conta com oito opções, resultado da combinação de cinco padrões de acabamento, dois motores e três câmbios, que vão de R$ 71.990 a R$ 134.990.

Continua após a publicidade

As ofertas se aproximam em dois momentos: quando a Toro Freedom 1.8 flex (R$ 79.240) encontra o Renegade Sport 1.8 (R$ 78.390) e a Toro Volcano (R$ 120.670) encara o Renegade Longitude diesel (R$ 121.990). Neste comparativo, o confronto acontece entre as versões mais caras, diesel (o Jeep que aparece nas fotos é um Sport 2.0 diesel 4×4).

Fiat Toro x Jeep Renegade
Caçamba tem tampa dividida ao meio ()

Fiat Toro x Jeep Renegade
SUV tem pequeno aerofólio traseiro ()

O fato de a coincidência de preços aparecer entre a versão top de linha da picape e uma intermediá­ria do SUV se deve ao que as fábricas chamam de posicionamento de marca. Como a Jeep é a marca premium do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), seus carros custam mais caros. Em função disso, surgem diferenças importantes entre as unidades alinhadas aqui. Uma delas é conceitual. Ter um Jeep na garagem dá mais cartaz (as marcas investem na imagem e cobram por isso).

As outras são de ordem prática. Por ser premium, o Jeep tem acabamento mais bem cuidado, com materiais de melhor qualidade. Seu painel, por exemplo, é emborrachado, macio e de melhor aparência, na comparação com o de plástico da Toro. Além disso, este Renegade vem com alguns equipamentos que não existem na Toro (como a iluminação ambiente da cabine) ou são opcionais (como as rodas de liga leve). A Toro tem rodas de aço, de série. No mais, os dois modelos trazem pacotes de equipamentos de série semelhantes.

Fiat Toro x Jeep Renegade
Toro tem porta-objetos em frente ao passageiro ()

Fiat Toro x Jeep Renegade
No Renegade, há uma alça de apoio para o passageiro ()

Eles vêm com ar-condicionado dual zone, sistema de eletrônico de estabilidade, central multimídia, freio auxiliar de partida em rampas e trio elétrico, entre outros itens. As demais diferenças ficam por conta das características particulares de cada um. Enquanto a Toro tem protetor de caçamba, o Renegade traz controle eletrônico anticapotamento.

Em relação a motor e câmbio, esses dois componentes entram naqueles 30% que a fábrica anuncia como partes comuns, assim como a direção, a suspensão dianteira e a fiação elétrica. O sistema de direção é do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica, e a suspensão dianteira é McPherson. Atrás, o Renegade segue com essa estrutura McPherson e a Toro adota o sistema multilink.

Continua após a publicidade

Surpresa na pista

Nas versões alinhadas neste comparativo, Toro e Renegade são equipados com os mesmos motor 2.0 diesel de 170 cv e câmbio automático de nove marchas. Mas o Renegade tem um sistema de tração que permite ao motorista selecionar cinco modos de uso, para diferentes terrenos (automático, neve, areia, lama e pedra), além de fixar os modos 4×4 e 4×4 reduzido, enquanto o da Toro tem apenas três opções: automático, 4×4 e 4×4 reduzido. 

Na pista de testes, apesar do mesmo conjunto mecânico, o Renegade se mostrou mais rápido. Nas acelerações de 0 a 100 km/h, o SUV ficou com o tempo de 11 segundos, enquanto a picape fez o mesmo em 12,4 segundos. De 60 a 100 km/h, em Drive, ele retomou em seis segundos, contra os 6,9 segundos da rival. E o mérito do Renegade ficou ainda maior diante das medições de consumo, onde se pode dizer que houve um empate técnico. O Jeep conquistou as médias de 11,9 km/l, na cidade, e 14,5 km/l, na estrada, e a Toro conseguiu 11,5 km/l e 14,1 km/l, respectivamente. A Toro é mais pesada, mas só 36 kg. Segundo dados de fábrica, ela pesa 1.672 kg, contra 1.636 kg do Renegade.

Fiat Toro x Jeep Renegade
Revestimento (parcial) de couro é opcional na Toro ()

Fiat Toro x Jeep Renegade
Atrás, bom espaço para as pernas ()

A Toro é maior em todas as direções: comprimento, altura e largura. No que diz respeito ao espaço interno, porém, há outra constatação surpreendente, a favor do Renegade. A Toro tem a maior distância entre eixos, que em princípio determina o espaço da cabine. São 2,99 metros de comprimento, contra os 2,57 metros do Renegade. Mas comparando as medidas internas, fornecidas pelas fábricas, descobre-se que o espaço interno de Jeep e Fiat são parecidos. O Renegade, por exemplo, tem mais distância para ombros, no banco traseiro e para a cabeça dos ocupantes nas duas filas. Mas a Toro oferece mais largura para os bancos da frente e mais distância para as pernas de quem viaja atrás. Os dois carros levam cinco ocupantes. Mas o encosto do banco traseiro do Renegade é mais inclinado e confortável que o da Toro.

Fiat Toro x Jeep Renegade
O teto do Renegade é mais algo e o acabamento ligeiramente melhor ()

Fiat Toro x Jeep Renegade
Encosto traseiro é mais inclinado e confortável que o da Toro ()

A picape se recupera em vida a bordo quando o aspecto analisado é o porta-malas. Sua caçamba tem espaço para 820 litros de bagagem e 1.000 kg de carga, enquanto o SUV tem porta-malas para 260 litros, com capacidade de carga de 400 kg. 

Fiat Toro x Jeep Renegade
Caçamba leva 820 litros e 1 tonelada ()

Fiat Toro x Jeep Renegade
Porta-malas do Renegade é pequeno, mas bancos liberam espaço para bagagem ()

A Toro toma a frente no comportamento dinâmico. Ela se apresenta mais equilibrada, segura e confortável, absorvendo melhor as irregularidades do piso, transmitindo mais segurança nas curvas e rodando com mais suavidade e silêncio a bordo.

Continua após a publicidade

Até aqui o confronto está equilibrado. O Renegade leva vantagem em acabamento e rendimento. A Toro se sai melhor no espaço interno e no comportamento dinâmico. Mas   pensando na relação custo-benefício, a Fiat ainda tem uma carta na manga. Para a Toro, a montadora ampliou os limites dos serviços de pós-venda, oferecendo garantia de fábrica de três anos, extensível por mais um ou dois anos mediante pagamento, e plano de revisões pré-pagas, à vista ou em parcelas. E o cliente pode escolher quantas revisões quer pagar antecipadamente. A Jeep tem cobertura de três anos. Além disso, a rede Fiat é maior. São 600 concessionárias contra 129 da Jeep.

O embate entre picape e SUV foi duro, mas, graças à maior cobertura dos serviços pós-venda, a Toro consegue sair vencedora com ligeira vantagem diante do Renegade.   

Fiat Toro x Jeep Renegade
No alto do capô ficam as luzes de posição com leds ()

Fiat Toro x Jeep Renegade
Jeep exibe grade de sete barras característica da marca ()

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio – Apesar do mesmo conjunto mecânico, o Renegade foi ligeiramente mais rápido. No consumo, houve empate técnico.

Dirigibilidade – A Toro tem comportamento mais equilibrado.

Segurança – Os dois contam com airbags dianteiros e ESC, de série. O Renegade tem ainda controle eletrônico anticapotamento.

Continua após a publicidade

Seu bolso – A Toro se destaca pela garantia extensível e as revisões pré-pagas.

Conteúdo – O Renegade traz alguns recursos exclusivos, mas na Toro há equilíbrio na oferta dos principais itens. 

Vida a bordo – O Jeep acomoda melhor cinco pessoas, mas tem porta-malas pequeno, de 260 litros. A Toro leva cinco ocupantes e ainda 820 litros de bagagem na caçamba.

Qualidade – A Toro tem estrutura de monobloco reforçada e o Renegade é superior nos materiais de acabamento.

 

Continua após a publicidade

VEREDICTO QUATRO RODAS

A vitória da Toro foi apertada, mas merecida. Além de demonstrar virtudes capazes de agradar a quem procura um SUV, ela ainda apresentou características que só as picapes possuem, como a capacidade de carga e volume da caçamba. Por fim, revelou ter a melhor relação custo-benefício.

Teste de pista (com diesel)
Fiat Toro Volcano diesel Jeep Renegade Longitude diesel
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 12,4 s 11 s
de 0 a 1.000 m: 33,7 s – 152,7  km/h 32 s – 160,3 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 188 km/h 180 km/h
RETOMADAS
de 40 a 80 km/h (em D): 4,9 s 5 s
de 60 a 100 km/h (em D): 6,9 s 6 s
de 80 a 120 km/h (em D): 8,4 s 7,7 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,8 / 29,3 / 69,4 m 15m9 / 28,6 / 67,6 m
CONSUMO
Urbano: 11,5 km/l 11,9 km/l
Rodoviário: 14,1 km/l 14,5 km/l
RUÍDO INTERNO
Neutro / RPM máximo: 49,5 / 58,5 dBA 44,9 / 71,1 dBA
80 / 120 km/h: 63,3 / 68,9 dBA 60,5 / 66,9 dBA
AFERIÇÃO
Velocímetro real a 100 km/h: 90 km/h 94 km/h
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha: 1.600 rpm 1.750 rpm
Volante: 2,7 voltas 2,7 voltas
SEU BOLSO
Preço: R$ 120.670 R$ 121.990
Garantia: 3 anos 3 anos
Concessionárias: 600 129
Ficha Técnica
Fiat Toro Jeep Renegade
Motor: diesel, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.956 cm³, 83 x 90,4 mm, 16,5:1, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm. diesel, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.956 cm³, 83 x 90,4 mm, 16,5:1, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm.
Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4 automático, 9 marchas, 4×4
Direção: elétrica, 12,9 m (diâmetro de giro) elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.) McPherson nos dois eixos
Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.) discos ventilados (diant.) e sólidos (atrás)
Pneus: 225/65 R17 215/65 R16
Peso: 1.672 kg 1.636 kg
Peso/potência: 9,8 kg/cv 9,6 kg/cv
Peso/torque: 46,8 kg/mkgf 45,8 kg/mkgf
Dimensões: comprimento, 491,5 cm; largura, 184,4 cm; altura, 174,3 cm; entre-eixos, 299,0 cm; tanque de combustível, 60 l comprimento, 423,3 cm; largura, 179,8 cm; altura, 168,8 cm; entre-eixos, 257,0 cm; tanque de combustível, 60 l
Equipamentos de série: ar-condicionado dual zone, câmera de ré, central multimídia, ESC, auxiliar de partida em rampas, piloto automático, quadro de instrumentos com display colorido, rodas de aço e protetor de cárter. ar-condicionado dual zone, câmera de ré, central multimídia, ESC, auxiliar de partida em rampas, quadro de instrumentos colorido, rodas de liga leve, controle anticapotamento e aletas para troca de marchas no volante.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.