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Teste: Chevrolet Onix turbo é bem mais divertido com câmbio manual

Hatch fica muito mais divertido de dirigir quando alia o motor três-cilindros turbinado de 116 cv ao câmbio manual de seis marchas

Por Leonardo Felix
Atualizado em 27 abr 2020, 07h00 - Publicado em 27 abr 2020, 07h00
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  • Versão LTZ tem faróis com canhão halógeno monoparábola. Luzes de neblina vêm como acessório (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A agilidade é um dos principais trunfos do novo Chevrolet Onix hatch.

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    Mas, na versão LTZ com câmbio manual, a união do motor 1.0 turbo com injeção indireta e a caixa de seis marchas mais sua carroceria leve – menos de 1.100 kg – torna a receita um pouco mais divertida.

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    Uma opção instigante para quem gosta de esportividade e de ter mais “intimidade” com seu carro através das trocas de marcha.

    Nesta versão, lanternas traseiras não têm guias de led. Rodas de liga são de série, mas acabamento escurecido é acessório (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na prova de 0 a 100 km/h, o Onix LTZ fez o tempo de 10,1 segundos – foi 0,5 s mais rápido que o Premier automático.

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    Infelizmente, não há parâmetro de consumo da versão automática, mas a configuração manual alcançou bons resultados nas simulações urbana e rodoviária.

    A sensação esportiva é acentuada pela direção elétrica precisa e pelo volante com aro pequeno e boa empunhadura, e também pelas suspensões firmes, que seguram a inclinação do veículo nos contornos de curvas.

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    Acabamento não é bicolor como no Onix Premier (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É claro que nem tudo são flores. Os freios não proporcionam respostas tão diretas – a sensação é de um pedal “anestesiado” nos primeiros milímetros de pisada.

    Os pneus possuem banda de rodagem com menos de 20 cm de largura, o que deixa o modelo menos assentado numa estrada, seja em linha reta em velocidades mais altas, seja ao esterçar.

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    Nesta versão, bancos vêm revestidos com tecido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os bancos dianteiros, inteiriços, têm abas laterais e encosto para pernas curtos, apoiando pouco o corpo do motorista nas curvas.

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    O acabamento é simples, predominado por plástico rígido e tecido, e o isolamento acústico se mostra limitado na absorção de barulhos, especialmente das suspensões.

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    Câmbio tem seis marchas para o motorista selecionar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nada disso incomoda tanto quanto o baú com apoio de braço no console central: além de pouco ergonômico, atrapalha as trocas de marcha. Por outro lado, o propulsor vibra suave para um três-cilindros e transfere pouco ruído à cabine.

    Por R$ 63.450, o Onix LTZ turbo manual traz de série: seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de rampa, chave presencial e rodas de liga leve.

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    Partida por botão é um dos mimos mais sofisticados da versão (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por dentro, há banco do motorista com ajuste de altura, volante com altura e profundidade reguláveis, central de 7 polegadas com projeção de celulares, carregador de celular sem fio e Wi-Fi a bordo, além de ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos.

    A pintura metálica Laranja Tiger, presente na unidade fotografada, vem sem custo adicional, assim como também metálica Preto Ouro Negro. A branca sólida sai por R$, enquanto as metálicas prata e vermelha custam R$ 1.590.

    Veredicto

    O Onix manual agrada quem gosta de respostas rápidas e faz questão de trocar as marchas, sem gastar muito.

    Teste – Onix 1.0 Turbo LTZ Manual

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 10,1 s
    0 a 1.000 m: 31,1 s – 170,1 km/h
    Velocidade máxima: 187 km/h (dado de fábrica)

    Retomada
    40 a 80 km/h (3ª): 6,4 s
    4ª 60 a 100 km/h (4ª): 8,8 s
    5ª 80 a 120 km/h (5ª): 12,7 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 13,3/23,9/52,8 m

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    Consumo
    Urbano: 13,9 km/l
    Rodoviário: 16,8 km/l

    Ficha técnica – Onix 1.0 Turbo LTZ Manual

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