Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Rodízio desalinhado

Por Redação 16 out 2012, 11h31

Por Péricles Malheiros

54 245 km

Nosso Cruze continua em ritmo acelerado rumo ao desmonte, aos 60000 km. Se na edição passada reportamos o atendimento da revisão de 40 000 km, agora é a vez de contar como foi a última parada programada do nosso sedã.

A revisão dos 50 000 km foi feita na concessionária Aba, no município de Cotia, localizado a 35 km da capital de São Paulo. Como complemento à revisão, solicitamos apenas os serviços de alinhamento de direção e balanceamento e rodízio das rodas.

A manutenção, realizada de um dia para o outro, foi feita a contento. Aliás, superou as expectativas. Na conferência dos serviços, feita pelo nosso consultor técnico Fabio Fukuda, foi detectado que o filtro de ar foi substituído em cortesia (ou por engano), uma vez que o plano de manutenção prevê a troca a cada 40000 km. “O filtro ainda estava novo, pois foi trocado na última parada”, disse Fukuda.

Pelo serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio, a Aba cobrou 160 reais, o valor mais alto entre todas as revisões já feitas no Cruze – três autorizadas cobraram 100 reais e uma, 120. Como em todas as revisões, o rodízio não seguiu o esquema indicado no manual do proprietário, que preconiza a inversão de lado (do direito para o esquerdo e vice-versa) ao passar as rodas do eixo traseiro para o dianteiro. Na Fukuda Motorcenter, corrigimos a posição de acordo com a indicação no manual do proprietário.

Continua após a publicidade

Na ocasião, notamos a ausência de algumas capas de acabamento dos parafusos das rodas. “Elas entram sob pressão e não há ferramenta para retirá-las. Ao colocar a chave para desapertar os parafusos, algumas capas acabam trincando e perdem pressão”, diz Fukuda.

Veterano na frota, o Cruze se encaminha para suas últimas missões antes do desmonte: a simulação de venda e o teste na pista de Limeira.

Consumo

No mês (33,6% na cidade): Etanol – 6,9 km/l

Desde nov./11 (28,1% na cidade): Etanol – 7,1 km/l

Trincadas, algumas capas de parafuso perderam a pressão e caíram pelo caminho.

 

Continua após a publicidade

Publicidade