Clique e assine por apenas 8,90/mês

Renegade: recall feito, miolo resolvido

Convocado para o recall que previne falhas no piloto automático, nosso exemplar aproveitou para solucionar o problema de travamento da chave no contato

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 23 nov 2016, 21h29 - Publicado em 10 ago 2016, 15h54
Longa Duração - Jeep Renegade
Renegade: recall para atualizar a central eletrônica

Nosso Renegade foi convocado para o recall anunciado pela Jeep em maio, para atualização do software da central de controle do motor, responsável pelo gerenciamentodo piloto automático. Segundo a marca, o uso do dispositivo em trechos de descida pode causar o desligamento do motor, com consequente perda de assistência (hidráulica) dos freios e (elétrica) da direção.

O recall envolve os Renegade com motor flex e câmbio automático ano modelo 2015 e 2016. De nossa parte, até então não tínhamos ocorrências relacionadas ao problema citado.

Atendendo à recomendação da marca, fizemos o agendamento da nossa parada. Por telefone, entramos em contato com várias concessionárias e em todas ouvimos que só havia data para dali a uma semana. Confirmamos a nossa ida à concessionária Divena, em São Paulo. O serviço foi realizado em um dia. Desde então, não notamos diferenças no comportamento do piloto automático em estradas.

Aproveitamos para pedir uma verificação no miolo da ignição, que voltou a reter a chave após o desligamento do motor. Diferentemente da primeira vez que o problema se manifestou (e só foi sanado após a troca do miolo, em garantia), dessa vez os travamentos foram raros, mas já incomodavam.

Continua após a publicidade

Segundo a concessionária, foi feita uma reprogramação no sistema do contato. A chave parou de travar, cessando os relatos dos usuários do nosso Renegade de Longa Duração, que aos poucos se aproxima da marca dos 60.000 km.

Jeep Renegade – 54.417 km
CONSUMO
No mês: 7,2 km/l com 43,2% de rodagem na cidade
Desde junho de 2015: 7 km/l com 27,7% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 622
FICHA TÉCNICA
Versão: Longitude 1.8 Flex
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, flex, 132 / 130 cv a 5.250 rpm; 19,1 / 18,6 mkgf a 3.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Publicidade