Clique e assine por apenas 8,90/mês

Reintegração de posse

Por Redação - 29 fev 2012, 11h30

Por Péricles Malheiros

40 159 km

Encerramos a edição passada relatando a parada de sete dias na concessionária Paris para a revisão de 40 000 km. Motivo alegado: demora da fábrica para entregar as peças solicitadas. E não eram componentes de rara necessidade de troca. Basicamente, um par de amortecedores e um kit de pastilhas de freio, ambos dianteiros. Após a longa espera, levamos o carro direto para Fabio Fukuda, nosso consultor técnico e responsável pelo desmonte dos carros de Longa Duração. Ainda na saída da concessionária, a decepção: a suspensão dianteira continuava barulhenta, mesmo após a alegação de troca dos amortecedores.

Na oficina, Fukuda revelou: “Os amortecedores não foram trocados. E o do lado esquerdo está vazando. Quanto ao rodízio das rodas, só fizeram do lado direito”. Com o capô aberto, outra irregularidade: “A mangueira que conduz o vapor de óleo para a admissão de ar está solta do conector”, disse Fukuda.

Continua após a publicidade

Após uma semana com ele, deixamos o 3008 novamente na Paris. Dessa vez, foram oito dias de adiamentos e acusações de que a fábrica era, de novo, a culpada pela demora: “Pedimos um par de bieletas, mas a Peugeot ainda não fez a entrega. Vamos tirar de um carro zeroquilômetro do nosso showroom e instalar no seu”, disse o técnico um dia antes da devolução do carro. Voltamos à oficina Fukuda Motorcenter. “As bieletas foram trocadas, mas a autorizada desperdiçou a segunda chance de fazer o que havia se comprometido. Os amortecedores são os mesmos, assim como as rodas estão na mesma posição.

A conta da revisão dos 40 000 km foi de 1 589 reais. Além dos 655 da revisão em si, foram cobrados 120 pelos serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio e 398 pelas pastilhas dianteiras. A Paris também classificou como necessária a limpeza dos sistemas de injeção (bicos e corpo de borboleta), por 263 reais, e do radiador, por 153 reais.

Consumo:

No mês (46,6% na cidade): Gasolina – 8,5 km/l
Desde mar/11 (33,7% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l

O amortecedor está vazando. A concessionária viu e disse que trocou, mas isso não ocorreu (esq.) | A linha vermelha indica que a mangueira está desencaixada. Outro deslize da autorizada (dir.)

Continua após a publicidade
Publicidade