Clique e assine por apenas 8,90/mês

Rápida e rasteira

Por Redação - 22 fev 2012, 10h30

Por Péricles Malheiros

11 3111 km

Aprimeira parada oficial do Cruze foi decepcionante. Assim como ocorreu durante toda a trajetória do Agile, último Chevrolet a passar pelo Longa Duração, fomos vítimas da empurroterapia. Foi na concessionária Nova Pinheiros, eleita para realizar a revisão dos 10 000 km. O orçamento inicial foi de 511 reais, 150,5% mais que o sugerido no site oficial da marca, 204 reais.

Questionado sobre a diferença de preços, o consultor disse: “É que o valor inclui uma ‘revisão preventiva’, com limpeza dos bicos injetores”. Inconformados, insistimos se era mesmo necessário esse tipo de serviço num carro com uma quilometragem tão baixa. “É uma prevenção para evitar a crosta que se forma em volta da cabeça do bico”, disse. No Longa Duração, só autorizamos a limpeza de bicos por volta dos 40 000 km, como ocorreu com o Peugeot 3008 neste mês (veja na pág. 91).

Dispensamos a “revisão preventiva” e ficamos só com a tradicional. Pedimos ainda a eliminação do ruído do volante de direção e do espelho defletor de arda roda dianteira esquerda, além de uma verificação do ar-condicionado, que continua se recusando a refrigerar a cabine em dias quentes.

Continua após a publicidade

Deixamos o automóvel de manhã e no fim da tarde recebemos a ligação: “Seu carro está pronto”. Os ruídos reclamados foram resolvidos a contento: o cubo do volante foi lubrificado e a chapa defletora, reposicionada. Na retirada do veículo, contudo, o consultor revelou: “Como o ar não manifestou o defeito durante nossa análise, não mexemos em nada”. Continuaremos levando o Cruze a concessionárias até que alguma resolva o problema. Até lá, ficamos na torcida por um verão não tão severo.

Pelo serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio, pagamos 100 reais. No fim, a revisão saiu mais barata que o sugerido pela GM, 181 reais. Total da revisão dos 10 000 km: 281 reais.

Consumo:

No mês (35,3% na cidade): Etanol – 65 km/l
Desde nov./11 (38,6% na cidade): Etanol – 6,5 km/l

Hodômetro digital registra 10 000 km: hora da primeira visita à concessionária para revisão (esq.) | O Cruze deu uma esticada até Piraí (RJ). Na volta, uma foto antes de entrar em São Paulo (dir.)

Continua após a publicidade
Publicidade