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Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid tem 739 cv e R$ 500.000 só de opcionais

SUV mais potente já feito pela Porsche chega ao Brasil com versão "base" que já é extrema, mas pode ficar ainda muito melhor ao gosto do freguês

Por Eduardo Passos
Atualizado em 18 jul 2024, 18h02 - Publicado em 18 jul 2024, 17h00
Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid é um dos SUVs mais potentes do mundo
Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid é um dos SUVs mais potentes do mundo (Divulgação/Porsche)
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Poucas fabricantes adotam uma estratégia tão ampla de combustíveis quanto a Porsche. A alemã tem carros elétricos há bons anos, investe na gasolina sintética para que seus clássicos sigam rodando por várias décadas e, no meio disso, eletrifica aos poucos seus campeões de venda, como o Porsche Cayenne.

O SUV já é tão importante para a reputação da alemã quanto o 911, e utiliza os conjuntos híbridos unindo forma à função. É o caso do novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid, que chega ao Brasil a partir de R$ 1.333.000 e une motor V8 4.0 a um elétrico, se tornando o utilitário mais potente já feito pela marca, com 739 cv e 96,9 kgfm.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
(Divulgação/Porsche)

São 80 cv a mais que o conceituado Cayenne Turbo GT, que, por conta de não levar os quase 400 kg de bateria, ainda vai de 0 a 100 km/h mais rápido – 3,3 s, contra 3,7 s do Turbo E-Hybrid, que não deixa de ser impressionante. Mas só o último é capaz de, na cidade, ser um gigante de luxo e tocada confortável.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
(Divulgação/Porsche)

Mérito óbvio do motor elétrico traseiro de 176 cv e 46,9 kgfm, que é a escolha ideal quando não é preciso de toda a fúria de um superesportivo. Como os clientes passam a maior parte do tempo nesse cenário, a mudança de linha do Cayenne híbrido veio com destaque à bateria de 25,9 kWh (21,8 kWh líquidos), que cresceu 83% em relação à linha anterior.

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Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Dá para rodar no dia a dia sem usar o motor V8 (Divulgação/Porsche)

Ainda não é muito (e é ainda menos num carro de 2,5 toneladas), mas agora dá para rodar 55 km só com eletricidade, segundo dados oficiais. Mesmo com o desconto de alcance do mundo real, dá para dizer que o dono de um Cayenne híbrido consegue cumprir os compromissos da semana sem acionar tanto o V8 4.0 biturbo que fica na dianteira (o motor elétrico provê tração traseira e, juntos, há tração integral).

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
(Divulgação/Porsche)

Quando o V8 entra em jogo, porém, a diversão é farta e fica quase impossível citar alguma circunstância em que esse Porsche não cumpra o desejo de performance do condutor. A limitação, na verdade, tem mais a ver com a dinâmica veicular, mas há amortecedores adaptativos que variam a altura do carro em quase 6 cm.

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Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Amortecedores adaptativos garantem dinâmica adequada à vontade do “piloto” de acelerar (Divulgação/Porsche)

Eles ainda ajustam sua dureza e alteram sensivelmente a forma com que o SUV reage a curvas e afins. Também é possível alterar a resistência do volante, a sensibilidade dos pedais e o ronco dos escapes quádruplos, que vão de um barulho presente mas, apenas satisfatório, a algo bem alto, que deixa claro a todos num raio de bons metros que ali passa um Porsche.

Escapes quádruplos com som ajustável custam cerca de R$ 21.000
Escapes quádruplos com som ajustável custam cerca de R$ 21.000 (Divulgação/Porsche)

Internamente, não mudou muito: houve alterações no layout do console central (com seletores de marcha mais discretos) e o passageiro da frente tem uma central multimídia própria. Por questões legais e de segurança, há um filtro polarizador que impede o motorista de enxergá-la; no exterior, o carona pode usá-la para assistir séries no streaming, mas, no Brasil, dá basicamente para replicar o que poderia ser feito na tela central.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
(Divulgação/Porsche)
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Seria uma pena, na verdade, que quem estivesse a bordo do Cayenne Turbo E-Hybrid dedicasse muito tempo a isso ao invés de curtir a viagem com emoção. Caso o desejo seja pela tranquilidade, entretanto, basta amaciar os amortecedores, utilizar as 18 opções de ajustes elétricos dos bancos esportivos de série e, caso dinheiro não seja problema, dar um troco a mais por mais recursos.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
(Divulgação/Porsche)

A unidade da testada inclui alguns deles, como aquecimento e ventilação de todos os assentos do carro (R$ 23.622), som Hi-Fi da Burmester (R$ 38.100) e head-up display (R$ 10.676). Mas há opções quase infinitas, dentre as quais destacamos algumas:

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Encosto de cabeça com nome costurado custa R$ 8.000 (Divulgação/Porsche)

Sugestões de como incrementar seu Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid

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  • Pintura em cor exclusiva: R$ 80.451
  • Rodas de aro 22 com pintura especial: R$ 20.853
  • Pneus esportivos: R$ 4.943
  • Interior revestido em couro Club especial: R$ 17.248
  • Saias, difusores e outras peças em fibra de carbono: R$ 73.200
  • Eixo traseiro esterçante: R$ 14.134
  • Freios de carbono-cerâmica: R$ 81.043
  • Chave personalizada com estojo: R$ 7.810
    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
    (Divulgação/Porsche)

    Repete-se: as opções e combinações são quase infinitas, mas é muito fácil que, só de opcionais, o preço do Cayenne Turbo E-Hybrid aumente meio milhão de reais. Nada, porém, que eleve o SUV a uma outra ordem de grandeza, pois aqui já falamos de um veículo que, em todos os aspectos, já está próximo do máximo que se pode ter.

    Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
    Eixo traseiro esterçante é opcional que ajuda nas manobras (Divulgação/Porsche)
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    Ficha técnica – Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid 2025

              Preço: R$ 1.333.000 (base)
              Motor:
              gasolina, dianteira, longitudinal, 8 cilindros, 32V, 3.996 cm³, 599 cv, 82,6 kgfm. Elétrico, dianteiro, 176 cv e 46,9 kgfm. Total de 739 cv, 96,9 kgfm
              Câmbio: Automático de 8 marchas, tração integral sob demanda
              Direção: elétrica, 12,1 m (diâmetro de giro)
              Bateria: 25,9 kWh; recarga em 2,4 h a 11 kW; autonomia elétrica, 55 km
              Suspensão: Independente, multibraço (diant. e tras.)
              Freios: Disco ventilado (diant. e tras.)
              Pneus: 285/40 R21 (diant.); 315/35 R21 (tras.)
              Dimensões: compr., 493,9 cm; larg., 198,3 cm; altura, 168,5 cm; entre-eixos, 289,5 cm; peso, 2.900 kg

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