Novo Porsche Macan elétrico é mais potente e rápido que o V6 biturbo
Nova geração do SUV de luxo estreia com duas versões, já está em pré-venda no Brasil e conviverá com os modelos a combustão de primeira geração
Dez anos após o lançamento do Macan, a Porsche apresenta a segunda geração do SUV que passa a ser sempre elétrico. Juntos ao novo capítulo estão dois títulos importantes: ele é o primeiro SUV elétrico da marca e o Macan mais potente da história.
O primeiro deles é justificado porque o Cayenne, o outro SUV da Porsche, é apenas eletrificado pois traz mecânica híbrida plug-in. E o segundo é muito bem defendido pela versão topo de linha, Turbo, que rende até 639 cv – a versão mais potente do atual Macan GTS, equipado com o aclamado motor V6 biturbo rende até 440 cv.
QUATRO RODAS foi até Nice, no sul da França, para conferir o lançamento mundial do novo Porsche Macan, lançado em duas versões: 4 e Turbo. A de entrada rende até 408 cv e 66,3 kgfm com dois motores elétricos, um em cada eixo. A topo de linha, Turbo, também com um motor em cada eixo, traz um aumentode potência expressivo, chegando a 639 cv (com o launch control ativado) e 115 kgfm.
O que muda no Novo Porsche Macan?
A maior mudança visual está no conjunto óptico que é dividido em duas peças. A primeira, em destaque, concentra os DRLs em led que evidenciam os quatro pontos de assinatura de design encontrados em toda linha Porsche.
No para-choque estão os faróis principais que são em led matriciais. Na mesma peça há a grade ativa que auxilia na aerodinâmica (ela abre e fecha conforme a aceleração ou desaceleração) e, somada a outros recursos, traz um coeficiente aerodinâmico de 0,25. Para efeito de comparação, um 911 Turbo S tem cerca de 0,29 – portanto, uma carroceria com aerodinâmica invejável.
O Macan traz pela primeira vez rodas aro 22 e, como todo Porsche, há sempre várias opções de rodas. Com o SUV de perfil é possível constatar que a linha de teto está mais pronunciada e isso faz com que o ar tenha ainda mais facilidade de passar, além de contribuis para um visual mais contemporâneo, com um “quê” de cupê.
As dimensões são as mesmas, exceto pelo entre-eixos, que cresceu quase 9 cm e contribuiu para um espaço mais generoso no banco traseiro e também no volume do porta-malas. São 480 litros de capacidade na versão Turbo e 540 litros na versão 4.
A traseira é elegante e propõe uma sensação de que o SUV é mais largo do que a realidade graças ao filete em led vermelho, que percorre toda a extensão da carroceria. O spoiler é escamoteável e aparece quando os modos de condução esportivos são acionados ou mesmo quando a condução é naturalmente mais esportiva.
Três telas e realidade aumentada
A configuração de telas é inspirada no novo Cayenne e traz uma tela para o passageiro com recursos de entretenimento, como Youtube e jogos. Por uma questão de segurança, o Macan traz o painel ativo que impede que o motorista visualize a tela do passageiro com o carro em movimento.
A central multimídia tem 10,9” com operação intuitiva com Apple Car Play e Android Auto sem fio. A grande novidade do sistema é que ele passa a ter possibilidade de baixar aplicativos nativos como Spotify e Youtube. Tudo isso para reduzir a dependência do smartphone.
A navegação é um caso a parte, já que o Macan estreia a realidade aumentada que permite acompanhar todo o trajeto no para-brisa. É quase possível dizer que há uma tela de aproximadamente 90 polegadas a 10 metros da sua visão – não tem mais como errar o caminho ou dizer que não sabia a velocidade que estava.
Para completar a parte das telas, o quadro de instrumentos é personalizável e configurável e é a maior das três com 12,6 polegadas.
Nova plataforma elétrica
O Macan elétrico estreia a plataforma PPE, de Premium Platform Electric. Desenvolvida com a Audi, foi pensada para modelos de volume, e também vai equipar o Q6 e-Tron, que também chega em 2024 ao Brasil.
No centro da nova plataforma está o conjunto de baterias com 100 kWh de capacidade e 12 módulos que podem ser reparados de forma individual, caso aconteça algum problema. O conjunto tem uma nova composição química que permite maior densidade de energia e propicia uma capacidade de carregamento em DC (recarga rápida) de até 270 kW – pode ser carregada de 10 a 80% em cerca de 21 minutos. Em um wallbox de 11 kW, o tempo de recarga se a bateria estiver zerada é de 10 horas.
O Macan elétrico tem a capacidade de recuperar até 240 kW de energia em frenagens e desacelerações, já que 40% da potência de frenagem não acontece pelos freios propriamente ditos. Quando os freios são acionados, é o motor quem atua primeiro, como um freio-motor, para reduzir a velocidade. Isso aumenta a vida útil dos freios. Segundo os executivos da marca, é possível recuperar 8 km de autonomia após algumas frenagens.
O sistema eletrônico Porsche Active Suspension Management (PASM) é combinado com a suspensão pneumática. O sistema destina-se a reagir às condições da estrada, mas também à velocidade, aceleração longitudinal e lateral, modulação do pedal do acelerador e direção. Na nova geração esse sistema possui amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Toda essa combinação torna os modos de condução ainda mais precisos e distintos. E a mudança se torna mais perceptível ao acionar o modo Sport plus, no qual a direção fica mais firme e todas as ondulações do piso chegam para o motorista propiciando uma interação com a pista muito maior e tornando a condução mais visceral.
O bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade da carroceria e dinâmica lateral do Macan Turbo.
Pela primeira vez, o Macan possui eixo traseiro direcional, com ângulo de direção máximo de 5° – permite manobras de estacionamento facilitadas e uma maior estabilidade da carroceria ao contornar curvas mais acentuadas.
Trata-se do Macan mais potente da história, com até 639 cv com o launch control ativado. O 0 a 100 km/h prometido pela Porsche é de apenas 3,3 segundos, que o coloca entre os SUVs mais rápidos do mundo.
Na rápida convivência com o SUV foi possível verificar que o desempenho foi priorizado em seu desenvolvimento e, o comportamento na direção, é digno de esportivo. Em um kickdown no acelerador é evidente que a aceleração até os 100 km/h é cumprida em poucos segundos.
As duas gerações do Macan irão conviver no Brasil e isso só vai acontecer fora da Europa, já que o Macan a combustão em breve não atenderá mais aos requisitos de emissões por lá, um dos mais rigorosos do mundo.
Dito isso, a pergunta que fica é: vale mais pena comprar a nova geração elétrica, a mais potente de mais de 600 cv, por R$ 770.000 ou um Macan GTS com visual antigo, 440 cv com motor V6 biturbo por R$ 735.000? A briga será acirrada, mas os mais puristas e amantes dos motores a combustão não poderão dizer que a Porsche esqueceu deles.
Ficha técnica – Porsche Macan EV Turbo
- Motor: dois (dianteiro e traseiro) elétrico síncrono permanente, 639 cv (com overboost), 115 kgfm, sistema elétrico de 800 volts
- Baterias: íons de lítio, 100 kWh, recarga de 10 horas (AC) e 21 minutos (DC)
- Câmbio: automatizado, 1 marcha, 4×4
- Suspensão: pneumática, five-link (dianteira), five-link (traseira)
- Freios: disco ventilados nas quatro rodas
- Direção: elétrica
- Pneus: 235/55 R20 (dianteiros), 285/45 R20 (traseiros)
- Dimensões: comprimento, 478,4 cm; largura, 193,8 cm; alt., 162,1 cm; entre-eixos, 289,3 cm; porta-malas, 84 l (dianteiro), 480 l (traseiro)