Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pilotamos o novo Porsche 911 Dakar na neve e a -23°C

Fomos ao Canadá para um contato único com o 911 Dakar, a versão inédita e limitada do esportivo que encara terra e neve em altas velocidades, e já esgotou

Por Guilherme Fontana, de Quebec (Canadá)
Atualizado em 7 abr 2024, 12h36 - Publicado em 7 abr 2024, 12h00

A música tema do filme Frozen, animação da Disney, pode soar um tanto infantil para estar em um teste de QUATRO RODAS. Mas é mais adulta do que você pode pensar. No filme, a canção, que tem o clássico refrão “você quer brincar na neve?” é proferida por Anna, que convida sua irmã, a rainha Elsa, então triste em seu quarto, para brincar na neve.

 

Na vida real, foi o que a Porsche fez conosco: nos convidou para conhecer e dirigir o novo 911 Dakar em Quebec, no Canadá. Em pleno ápice do inverno, o local registrou, durante a nossa passagem, uma temperatura mínima de 23 oC negativos, com muita neve. Cenário perfeito para brincar com o esportivo.

Porsche 911 Dakar
Pintura retrô pode ser escolhida por qualquer cliente em todo o mundo (Divulgação/Quatro Rodas)

 

A oportunidade foi única, já que o esportivo off-road não será disponibilizado para teste da imprensa brasileira, dada sua exclusividade em todo o mundo. Serão produzidas apenas 2.500 unidades, cada uma com direito a uma plaqueta no painel identificando o número do exemplar. O Brasil terá entre 10 e 15 deles, cada um a partir de R$ 1.799.000. Todas as unidades, porém, já foram vendidas.

Porsche 911 Dakar
911 Dakar tem unidades numeradas (Divulgação/Quatro Rodas)

Uma homenagem ao modelo de 1984 (quando a Porsche estreou a tração integral em seu esportivo de topo e venceu o Rally Paris-Dakar), o 911 Dakar faz jus à história e vai muito além da estética. Estética essa, aliás, muito bem acertada. O 911 ganha apliques plásticos em para-lamas e para-choques, rodas com desenho mais simples, que podem ser brancas, pretas ou prata e aerofólio exclusivo.

Compartilhe essa matéria via:

O capô é emprestado do 911 GT3. Opcionalmente, é possível instalar um rack e luzes de longo alcance no teto, e ter a carroceria com pintura que remete ao vencedor de 1984, como nas imagens que ilustram este texto. Sobre isso, mais uma curiosidade: as partes em branco e azul são pintadas. Os únicos adesivos são as faixas em amarelo e vermelho.

Porsche 911 Dakar
Bagageiro e luzes no teto são opcionais (Divulgação/Quatro Rodas)

Por dentro é possível que os ocupantes se esqueçam do visual exterior chamativo. A cabine do Dakar é discreta, como nas versões mais luxuosas do cupê, com materiais de alta qualidade, como couro e Alcantara. Entre os equipamentos, há piloto automático, central multimídia com Apple CarPlay, sistema de som Bose, faróis de leds matriciais, aquecimento nos bancos e no volante, ar-condicionado digital bizona e quadro de instrumentos com mostradores laterais digitais – o conta-giros central é, tradicionalmente, analógico.

Continua após a publicidade
Porsche 911 Dakar
Aerofólio da versão off-road é exclusivo (Divulgação/Quatro Rodas)

Voltemos, porém, ao fato de que, além do visual, a mecânica também foge do óbvio de um 911 – nascido como um esportivo para ruas e pistas de asfalto. No caso do Dakar, isso continua valendo, já que suas capacidades fazem com que ele enfrente muito melhor centros urbanos como os brasileiros. Mas não é só isso.

Ele foi feito para rodar em altas velocidades na terra – a possibilidade de se rodar na neve vem como uma consequência. É preciso ponderar, porém, que ele não foi feito para superar obstáculos e situações mais extremas, como valetas, elevações ou lamaçais como um jipe.

Porsche 911 Dakar
Interior do Dakar é discreto, como nas versões regulares do 911 (Divulgação/Quatro Rodas)

As diferenças mecânicas para as versões Carrera começam na altura em relação ao solo, de 16,1 cm no Dakar, 5 cm a mais que no Carrera. Essa discrepância pode ficar ainda maior, porém com o lift, que eleva dianteira e traseira de forma eletrônica em mais 3 cm. Ou seja, o Dakar pode ser até 8 cm mais alto que um Carrera.

Isso, junto ao formato das bases dos para-choques, ajuda a aumentar os ângulos de ataque e saída do esportivo, que são de 14,2o e 16,4o (o Carrera tem 10,1o e 13,8o), sempre respectivamente. Os pneus também são especiais, é claro: eles são do tipo todo-terreno pela primeira vez em um 911, com medidas 245/45 R19, na dianteira, e 295/40 R20, na traseira.

Porsche 911 Dakar
Detalhes do painel e da chave, como cores e materiais, podem ser personalizados; por fora, há diversas opções de cores (Divulgação/Quatro Rodas)

A configuração de motor e câmbio é a mesma do Carrera 4 GTS, em que o número 4 corresponde ainda à tração integral. O motor é um 3.0 biturbo de seis cilindros com 480 cv de potência e 58,1 kgfm de torque, acompanhado do câmbio automatizado de dupla embreagem PDK de oito marchas. De acordo com a Porsche, o conjunto leva o 911 Dakar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e à velocidade máxima de 240 km/h, limitada eletronicamente.

Continua após a publicidade

É um desempenho também semelhante à versão de base, que chega aos 100 km/h em 3,3 segundos, já que, apesar dos incrementos, o carro fica apenas 10 kg mais pesado.

Porsche 911 Dakar
(Divulgação/Quatro Rodas)

Dirigir o 911 Dakar pode bagunçar a cabeça, mas é uma ótima bagunça. A dirigibilidade típica não nos deixa esquecer que estamos em um 911, com sua dinâmica afiada, direção direta e precisa, a posição de dirigir que beira a perfeição e o câmbio com trocas rápidas e sem erros. Isso sem falar do belo ronco, que pode ficar mais alto apertando um botão no painel. Por outro lado, chega a ser estranho estar ao volante de um 911 em uma posição mais alta e sem ter medo de buracos e valetas menores, elevações e até divisões de pontes.

Diferentemente das demais versões, o 911 Dakar não raspa o para-choque e passa com certa indiferença por imperfeições do solo. Em alguns momentos, é até possível comparar com o rodar de versões mais confortáveis do Cayenne, com ajuste rígido, robusto, mas confortável. É o 911 certo para encarar as ruas malconservadas.

Porsche 911 Dakar
(Divulgação/Quatro Rodas)

Na neve ou no asfalto molhado, o Dakar tem ótimo comportamento e passa segurança, mesmo em velocidades mais altas. Mas não dá para abusar, especialmente quando se trata de motoristas que nunca guiaram no gelo: acelerações mais fortes podem ser fatais. Em locais controlados, como nas paradas feitas durante o test-drive, alguns pisões mais fortes no pedal do acelerador acabavam sendo feitos para brincar. Assim, o Dakar jogava a traseira sem pensar e gerava sorrisos no rosto de quem via a cena de dentro e de fora do carro.

Para aprimorar cada uma das pretensões com o modelo, há os modos de condução que vão além dos clássicos Normal, Wet e Sport. Para o 911 Dakar, há também o Off-Road e o Rallye. Mais do que isso, além do conhecido Launch Control associado ao modo Sport, ele também tem o inédito Rallye Launch Control, que permite largadas precisas mesmo em pisos de baixa aderência. O maior desafio, porém, é não ter pena de explorar toda a capacidade do 911 Dakar.

Continua após a publicidade
Porsche 911 Dakar
Contato com o Dakar teve neve e frio que nunca se viu no Brasil (Divulgação/Quatro Rodas)

Veredicto

O 911 Dakar segue com o melhor de um 911, mas é ainda mais exclusivo e capaz de chegar aonde as outras versões não chegam.

Ficha Técnica

Preço: R$ 1.799.000
Motor: gasolina, traseiro, 2.981 cm³, biturbo, 6 cilindros, 480 cv, 58,1 kgfm
Câmbio: aut., 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão:  McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus:  245/45 R19 (dianteira); 295/40 R20 (traseira)
Dimensões: comprimento, 453 cm; largura, 203,3 cm; altura, 133,8 cm; entre-eixos, 245 cm; peso, 1.605 kg; porta-malas, 132 l; tanque, 65 l; ângulo de entrada, 14,2°; ângulo de saída, 16,2°; dist. do solo, 16,1 cm (19,1 cm com lift)
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 3,4 s; velocidade máxima de 240 km/h

*Dados de fábrica

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.