PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nosso Citroën C3 continua com motor ligado mesmo sem chave na ignição

Descobrimos aquilo que seria uma estratégia de segurança do Citroën C3: pode-se retirar a chave da ignição que o motor só desliga com o carro parado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 ago 2024, 11h00
Chave na ignição C3
CItroën diz que o carro se mantém ligado como uma forma de proteção (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Pode girar a ignição e até retirar a chave com o carro andando: o C3 não vai desligar o motor até que o veículo pare. Quem descobriu isso foi o mecânico William Artigiani, da Car13, oficina que faz o acompanhamento de nossos carros.

“Precisava sair rápido do carro quando parasse na porta da oficina, então pus em ponto morto e girei a chave enquanto o carro ainda estava parando. Eu estava com a chave na mão e o carro já estava parado quando o motor desligou – o que só aconteceu quando o velocímetro mostrava 0 km/h”, conta. Há um pequeno atraso na resposta do velocímetro digital.

C3
Citroën C3 tem chave à moda antiga, que deve mudar na linha 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Reproduzimos o teste em carros com chave convencional de Ford, Hyundai, Volkswagen e Fiat, e todos desligam mesmo com o carro andando – em um local isolado, sem movimento, ok? Carros com chave presencial também podem desligar, mas o procedimento de emergência é segurar o botão de partida por alguns segundos.

Continua após a publicidade

Procuramos a Stellantis e, de acordo com a fabricante, é uma estratégia comum aos carros de Peugeot e Citroën das novas gerações, que compartilham a plataforma CMP, para evitar que o motor desligue caso alguém esbarre na chave ou mesmo tente desligar o carro de propósito enquanto está andando. Faz um pouco de sentido, porque o motor desligado compromete, por exemplo, o vácuo que assiste o sistema de freio hidráulico.

Após uma semana com o C3, William fez outros apontamentos. “Gostei de como consegue ser ágil, estável e econômico no uso urbano, e também como parece robusto por dentro. Mas não gostei que os coxins isolam pouco as vibrações do motor 1.0, e escuta-se muito o barulho da embreagem nas saídas, principalmente do lado de fora.”

Longa C3
Nosso Citroën C3 está chegando à metade do teste de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Citroën C3 – 43.912 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 7.518
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.261
Consumo: No mês: 15,1 km/l com 31,7% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,6 km/l com 31,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.