Longa Duração: Citroën C3 enfrenta temporal e acaba com para-brisa trincado
Estacionar à sombra de uma árvore, provavelmente, foi o que resultou na quebra do para-brisa de nosso Citroën C3

Aproveitar a sombra de uma árvore para estacionar o carro é tentador, seja na beira da praia ou na porta de casa. Mas, ao que parece, tivemos azar dessa vez. Foi o repórter Nicolas Tavares quem encontrou o Citroën C3 com uma rachadura profunda de um lado ao outro do para-brisa, após um forte temporal de verão. Poderia ter sido efeito do calor excessivo no dia anterior, mas há uma causa mais provável.
“Depois minha mãe me contou que havia um galho grande jogado perto da casa do vizinho. O galho pode ter caído no vidro do C3 e ter sido retirado do meio do caminho mais tarde”, relatou. Se foi isso mesmo o que aconteceu, a sorte foi não ter causado nenhum outro dano ao nosso carro.
Curioso: praticamente todo carro do Longa Duração precisa fazer a troca do para-brisa pelo menos uma vez, geralmente por causa de pedras arremessadas pelos pneus dos veículos à frente. No caso do C3, como a rachadura foi profunda, grande e bem no campo de visão do motorista, não seria possível fazer um reparo. Acionamos o seguro, que nos encaminhou para a unidade da Autoglass na Avenida dos Bandeirantes, em São Paulo. Por conta da nossa apólice, foi preciso pagar a franquia de R$ 425.
O serviço de substituição não é demorado, mas foi preciso aguardar duas horas para o adesivo utilizado na fixação do para-brisa curar, ou seja, secar o suficiente para garantir que ficaria fixo. Geralmente, o vidro substituto não é o genuíno. Mas como o para-brisa original do C3 também era fabricado pela AGC Automotive, podemos dizer que é genuíno. Não havia nenhuma serigrafia especial.
Agora, porém, há um adesivo de garantia do serviço, de um ano para quebra (que não pode ter sido causada por pedra ou impacto) e ilimitado para o adesivo ou qualquer vazamento por ele. Como está na época de chuvas fortes, a vedação acabou sendo testada no mesmo dia e foi aprovada.
Citroën C3 – 46.929 km
Versão: | First Edition 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 9.264 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 969 Para-Brisa: R$ 425 |
Consumo: | No mês: 12,6 km/l com 46,8% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,5 km/l com 34,9% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |