Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Longa Duração: Chevrolet Onix Plus tem macaco engenhoso e prático

O Chevrolet Onix Plus não vem com chave de roda? Vem, mas ela se transforma em parte integrante do macaco do carro

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 20 ago 2021, 00h22 - Publicado em 20 ago 2021, 00h16
Onix Plus vermelho do longa duração
Onix Plus Premier 1.0 12V Turbo 2019/2020 faz parte da frota do Longa Duração de QUATRO RODAS Fernando Pires/Quatro Rodas

O macaco é o tipo de ferramenta que não queremos usar nunca. E pode acontecer de, na hora em que for necessário, não ser encontrado. Há carros que escondem as ferramentas de emergência na lateral do porta-malas e até sob o banco do motorista – útil se o bagageiro estiver cheio de coisas. No caso do Chevrolet Onix Plus, elas ficam sob o estepe. Mas não parece.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Quem se surpreendeu foi o piloto de testes Leonardo Barboza, ao tentar verificar se todas as ferramentas estavam em seu devido lugar. “Fiquei uns cinco minutos procurando até cair a ficha de que a barra do macaco era a chave de roda. Depois, achei interessante a solução”, conta.

Ao camuflar a chave de roda no macaco, a GM evitou a necessidade de ter um estojo ou caixa de isopor para manter a ferramenta firme. Ela é presa ao macaco por pressão (é preciso encolher para soltar a chave) e também por porca borboleta própria, independente daquela que prende o pneu sobressalente – que, não custa lembrar, é mais estreito, de uso temporário, mesmo havendo espaço para receber um pneu normal.

Longa Duração Chevrolet Onix Plus (1)
À primeira vista, parece que apenas o macaco está sob o pneu sobressalente Fernando Pires/Quatro Rodas
Longa Duração Chevrolet Onix Plus (1)
Em vez de usar uma caixa de isopor, a GM preferiu camuflar a chave de roda Fernando Pires/Quatro Rodas

A própria chave é muito bem pensada. Ela é dobrável nas duas pontas. De um lado, está a ponta que aciona o macaco, mas que também recebe o prolongador para encaixar nos parafusos das rodas. Do outro, uma extensão do cabo, que vai aumentar a alavanca, facilitando o trabalho na hora de soltar e apertar os parafusos. Você cansa menos e ainda pode trocar o pneu mais rápido.

“Mas o proprietário vai precisar ser paciente para colocar cada ferramenta em seu devido lugar, especialmente a chave de roda, que só prende ao esticar o macaco”, lembra Barboza. Sem uma peça de isopor no berço do estepe, a GM optou por uma manta bem grossa, que ajuda a evitar o contato das ferramentas com a lataria.

Chevrolet Onix Plus – 56.287 km

Ficha técnica:
Versão: Premier 1.0 12V Turbo
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.248
Gasto no mês: Combustível: R$ 843,27
Consumo: No mês: 13 km/l com 36,7% de rodagem na cidade
Desde dez/19: 13,3 km/l com 29,3% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
Clique e Assine
Continua após a publicidade
Publicidade