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Longa duração: descobrimos uma das fontes de barulho no motor do Onix Plus

Descobrimos (e eliminamos) a fonte do barulho no motor e trocamos as lâmpadas dos faróis que queimaram quase ao mesmo tempo

Por Henrique Rodriguez 22 out 2021, 10h01
Longa Onix Plus
Lâmpada do farol esquerdo queimou a caminho de Ipatinga (MG) Eduardo Passos/Quatro Rodas

Nossa equipe já se acostumou com alguns dos barulhos do Chevrolet Onix Plus. Ele não é exatamente bom em filtrar ruídos do vento e da suspensão, mas com o passar dos quilômetros o acabamento também passou a ter culpa.

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Manual Onix
Bocal do lavador do para-brisa precisa estar solto para a troca das lâmpadas do farol direito. Duto da admissão é removido a cada troca do filtro de ar do motor, em intervalos de 40.000 km Reprodução/Quatro Rodas

Com outros, nós (e muitos proprietários) nos acostumamos, como um ruído metálico vindo da wastegate e outro de vibração vindo da área do motor. Este, pelo menos, só precisava de atenção, que não houve nas últimas revisões.

Insatisfeito com o barulho nas arrancadas, tentei buscar a origem por conta própria. No cofre, o duto do coletor de admissão, formado por duas peças encaixadas e com jogo entre elas, me pareceu suspeito. Ao retirá-lo e fechar o capô, o barulho parou.

O conjunto estava, na verdade, mal fixado pelas buchas de borracha que estão ali justamente para absorver essa vibração. Bastou colocar o duto no lugar corretamente e o barulho desapareceu.

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Motor Onix
Bocal do lavador do para-brisa precisa estar solto para a troca das lâmpadas do farol direito. Duto da admissão é removido a cada troca do filtro de ar do motor, em intervalos de 40.000 km Leonardo Barboza/Quatro Rodas

Mas não foi esta a única intervenção no mês. Primeiro a lâmpada do farol baixo direito queimou com o piloto de testes Leonardo Barboza, sendo trocada por uma nova H7 Osram, ao custo de R$ 29,69. Dias depois, em viagem a Ipatinga (MG) com o repórter Eduardo Passos, foi a vez de a lâmpada do farol esquerdo queimar.

Após cotar a peça a R$ 50 na concessionária Guiauto, encontrou a mesma por R$ 27,30 em uma autopeças e decidiu seguir o manual do carro para realizar a troca.

“A indicação do manual tem um erro. Diz que para trocar qualquer lâmpada do farol do motorista é necessário desmontar o bocal de enchimento do lavador do para-brisa, uma peça que fica do outro lado do cofre do motor.

Os faróis do Premier são diferentes dos das demais versões, mas não tem mistério. É só tirar a tampa, o suporte da lâmpada e fazer a substituição. Só para o caso de troca dos leds é que o manual recomenda procurar uma concessionária”, relata Eduardo. “De fato, soltar o bocal foi fundamental para trocar a lâmpada do farol direito”, explicou Barboza .

Chevrolet Onix Plus – 66.394 km

Ficha técnica:
Versão: Premier 1.0 12V Turbo
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.012
Gasto no mês: Combustível: R$ 2.580
Lâmpadas: R$ 56,99
Consumo: No mês: 12,5 km/l com 27,4% de rodagem na cidade
Desde dez/19: 13,2 km/l com 29,3% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

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