Fiat Strada Volcano 1.3 tem desempenho de 1.0 no primeiro teste de pista
Nossa Fiat Strada desaponta já no primeiro teste de desempenho: a diferença no 0 a 100 km/h para a unidade testada no lançamento foi de 2,4 segundos
Um bom superesportivo hoje vai de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos. Esse mesmo tempo foi a diferença no 0 a 100 km/h entre a nossa Fiat Strada Volcano e a unidade da mesma versão que testamos no lançamento. Diferença para a pior: nosso carro precisou de 15,5 segundos para chegar aos 100 km/h em seu teste inicial, feito após rodar os primeiros 1.000 km. É tempo de 1.0: o Fiat Argo Drive 1.0 precisou de 15,4 s em nossos testes.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90
Números de retomada também foram piores na comparação com a unidade da fábrica, assim como as medições de consumo. As rodas aro 16 alongam as relações do nosso carro em apenas 1%, desprezível tamanha a diferença dos resultados.
Medição | Strada – Frota Fiat | Strada – Longa Duração |
0 a 100 km/h (s) | 13,1 | 15,5 |
0 a 1.000 m (s) | 34,8 | 37,1 |
3a 40 a 80 km/h (s) | 7,8 | 8,4 |
4a 60 a 100 km/h (s) | 12,4 | 13,7 |
5a 80 a 120 km/h (s) | 21,5 | 24,1 |
Cons. urbano (km/l) | 12,9 | 11,3 |
Cons. rodoviário (km/l) | 17 | 16,7 |
Tivemos a oportunidade de comparar nosso carro e um igual disponibilizado pela Fiat, ambos com gasolina. Se na montagem e no isolamento acústico não vimos diferenças, o fôlego diferente foi notado por todos. “Subindo a Serra da Cantareira, onde o nosso carro pede a segunda marcha, o da Fiat foi muito bem de terceira”, conta o técnico Fábio Fukuda.
A percepção geral é de que o motor 1.3 8V do carro da Fiat enche e responde mais rápido, o que poderia estar relacionado ao mapa de injeção diferente ou à resposta do variador de fase.
Fomos à concessionária Amazonas da Vila Guilherme (SP) e relatamos a falta de força. A primeira reação da consultora foi pedir que o serviço fosse agendado, mas logo designou um técnico para acompanhar uma volta com o carro. Porém, foi necessário retornar com hora marcada.
Passaram o scanner e não encontraram problemas. “Mas reprogramaram os módulos do carro e após 1h40 me devolveram a Strada pedindo para rodar um pouco e ver se há diferença”, conta o piloto de testes Eduardo Campilongo. Houve melhora, mas precisaremos refazer os testes para saber a dimensão e se houve impacto no consumo.
Nova Fiat Strada – 2.268 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.536 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 581,42 |
Consumo: | No mês: 13 km/l com 48% de rodagem na cidade Desde fev/21: 11,9 km/l com 48,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.