Fiat Pulse tem filtro paralelo cobrado como original em revisão e passa por recall
Nosso Fiat Pulse Hybrid do Longa Duração foi convocado para recall, não por causa do sistema híbrido ou segurança, mas por possível influência nas emissões
O Fiat Pulse foi convocado para alguns recalls nos últimos tempos, para a troca dos cintos dianteiros, da central de gerenciamento do motor e verificação do coletor de admissão do motor. Recorremos ao site da Fiat para saber se nosso Pulse Hybrid 2024/2025 estava incluído em algum deles. Estava justamente no último, que também inclui unidades do Fastback e da Strada, todos com o motor 1.0 turbo.
A falha estaria no coletor de admissão do motor, por onde passa o ar usado na combustão. “Foi identificada a possibilidade de obstrução no coletor de admissão, o que poderá ocasionar a evaporação de gases, resultando – em casos extremos – em uma possível situação de não conformidade com as normas de regência.” Em outras palavras, o possível defeito na peça levaria a emissões evaporativas indevidas. No Brasil, os recalls são obrigatórios caso comprometam a segurança ou a conformidade do carro com as normas vigentes.
Tentamos fazer o agendamento pelo próprio site da Fiat, mas não havia disponibilidade pelos dois meses seguintes. Decidimos, então, consultar uma concessionária por nossa conta. Como nosso carro já esteve em oficinas de todas as redes da Fiat na cidade de São Paulo, a concessionária escolhida foi a Fiat Salomão de Praia Grande (SP). Tinha agenda disponível para a semana seguinte e o serviço levaria cerca de quatro horas.
Deixamos nosso carro pouco antes das 10 horas com a promessa de que ele poderia ser retirado na parte da tarde. A mensagem de que o Pulse estava pronto chegou às 14 horas.
Na retirada, foi dito que o coletor de admissão foi verificado e estava em conformidade, então não precisaram substituir a peça do nosso carro. Também relataram que foi feita uma atualização da central multimídia do carro – que não nos fez perceber mudanças no comportamento do sistema. Como todo recall, este serviço não teve custo.
Por fim, tiramos a limpo o filtro de ar-condicionado instalado pela Fiat Ventuno na revisão dos 10.000 km. A peça não tinha indicação de fabricante, mas por meio do número da peça localizamos a Extinfilter, que confirmou ser seu fabricante. Isso significa que a concessionária não usou a peça genuína, mas cobrou os mesmos R$ 60 por ela.
Fiat Pulse – 15.292 km
| Versão: | Impetus T200 Hybrid |
| Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm |
| Câmbio: | automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira |
| Seguro: | R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas) |
| Revisões: |
Até 100.000 km: R$ 8.622 |
| Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.482 |
| Consumo: | No mês: 12 km/l com 50% de rodagem na cidade Desde dez/24: 12 km/l com 51,2% de rodagem na cidade |
| Combustível: | flex (gasolina) |
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