Caixa do filtro de ar da Fiat Strada se desgasta e não fecha mais
Desgastada, a caixa do filtro de ar do motor 1.3 Firefly passou a se abrir com a vibração do motor. A solução foi recorrer aos ensinamentos do MacGyver
Fundamental para a saúde do motor, o filtro de ar foi substituído em todas as nove revisões pelas quais nossa Fiat Strada Volcano passou. Mas a caixa onde fica alocado não resistiu às aberturas feitas para a troca e para nossa verificação da execução do serviço na concessionária.
“Eu bem estava estranhando, durante uma viagem, que nossa Strada começou a fazer um barulho mais rouco no início das acelerações, quase como o Sandero R.S. fazia”, relatou o editor Henrique Rodriguez. O esportivo tinha uma tampa antes do fitro, que, quando retirada, aumentava a ressonância do ar admitido. Foi quase o que aconteceu com a Strada.
Quem viu o motivo foi o piloto de testes Leonardo Barboza, que usou o carro no dia seguinte: “Não tem mais rosca para fixar os parafusos, que estão se soltando sem muito esforço, e até dá para ver o plástico acumulado neles”, conta.
A tampa é presa por presilhas na parte traseira e parafusos na frente e nas laterais. Poderia existir uma bucha metálica na caixa para permitir a fixação dos parafusos sem desgastar o plástico. As vezes em que a tampa foi mal fechada nas revisões e o excesso de torque também reduziram a vida útil da peça. O maior risco de rodar com a caixa entreaberta é o motor aspirar sujeira, esta sujeira arranhar os cilindros e comprometer a vida útil do motor, pois o fluxo pelo filtro é de baixo para cima.
Como solução paliativa, colocamos presilhas plásticas no buraco dos parafusos para reforçar o aperto. Primeiro vamos tentar encontrar uma solução junto com a concessionária que executou a última revisão, mas já descobrimos que a parte inferior da caixa de ar não é vendida separadamente e a peça completa custa cerca de R$ 800.
Fiat Strada – 93.444 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 6.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ R$ 1.184 |
Consumo: | No mês: 12,9 km/l com 17,1% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 37,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |