• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Newsletter
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Correio Técnico
    • Guia de Compras
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Auto-serviço
    • Autodefesa
    • Guia de usados
    • Mercado
    • Edições anteriores
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Newsletter
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Nova Fiat Strada será picape com cabine de Mobi e lanternas de Toro
Notícias
2Dieselgate: o caso dos testes fraudados pela VW volta à tona no Canadá
Notícias
3Novo Peugeot 208 é registrado em opção pelada sem led e central multimídia
Notícias
4Segredo: VW Nivus terá um motor e três versões, uma delas para PcD
Testes

Longa Duração: uma avaliação dos primeiros 1.000 km com o Renault Kwid

Mascote da frota, o Kwid cumpre as tarefas de batismo de todo carro de Longa Duração: a marcação das peças e o teste de pista

Por Péricles Malheiros
access_time 23 abr 2018, 12h56 - Publicado em 23 abr 2018, 12h49
chat_bubble_outline more_horiz
Primeiro teste rendeu ruído na frenagem

Primeiro teste rendeu ruído na frenagem (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Cumpridas as etapas iniciais, agora, sim, o Kwid começa a rodagem rumo aos 60.000 km. Logo de cara, o hatch seguiu para a oficina Fukuda Motorcenter. Nela, nosso consultor, Fabio Fukuda, fez a marcação das peças.

“Cerca de 200 itens são identificados. Partes metálicas, por exemplo, são marcadas mecanicamente, com um carimbo, também de metal, com uma imagem criada por mim quase imperceptível”, diz Fukuda.

O editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, complementa: “Para aumentar ainda mais a proteção do nosso sistema antifraude, cada componente sinalizado por Fukuda é fotografado, gerando uma espécie de book digital. Não podemos evitar manutenção não autorizada. Mas, se ela ocorrer, a gente vai descobrir”.

Devidamente “vacinado”, o Kwid começou a ganhar quilometragem, mas seguimos a recomendação da Renault e pegamos leve até atingir os 1.000 km.

Kwid passa por vacinação antifraude na oficina Fukuda Motorcenter

Kwid passa por vacinação antifraude na oficina Fukuda Motorcenter (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

De acordo com o manual do proprietário, era preciso evitar excessos: frenagens, rotações e velocidades não poderiam ser extremas. Mesmo nessas condições, o carrinho demonstra agilidade e economia.

Os 66 cv e 9,7 mkgf gerados pelo motor 1.0 de três cilindros (com gasolina) parecem pouco em números, mas são suficientes para os 786 kg do subcompacto, resultando em uma relação peso/potência semelhante à do Up! MPI – mas com menos torque que o concorrente da VW.

Cumprido o período de resguardo, o Kwid passou por sua primeira prova de fogo: uma bateria completa de testes em nosso campo de provas, em Limeira (SP) – aos 60.000 km, ele será submetido novamente ao mesmo teste, para comparação dos resultados.

Sempre com gasolina (combustível padrão de todos os testes de QUATRO RODAS, incluindo os de Longa Duração), o Kwid acelerou de 0 a 100 km/h em 15,2 s, dentro da média do segmento, e registrou boas marcas de consumo urbano (14,6 km/l) e rodoviário (18,2 km/l).

As frenagens de 60/80/120 km/h a 0 ficaram bem próximas da unidade de fábrica avaliada na época do lançamento. Mas nem tudo foram flores: ele voltou de Limeira com um ruído durante as frenagens.

Como a primeira revisão só ocorre aos 10.000 km e o barulho parece vir do sistema de freios, agendamos uma parada não programada logo após o fechamento deste texto. Na próxima edição, a gente conta o que rolou.

Opinião do condutor

Nome: Leo Nishihata, editor.

O que gostei: a central multimídia possui melhor localização que a encontrada nos Sandero / Logan / Duster – a tela fica menos inclinada para baixo, e os comandos são mais próximos das mãos.

O que não gostei: o motor de três cilindros produz ruído e vibração bem elevados, principalmente com o carro parado. Dá a impressão de não haver qualquer isolamento acústico.

Veja também
  • Teste: Renault Kwid, Jeep Renegade e Honda WR-V caem na trilha
    TestesTeste: Renault Kwid, Jeep Renegade e Honda WR-V caem na trilhaquery_builder 6 out 2017 - 15h10
  • Comparativo: Renault Kwid x Volkswagen Up! x Fiat Mobi
    TestesComparativo: Renault Kwid x Volkswagen Up! x Fiat Mobiquery_builder 25 set 2017 - 18h09
  • Ranking de testes: aceleração e consumo de subcompactos
    TestesRanking de testes: aceleração e consumo de subcompactosquery_builder 29 mar 2018 - 15h03

Renault Kwid – 1.305 km

    Ficha técnica

    • Versão: 1.0 12V Intense
    • Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, 70/66 cv a 5.500 rpm, 9,8/9,4 mkgf a 4.250 rpm
    • Câmbio: manual, 5 marchas
    • Combustível: flex (gasolina)
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 1.789
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 2.499

    Teste de pista (com gasolina)

    1.017 km
    Aceleração de 0 a 100 km/h 15,2 s
    Retomada de 40 a 80 km/h (em 3º) 8,9 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em 4°) 14,5 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em 5°) 25,8 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,3/28,6/65,3 m
    Consumo urbano 14,6 km/l
    Consumo rodoviário 18,2 km/l

     

    Tudo sobre Longa Duraçãolonga duração - renault kwidsubcompactos
    Comentários
    Deixe um comentárioCancelar resposta

    Verificando usuário logado ...

    Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

    Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

    Entre     Registre-se

    Editar perfil Sair
    Olá,

    * A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Gravatar
    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. ( Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

    Cancelar

    Conectando a %s

    1. Vinicius Rocha 24 abr 2018 - 08h37

      Isso é o maior lixo automotivo dos últimos tempos. Carro para o quinto mundo com pneus dw bicicleta e sem segurança alguma. Lixo para países subdesenvolvidos.

    2. ale greg 24 abr 2018 - 22h08

      Apesar de todas as economias de projeto esse carro ainda saiu caro..embora tenha gostado de dirigir o kwid só compraria se tivesse mantido os 80 CV do 1’0 do Sandero..em suma não vale o valor q pedem..!!

    Últimas
    • Tiggo 5X Longa Duração 2
      TestesLonga Duração: pane nos sensores do Tiggo 5X gera retorno à concessionáriaquery_builder 10 dez 2019, 07h00
    • Chevrolet Equinox 1.5 Midnight
      TestesImpressões: Chevrolet Equinox abdica de motor do Camaro para vender melhorquery_builder 8 dez 2019, 10h30
    • Thumb_site2
      TestesVídeo: novo Chevrolet Onix tem qualidades para continuar líder de vendas?query_builder 6 dez 2019, 18h07
    • Outlander Longa Duração
      TestesLonga Duração: como se saiu a rede Mitsubishi na 1ª revisão do Outlanderquery_builder 6 dez 2019, 07h00
    • Chevrolet Onix Plus Premier
      TestesOnix Plus antes e após o recall do incêndio: desempenho e consumo pioraramquery_builder 5 dez 2019, 07h00
    Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
    Nas Bancas Edição 728 Dezembro de 2019
    Acesse o índice
    Assine
    Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
    • Notícias QUATRO RODAS de dezembro: superdossiê antecipa os lançamentos de 2020
    Mais vistas
    Notícias
    1Nova Fiat Strada será picape com cabine de Mobi e lanternas de Toro
    Notícias
    2Hilux, S10, Ranger e cia: qual picape média perde menos valor na revenda?
    Notícias
    3Novo SUV nacional da Toyota seguirá Corolla e terá motor híbrido flex
    Notícias
    4O curioso VW com traseira de Uno que deveria substituir o Fusca no Brasil
    Testes
    5Impressões: novo Renault Captur deixa de ser um mero Duster bem arrumado
    Notícias
    6VW "Virilha": sete carros que, como o Nivus, têm nomes com duplo sentido
    Testes
    7Onix Plus antes e após o recall do incêndio: desempenho e consumo pioraram
    Notícias
    8Novo radar percebe quando você está usando celular – e te multará por isso
    Notícias
    9O homem que guarda 14 VW vermelhos refrigerados a ar em sua garagem
    Notícias
    10Segredo: VW Nivus terá um motor e três versões, uma delas para PcD
    Não perca nenhuma notícia. Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.
    Política de Privacidade
    Confira outras newsletters gratuitas da Abril
    AssineAbril.com
    Quatro Rodas
    Quatro Rodas
    A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
    Assine
    Superinteressante
    Superinteressante
    A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
    Assine
    Exame
    Exame
    A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
    Assine
    Você S/A
    Você S/A
    A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
    Assine
    Dossiê Super
    Dossiê Super
    A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
    Assine
    Veja
    Veja
    A partir de  R$ 9,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
    Assine
    • Abril.com
    • AbrilSAC
    • Clube do Assinante
    • Grupo Abril
    • Leia também no GoRead Clube
    • Capricho
    • CASACOR
    • Claudia
    • EXAME.com
    • MdeMulher
    • Placar
    • Saúde
    • Superinteressante
    • VEJA.com
    • VEJA São Paulo
    • Viagem e Turismo
    • VIP
    • Como desativar o AdBlock
    • Newsletter
    • SIGA
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • RSS
    Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
    Política de Privacidade
    Powered by WordPress.com VIP
    Cancelar