Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa duração: o teste de pista final do nosso Audi A3

Análise dos resultados dos testes inicial (aos 1.000 km) e final (aos 60.000 km) atesta: o A3 está com pique de zero-quilômetro

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 abr 2017, 16h40
Ao completar 60.000 km o nosso A3 passa por uma bateria de exames
Ao completar 60.000 km o nosso A3 passa por uma bateria de exames (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Com o hodômetro indicando 60.000 km, o A3 entrou pela última vez em nosso campo de provas, em Limeira (SP). Como de praxe, os carros de Longa Duração são submetidos a dois testes completos, aos 1.000 km e aos 60.000 km.

Para garantir a comparabilidade, colocamos o carro na mesma condição nos dois testes. Primeiro, o tanque é completado com etanol (combustível padrão dos modelos flex). Depois, os pneus são calibrados  conforme indicação do manual do proprietário, com 32 libras na dianteira e 29 libras na traseira.

Com tudo pronto, os equipamentos de medição  começam a ser instalados. Montado no para-brisa, um indicador digital de velocidade real é outro recurso para aferir as informações extraídas na pista. Baseado em sinal de satélite, ele exige a colocação de uma antena no teto do veículo. Finalizados os testes, analisamos os dados.

No teste final é montado um indicador de velocidade real
Sistema de medição é baseado em GPS (Silvio Gioia/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No caso do A3, a avaliação geral mostrou que ele está com fôlego de carro novo. Com exceção da frenagem (os pneus estão mais gastos), chegou a ter números melhores no fim da vida, como no consumo, onde a diferença chegou a mais de 10%.

Antes de sair da pista, o piloto ainda dá umas voltas  para reportar eventuais comportamentos e características que julgue relevante. Por fim, é hora de anotar as condições climáticas indicadas em nossa estação meteorológica . Teste finalizado. Agora, só falta o desmonte!

Números de desempenho e consumo melhoraram - menos os de frenagem
Números de desempenho e consumo melhoraram – menos os de frenagem (Silvio Gioia/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Testes de Pista

1.036 km 60.023 km
0 a 100 km/h: 8,8 s 8,7 s
De 40 a 80 km/h (em D): 3,7 s 3,7 s
De 60 a 100 km/h (em D): 4,9 s 4,8 s
De 80 a 120 km/h (em D): 5,6 s 5,9 s
60/80/120 km/h a 0: 15,8/26,7/61,4 m 16,2/28/63,7 m
Consumo urbano/rodoviário 8,9/12,5 km/l 10/13,8 km/l

Audi A3 – 60.314 km

Consumo

  • No mês: 8 km/l com 37,2% de rodagem na cidade
  • Desde fev/16: 8,2 km/l com 26% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.167

Ficha técnica

  • Versão: Ambiente 1.4 Turbo Flex
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.395 cm3, 16V, flex, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm
  • Câmbio: aut., seq., 6 marchas
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.