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Longa Duração: Hyundai Creta está saindo como entrou

Na comparação dos resultados dos testes inicial e final, o Creta está de parabéns. Agora, só resta saber se essa boa impressão se repetirá no desmonte

Por Redação - Atualizado em 27 nov 2019, 12h17 - Publicado em 10 jul 2018, 13h56
Silvio Goia/Quatro Rodas

Quem acompanha esta seção há algum tempo, já sabe como ela funciona, mas não custa explicar de novo para quem está começando a acompanhar este reality show automotivo que é o Longa Duração.

Para começar, todos os nossos contatos com a rede autorizada (da compra às revisões) são feitos sem nos identificarmos como QUATRO RODAS.

Assim que um novo carro chega, mais de 200 pontos recebem uma marcação exclusiva, indelével e indefectível no sentido de nos permitir detectar uma tentativa de manutenção não autorizada.

Aos 1.000 km, ele segue para o nosso campo de provas, onde é submetido a uma completa bateria de testes. Já no fim da jornada, aos 60.000 km, ele retorna à pista e passa pelas mesmas avaliações. É nessa fase final que se encontra o Creta.

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Ao retornar de Limeira (SP), onde fica a pista, o piloto de teste Jorge Luiz Alves comentou: “Estou impressionado. O Creta parece um carro semi-novo. Suspensão, motor, acabamento, tudo parece perfeito”.

Dito isso, fomos comparar as fichas de resultados dos testes inicial e final –  veja quadro abaixo. Das 15 leituras contempladas, o Creta foi melhor em onze itens aos 60.000 km, ante apenas três aos 1.000 km, além de um rigoroso empate nos dois testes no consumo rodoviário (12,7 km/l) e na retomada de velocidade de 40 a 80 km/h (4,5 s). 

Péricles Malheiros, editor de Longa Duração, também elogiou o SUV.

“Vidros, travas e retrovisores elétricos, volante, bancos, ar-condicionado, pedais e alavanca de câmbio são pontos de contato. Por serem os que mais conectam homem e máquina, são também os que mais dizem sobre a qualidade da cabine. E todos esses itens chegaram ao fim do teste trabalhando com o mesmo nível de ruído e eficiência do início.” 

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Agora, é aguardar para ver se o desmonte vai confirmar a boa impressão geral ou se vai revelar algo além do que nossos olhos e ouvidos puderam detectar.

Hyundai Creta – 60.220 km

    Ficha técnica

    • Versão: Prestige 2.0 16v
    • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.999 cm3, 16V, 166/156 cv a 5.600 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm
    • Câmbio: automática, 6 marchas
    • Combustível: flex (gasolina)
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 3.695
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.249
    • Combustível no mês: R$1.185

    Teste de pista (com gasolina)

            1.021km         60.005 KM
    0 a 100 (s) 10,8 10,4
    0 a 1000m (s/km/h) 32,1 31,8
    40 a 80 km/h (s) 4,5 4,5
    60 a 100 km/h (s) 5,8 5,9
    80 a 120 km/h  7,4 7,2
    60km/h a 0 (m) 16,6 15,9
    80 km/h a 0(m) 29 27,9
    120 km/h a 0 65,9 65,1
    Consumo urbano 8,7 9,7
    Consumo rodoviário 12,7 12,7
    Ruído PM/RPM máx (dBA) 43,1/ 64,6 34,2/72,6
    Ruído a 80/120 km/h (dBA) 62,3/70,2 61,6/67,5

     

     

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