Longa Duração: como o modo da tração transforma o Mitsubishi Outlander
Seletores de modos de tração e condução dão versatilidade ao Outlander. Pacato na cidade, ele encara sem medo o fora de estrada
O editor-assistente Henrique Rodriguez é do Rio de Janeiro (RJ), mas mora em São Paulo (SP). Assim, vive viajando entre essas duas cidades.
E quase sempre os 450 quilômetros entre suas casas são vencidos a bordo de um carro de Longa Duração. No último mês, Henrique foi de Mitsubishi Outlander.
O editor comenta que, em sua cidade natal, aproveitou para submeter o SUV com tração 4×4 às mais variadas condições de rodagem.
“Como o motor 2.2 turbodiesel tem uma boa faixa de torque em baixas rotações, rodar no modo de condução Eco na cidade não incomoda em nada. E o consumo de diesel se mantém moderado”, destaca.
Na estrada, porém, o modo Eco exige mais paciência, já que o efeito da troca antecipada das marchas é mais perceptível.
Mas Henrique tem outra boa dica. “Ao desativar o modo Eco, o câmbio posterga a troca de marcha, utilizando uma faixa maior de rotação do motor”.
“O resultado é um comportamento com resposta mais imediata ao movimento do acelerador. Em trechos sinuosos, além de desabilitar o modo Eco, faço uso das enormes borboletas no volante. Assim, com controle total das marchas, me sinto mais seguro nas entradas e saídas de curva”, completa.
Faltavam ainda os caminhos fora do asfalto para que o editor pudesse concluir seu estudo comportamental do Outlander. Henrique, então, encarou uma pista de terra batida em Maricá.
“Foi um off-road leve, então não houve nenhuma situação em que fosse necessária a ativação da tração 4×4 Lock. O modo automático funcionou perfeitamente em todos os obstáculos.”
“Aliás, até no asfalto já me beneficiei do 4×4 Auto, quando, numa curva, passei por uma poça de óleo e o Outlander deu apenas uma balançada leve antes de agarrar de novo na pista”, conclui Henrique.
Mitsubishi Outlander – 38.692 km
Ficha técnica: | |
Versão: | 2.2 Turbodiesel HPE-S |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm |
Câmbio: | Automático de 6 marchas, tração 4×4 |
Seguro: | R$ 4.843 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 8.248 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.562 |
Consumo: | No mês: 11,4 km/l com 30,2% de rodagem na cidade 12,2 km/l com 27,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Diesel S10 |
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