Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: com carga máxima, Kicks empina demais

Vai viajar à noite com a família num Kicks? Dê uma passada na concessionária para providenciar um ajuste de altura dos faróis

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 Maio 2017, 18h59 - Publicado em 2 Maio 2017, 18h37
Com carga máxima, Kicks empina demasiadamente, alterando o direcionamento do facho dos faróis
Com carga máxima, Kicks empina demasiadamente, alterando o direcionamento do facho dos faróis (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

O primeiro a dar o alerta foi o piloto de testes Eduardo Campilongo:

“Antes de iniciar a viagem, passei no posto para completar o tanque e calibrar os pneus para condição de carga máxima, afinal estávamos em cinco adultos e levávamos mais uns 30 kg de bagagem no porta-malas.

Eram quase 5 horas da manhã. Assim que peguei a estrada, recebi o primeiro farol alto de quem via no sentido contrário. Logo em seguida, outro carro fez o mesmo. Então, percebi que a exceção era o veí­culo que não me dirigia o facho alto.

Continua após a publicidade

Consultei o painel, pois imaginei que, sem perceber, pudesse estar com o farol alto fixo. Desliguei e liguei o baixo. E tome farol alto dos outros motoristas. Foi aí que olhei mais atentamente para a estrada à minha frente e me dei conta do quão alto estava o facho dos faróis do Kicks.

O verdadeiro vilão era o peso, que fazia a suspensão traseira descer demasiadamente, erguendo a dianteira e apontando os faróis para cima. Reduzi a velocidade, fui mais para o canto direito da pista, desliguei os faróis baixos, liguei os de neblina e encostei no posto seguinte, onde esperei o dia clarear para só então seguir viagem”.

Diante de tal relato, o editor Péricles Malheiros propôs: “Vamos aplicar a carga máxima do Kicks e medir o quanto a dianteira e a traseira descem em relação ao carro vazio”.

Continua após a publicidade

Sem encontrar no manual do proprietário a capacidade de carga, o editor entrou em contato com a Nissan, que respondeu: “O manual dos modelos produzidos no México não tem essa informação. A inclusão desse dado está prevista para os manuais dos modelos brasileiros”. Por meio da assessoria de imprensa da marca, chegamos ao número: 425 kg. E lá fomos nós e o Kicks para nossa pista de testes em Limeira (SP).

Com 425 kg a bordo simulamos como se comporta o SUV com a carga máxima

Com a carga máxima o Kicks empina a dianteira, alterando o direcionamento do facho dos faróis a ponto de ofuscar quem vem no sentido oposto

Continua após a publicidade

A traseira do Kicks carregado desce muito mais do que a dianteira

Primeiramente, medimos o carro vazio, utilizando como referência o centro do arco dos para-lamas dianteiro e traseiro em relação ao solo. Depois, lastreamos a cabine e o porta-malas, distribuindo os sacos de areia de maneira que simulasse a presença de passageiros e bagagem. Repetimos as medições e entendemos a revolta dos outros motoristas.

Como a traseira desce muito mais do que a dianteira (respectivamente, 6,8 e 2,5 cm), a frente do Kicks carregado aponta para cima. O fenômeno, claro, é comum a quase todos os carros – mas nunca havíamos acumulado tantas reclamações por parte dos motoristas no sentido contrário. 

Continua após a publicidade

Como o Kicks não oferece ajuste interno do facho de faróis para o motorista, na concessionária Itavema, o consultor técnico explicou:”Os faróis até têm um sistema de ajuste, mas é preciso conhecimento técnico para operá-lo. O ideal é que, antes de viajar carregado, o carro receba o acerto ideal para essa condição. Só não pode esquecer de fazer uma nova visita para repor a regulagem padrão quando voltar”.

Nissan Kicks –  33.382 km

Consumo

  • No mês: 8,7 km/l com 15,3% de rodagem na cidade
  • Desde set/16: 8,2 km/l com 21,9% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível:  R$ 2.950

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT, tração dianteira

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.