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Longa Duração: central do Caoa Chery Tiggo 5X só trata bem quem tem iPhone

Aos donos de celulares Android, resta apenas a conexão do tipo espelhamento de tela, que é difícil de fazer e funciona mal

Por Péricles Malheiros 19 fev 2020, 07h00
Espelhamento Android, quando funciona, é difícil de fazer e instável no uso Fernando Pires/Quatro Rodas

Nada mais prático do que ter na tela do carro os mapas e o player de música utilizados diariamente no celular. No Tiggo 5X, apenas donos de iPhone têm vida tranquila, já que o sistema multimídia conta apenas com Apple CarPlay.

Para os proprietários de smartphones Android resta o recurso do espelhamento. E aí começam os problemas.

Se a certificação Apple CarPlay permite o uso bastando apenas conectar o celular à central via cabo, para fazer o espelhamento de um Android é preciso ter um certo nível de intimidade com tecnologia.

Apesar de claras, as instruções para ativação do espelhamento que surgem na tela do Tiggo 5X ignoram uma etapa anterior: a liberação, no celular, do nível Opções do desenvolvedor.

“O problema é que essa é uma manobra que varia de fabricante para fabricante”, alerta Fred Vermejo, dono de um Tiggo 5X, participante do clube no Facebook e engenheiro com passagens em empresas fornecedoras de sistemas multimídia para o setor automotivo.

“Somente com acesso liberado às Opções do desenvolvedor é possível seguir a instrução da central e ativar a depuração USB”, explica Fred. Mas não é só.

Para fazer a troca de informações com a central do carro, é preciso ainda baixar um aplicativo (QDrive) no celular.

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Mas pode ser que nada funcione a contento, pois, dependendo da versão do software do celular, o espelhamento pode sofrer interrupções súbitas, fazendo com que a tela deixe de reprisar o que acontece no telefone.

Há ainda uma outra dificuldade: a rede Caoa Chery não parece preparada para ajudar seus clientes.

Ligamos para quatro concessionárias e ouvimos: “É complicado mesmo, parece que precisa instalar um programa no celular”; “É tão difícil que não dá nem pra explicar por telefone. Procura no YouTube algum vídeo que ensine”; “Você precisa agendar uma visita para trazer o carro e o celular. Mas venha com tempo, pois é demorado”.

E a sugestão mais simplista foi: “Troca o seu celular Android por um iPhone”. Por falar em troca…

Diversas mensagens no Clube do Tiggo falavam sobre a possibilidade de a Caoa substituir em breve a central multimídia por outra mais completa, com Android Auto.

  • Consultada, a Caoa Chery negou a informação alegando que o sistema não tem nenhum defeito que justifique tal medida.

    Ainda que, de fato, não seja um problema, essa limitação deixa um alerta para a marca: que tal uma nova central para o próximo ano-modelo, com direito a Android Auto?

    Tiggo 5X

    24.993 KM

    Ficha técnica
    Versão TXS 1.5 16V Turbo
    Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal,
    1.496 cm3, 16V, turbo,
    150/147 cv a 5.500 rpm,
    21,4 mkgf a 1.750 rpm
    Câmbio automatizado, dupla
    embreagem, 6 marchas
    Consumo
    No mês 8,7 km/l com 17,5%
    de rodagem na cidade
    Desde
    JUL/19
    8,8 km/l com
    25,6% de rodagem
    na cidade
    Combustível flex (gasolina)
    Gastos no mês
    Combustível R$ 2.328
    Revisões
    Até 60.000 km R$ 3.691
    Seguro
    Perfil QUATRO RODAS R$ 2.301

     

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