Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: Caoa Chery Tiggo 5X chega à frota para rodar 60.000 km

SUV compacto vem para provar se os carros chineses chegaram mesmo ao patamar dos rivais coreanos e japoneses. Será que ele aguenta?

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h07 - Publicado em 10 jun 2019, 15h58
Caoa Chery Tiggo 5X estreia na frota de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mal gerida desde que se instalou em nosso país, em 2009, a Chery só começou a decolar no início de 2018, poucos meses após o Grupo Caoa assumir o comando da operação brasileira, dando origem à marca Caoa Chery.

O primeiro produto foi o Tiggo 2, mas quem de fato está pondo fim à invisibilidade da empresa é o Tiggo 5X. Não por acaso, é justamente ele o mais novo integrante da frota de Longa Duração.

Versão escolhida foi a top de linha, TXS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A cada notícia sobre o 5X publicada na revista, site ou redes sociais, recebíamos uma enxurrada de pedidos de leitores.

“Carro perfeito para o Longa”, “Será que aguenta os 60.000 km?”, “O carro parece ser bom, mas será que a rede tem a mesma qualidade?, “Chinês com motor turbo, câmbio com dupla embreagem e suspensão multilink, sei não…”.

Elevada qualidade de materiais e montagem são o destaque do chinês (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pedido atendido: temos um Tiggo 5X no Longa Duração. Inicialmente, a pesquisa de preço foi um tanto frustrante. Nada de descontos, apenas cortesias baratas como despachante e película nos vidros.

Até que na paulistana Wei Motors, ouvimos do vendedor: “Posso dar R$ 1.000 de desconto”. Negociamos mais, chegamos a outros R$ 1.000 de abatimento e fechamos negócio. Foi a sorte.

Apenas alguns dias depois, o preço de tabela saltou de R$ 96.990 para R$ 98.990. O nosso – um exemplar da versão top de linha, TXS, ano-modelo 2020 – saiu por R$ 95.000.

Continua após a publicidade
Há muitos pontos positivos, como a tampa do porta-luvas com abertura amortecida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na retirada, pontos positivos e negativos. “Se eu não tivesse pedido uma explicação técnica, teria saído sem qualquer apresentação”, diz o editor Péricles Malheiros, responsável pelo Longa Duração e que faz questão de retirar cada carro que entra para a frota.

Mas também há alguns deslizes. A coluna de direção, por exemplo, só tem ajuste de altura. Ou seja. não tem regulagem de profundidade. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O vendedor, então, deu as noções básicas sobre os principais comandos e demonstrou bom conhecimento sobre a central: “É compatível com Apple CarPlay, mas não com Android Auto”, comentou.

“O ar-condicionado, apesar de digital, não tem ajuste automático de temperatura”, seguiu.

Por outro lado, deu uma derrapada feia ao dizer: “Abasteça os três primeiros tanques apenas com gasolina, para dar uma carbonizada inicial no motor.” Obviamente, tal recomendação é completamente sem sentido.

Continua após a publicidade
Teto solar é do tipo panorâmico, com tela de tecido com acionamento elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por outro lado, há uma série de itens elogiável. Aquele cheiro de cola que vinha de brinde com qualquer Chery, por exemplo, não existe mais. O acabamento é de encher os olhos, com materiais e montagem de ótima qualidade.

Na mecânica, motor 1.5 turbo de 150/147 cv, câmbio automatizado com dupla embreagem, freio a disco nas quatro rodas e suspensão traseira multilink.

Continua após a publicidade

Está dada a largada. Serão 60.000 km colhendo e entregando respostas para tantas dúvidas que envolvem o chinês. Será mesmo que ele já está no nível de coreanos e japoneses?

Motor é um quatro-cilindros 1.5 16V flex turbo com 150/147 cv (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.