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Longa Duração: canto vivo da guia condena pneu do Audi A3

Esbarrão no meio-fio condena pneu do A3. A correção pediu a troca de um par, por R$ 852

Por Péricles Malheiros Atualizado em 23 jan 2017, 13h59 - Publicado em 23 jan 2017, 13h52

O repórter Henrique Rodriguez havia acabado de chegar ao Rio de Janeiro, tendo saído de São Paulo. “Era noite, estava aliviado por ter chegado bem. Entrei no drive-thru de uma lanchonete, mas decidi comer ali mesmo. Ao virar o carro para acessar o estacionamento, esbarrei na guia com a roda dianteira esquerda”, diz Henrique.

Ao notar a perda imediata de pressão, o repórter desceu do carro. “Inicialmente, imaginei que apenas a válvula havia sido atingida, pois o impacto foi leve. Que nada! O ombro do pneu tinha um rombo no perfil. Na hora, sabia que não haveria conserto.”

O repórter elogiou o kit de ferramentas: “O macaco tem acionamento leve e a área de apoio na carroceria é bem sinalizada. Foi tudo muito fácil e intuitivo na hora de colocar o pneu de emergência para rodar”.

Canto vivo da guia que cortou o pneu do A3
Canto vivo da guia que cortou o pneu do A3 Henrique Rodriguez

Na medida 125/70 R18, o estepe provisório do A3 tem perfil mais alto e menor largura em relação aos 225/45 R17 dos pneus originais. Por causa disso, ele utiliza uma pressão bem alta (60 psi) para não correr o risco de dobrar. “Dá para sentir que o carro fica mais duro na posição onde o estepe roda”, diz Henrique.

No dia seguinte, o repórter iniciou as cotações para substituição de um par de pneus. Para evitar qualquer tipo de comprometimento na dinâmica do carro, marca, modelo e especificação deveriam ser os mesmos do jogo original: Pirelli Cinturato P7 225/45 R17 91Y.

Na Widmen Tijuca, a troca foi orçada em R$ 1.196. Na Pneus Car, sairia por R$ 955. Na Dinamicar, incríveis R$ 652. “Na hora da montagem, porém, notei que os índices de carga e velocidade (94W) eram diferentes.” Mas foi da Audi Center Botafogo que partiu o orçamento mais alto: R$ 1.624.

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No fim das contas, fechamos a compra na loja Rio Paiva. Nela, pagamos R$ 852 e, o melhor: conseguimos um par gêmeo até no lote – ambos fabricados na 36ª semana de 2015.

Foi a segunda ocorrência envolvendo os pneus do A3 em poucos meses: antes, um furo no centro da banda esvaziou o pneu traseiro direito. Daquela vez, porém, foi possível repará-lo, sem necessidade de troca.

Audi A3 – 42.692 km

Consumo

  • No mês: 8 km/l com 43,9% de rodagem na cidade
  • Desde out/16: 8,4 km/l com 26,9% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.320
  • Revisão: R$ 1.050
  • Alinhamento: R$ 380
  • Pneus: R$ 752

Ficha técnica

  • Versão: Ambiente 1.4 Turbo Flex
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.395 cm3, 16V, flex, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático, sequencial, 6 marchas
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