Lexus RX 350 F Sport: estranho e exclusivo
Muito mais ousado por fora do que por dentro, o novo RX 350 é a aposta da Lexus para encarar do clássico Porsche Cayenne ao Jaguar F-Pace
SUVs com preço entre R$ 300.000 e R$ 400.000 não compõem, obviamente, um segmento de volume expressivo. Mas ter um top de linha dominando o andar superior é, por si só, uma ótima ferramenta para ajudar na venda dos modelos mais acessíveis.
É essa a tentativa da Lexus, divisão de luxo da Toyota, com o seu RX 350 F Sport, de R$ 358.540.
Com 4,89 metros de comprimento, o RX 350 concorre diretamente com outros SUVs grandalhões e com preço na faixa dos R$ 400.000, como o Jaguar F-Pace (custando entre R$ 322.500 a R$ 408.500) e o consagrado Porsche Cayenne (a partir de R$ 389.000).
A Lexus venderá o modelo em duas versões de acabamento: a de entrada, chamada apenas de RX 350 V6 e a F Sport, como a que foi cedida para o teste completo em nosso campo de provas, em Limeira (SP).
Com a virada de geração, o motor V6 3.5 foi atualizado e passou de 277 cv de potência máxima para os atuais 305 cv.
O câmbio automático de oito marchas (que foi reprogramado) e um sistema de tração integral (ativado por meio de um seletor giratório no console central) fazem parte do pacote de mudanças técnicas.
Com um conjunto invejável de equipamentos de segurança, o RX 350 F Sport apresenta dez airbags, DRL, apoios de cabeça ativos, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis principais, de neblina e lanternas com led.
Qualidade do acabamento e dos materiais está no nível de Porsche e Mercedes
Na lista dos principais itens de conforto, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento, ventilação e memória, volante com assistência e ajuste de altura e profundidade elétricos, head-up display com projeção colorida das informações no para- brisa, acabamento interno de couro e teto solar panorâmico elétrico.
No design, a dianteira segue fiel à geração anterior. Ou seja, continua com linhas exageradas e controversas. A grade, por exemplo, é formada por dois trapézios invertidos gigantescos, com uma área maior do que a do para-choque propriamente dito.
Acostume-se com os volumes esculpidos para receber os faróis de neblina: esse recurso de estilo estará nos futuros carros da Toyota.
Visto de lado, o RX mostra uma traseira com vidro bastante inclinado para causar o aspecto de cupê, mesmo com o contorno do teto pouco arqueado.
A abertura elétrica da tampa do porta-malas é providencial, pois a peça é descomunal. Não à toa, o volume interno também agrada: são 521 litros.
No acabamento, condição total de enfrentamento contra marcas de alto padrão como Porsche, Mercedes, Jaguar, Land Rover e companhia limitada. No revestimento, costuras perfeitas; na junção das peças, vãos pequenos e regulares; nos materiais, toque e visual agradáveis.
No topo do console central, a tela lembra alguns modelos da BMW. Mais abaixo, um mouse facilita a operação do computador de bordo.
Impressionante nas linhas e no porte, o RX 350 já está à venda nos nove pontos de venda da Lexus.
Veredicto
Goste do desenho ou não, o RX 350 F Sport impressiona, sobretudo pela dianteira bocuda. E isso pode ser uma boa para quem procura se diferenciar na multidão de SUVs.
Teste de pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,4 s |
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Aceleração de 0 a 1.000 m | 28,9 s – 187 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 3,8 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 4,5 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 5,8 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,9 / 27,3 / 65,2 m |
Consumo urbano | 7,3 km/l |
Consumo rodoviário | 10,2 km/l |
Ficha Técnica
Motor | gas., diant., longitudinal., V6, 3.456 cm³, 24V, 305 cv a 6.300 rpm, 38 mkgf a 4.700 rpm |
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Câmbio | automático, 8 marchas, tração integral |
Suspensão | McPherson(diant.) / duplo A (tras.) |
Freios | discos ventilados |
Direção | elétrica |
Rodas e pneus | 235/55 R20 |
DImensões | comp., 489 cm; largura, 189,5 cm; altura, 171 cm; entre-eixos, 279 cm; peso, 1.990 kg; tanque, 72 l; porta-malas, 521 l |
Preço | R$ 352.950 |