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Land Rover Evoque 9 marchas

SUV ganha câmbio de nove marchas e equipamentos

Por Paulo Campo Grande | Fotos Marco de Bari Atualizado em 8 nov 2016, 22h09 - Publicado em 28 Maio 2014, 19h13
impressoes

Lançado há três anos, o Land Rover Evoque chegou àquela fase em que as fábricas promovem mudanças para manter elevado o apelo dos modelos diante do mercado. O expediente mais usado nessas ocasiões é a reestilização. Mas interferências visuais são o que o Evoque menos precisa, neste momento. A solução foi adicionar equipamentos, entre eles a transmissão de nove marchas, que a marca inglesa apresenta como principal novidade.

Segundo a fábrica, esse câmbio foi desenvolvido para melhorar o rendimento do motor. O maior número de relações permitiria explorar a força do 2.0 turbo de 240 cv com ganhos de desempenho e consumo. Na prática, porém, não foi isso o que verificamos. Na pista, o Evoque 2014 apresentou o mesmo rendimento de seu antecessor de seis marchas, testado em duas oportunidades, em 2011 e 2012. Nas provas de aceleração, o Evoque fez 8,5 segundos (antes, 8,2 e 8,1) e, no consumo, houve empate técnico na cidade, com 8,2 km/l (8 e 8,4), e leve melhoria na estrada, com 12,3 km/l (10,9 e 11,8).

Assim como a antiga caixa de seis velocidades, a de nove permite as trocas no volante. Porém, com tantas marchas, o mais cômodo é deixar o câmbio no modo automático. Dessa forma, os outros equipamentos introduzidos na linha 2014 passam a chamar mais atenção que o câmbio. O Evoque ganhou um sistema que estaciona o carro sozinho, tanto em manobras paralelas como em perpendiculares ao meio-fio. Outro item interessante é o piloto automático adaptativo, que, além de controlar a velocidade do carro, monitora a distância de segurança em relação aos veículos à frente, freando o Evoque em caso de necessidade. Visualmente, os retrovisores externos foram redesenhados e há novas opções de cores e de rodas.

O câmbio de nove marchas e o piloto automático adaptativo equipam todas as versões, enquanto o novo Park Assist vem apenas nas mais caras. Os preços ficaram 7% maiores. A versão mais barata, a Pure Tech Pack, subiu de R$ 179 500 para R$ 192 000 e a Dynamic Tech Pack (mostrada aqui) passou de R$ 259 900 para R$ 277 900.

VEREDICTO

O novo câmbio não disse a que veio, mas o SUV continua bonito e ganhou mais equipamentos na linha 2014.

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