Por Péricles Malheiros
51 903 km
Com uma revisão especial (e gratuita) aos 5 000 km e uma regular a cada 10 000 km, nosso 3008 sofreu na rede autorizada Peugeot. Até a metade do teste foi um sufoco encontrar alguma concessionária capacitada a fazer o alinhamento de direção – e quando faziam, o serviço era mal executado. Mais tarde, montaram os amortecedores traseiros invertidos e alegaram ter trocado peças que sequer foram tocadas.
Decidimos, então, fazer a última revisão antes do desmonte fora da capital paulistana. O repórter visual Eduardo Campilongo ficou contente com o atendimento prestado pela concessionária Van Gogh, de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. “Ao contrário do que vi na maioria das autorizadas visitadas anteriormente, o consultor se preocupou em perguntar se havia algum ponto que merecesse atenção especial. Pedi apenas a revisão normal e contei que a guarnição da porta do motorista estava solta. Em pouco mais de 3 horas ele devolveu o 3008 lavado e revisado”, disse Campilongo.
O técnico fez questão de esclarecer: “Fixamos a borracha com uma cola especial. Caso ela se solte de novo, aconselho passar numa concessionária e encomendar a peça, pois a fábrica pede de três a quatro dias para entregá-la”. Apesar do caráter provisório, o reparo ficou com ótimo acabamento. E eficiência também: depois de passar por um lava-rápido, nenhum sinal de invasão de água foi detectado. “Fiquei preocupado com o aumento de ruído na cabine, mas na estrada, no caminho de volta a São Paulo, não notei nenhum novo ruído de vento”, disse Campilongo.
Pela revisão, foram cobrados os 306 reais sugeridos pela Peugeot em seu plano de revisões com preço fixo. Pedimos ainda alinhamento, balanceamento e rodízio. E não é que foram feitos a contento? Pelos serviços, foi cobrado o razoável valor de 150 reais.
Consumo
No mês (27,2% na cidade): Gasolina – 9 km/l
Desde mar/11 (33,9% na cidade): Gasolina – 9,6 km/l
O painel avisa: 50 000 km, hora da última revisão programada antes do desmonte.