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Impressões: Q7, o SUV ultra-tecnológico (e caro) da Audi

Modelo combina porte de utilitário esportivo com luxo de sedã top de linha

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 23 nov 2016, 20h31 - Publicado em 29 jan 2016, 15h52
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Modelo ficou menor, mas tem mais espaço que seu antecessor

O SUV mais luxuoso da Audi está, enfim, de cara nova. O Q7 acaba de chegar ao mercado brasileiro esbanjando luxo e tecnologia. Mas todo este requinte tem um preço: R$ 399.990 em versão única Ambition, podendo chegar a quase R$ 500 mil se encomendado com todos os opcionais. A tração integral permanente é combinada à transmissão automática Tiptronic de oito velocidades, que trabalham em conjunto com o motor 3.0 V6 TFSI de 333 cv. Segundo informações da fabricante, são necessários 6,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h.

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Lanternas acompanham o recorte da tampa traseira

O design é um dos pontos altos do Q7. Sóbrio e elegante, ele incorpora a nova identidade visual da Audi nos utilitários esportivos, com faróis quase retangulares unidos à grade trapezoidal por uma moldura prateada. Na traseira, as lanternas seguem acompanhando o recorte da tampa do porta-malas. Ao contrário da geração anterior, concebida com o nítido objetivo de transmitir robustez, o Q7 investe na esportividade. Sobram traços horizontais pela carroceria, visando dar a impressão de que o veículo é maior do que aparenta ser. Até porque ele está ligeiramente menor: com 5,05 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,74 metro de altura, ele ficou 37 milímetros mais curto e 15 milímetros mais estreito.

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Interior abusa das linhas horizontais

A cabine segue o conceito de horizontalidade do exterior, com linhas minimalistas. As saídas de ar-condicionado percorrem praticamente toda a extensão do interior, mas o destaque maior fica com o Virtual Cockpit. Lançado no TT, o “painel digital” é uma enorme tela de 12,3 polegadas que exibe diversas informações sobre o veículo, desde os mostradores convencionais até as coordenadas do GPS e comandos do sistema de som. O head-up display também evita que o condutor precise tirar os olhos da estrada para visualizar o velocímetro. Já o ar-condicionado digital de quatro zonas de temperatura exibe as principais funções assim que se repousa o dedo sobre cada tecla.

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Virtual Cockpit é uma tela de 12,3 polegadas que substitui os mostradores convencionais

O porta-malas comporta até 890 litros se o Q7 possuir cinco lugares, podendo chegar a 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Se o cliente optar pela terceira fileira de bancos vendida opcionalmente, a capacidade cai para 295 litros. A tampa traseira, aliás, pode ser aberta por meio de gestos. Basta movimentar o pé sob o para-choque traseiro para abri-la automaticamente.

Recheado de itens tecnológicos, o Q7 oferece diversas assistências à condução e segurança dos ocupantes. Conheça algumas delas abaixo:

Side Assist: o recurso monitora os pontos cegos do veículo, indicando a presença de outros automóveis ou motocicletas ao condutor por um led que se acende, piscando constantemente caso a seta seja acionada mesmo assim.

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Exit Warning Assist: batizado de alerta de desembarque, ele funciona apenas quando o veículo está parado e com o motor desligado. Caso veículos ou bicicletas se aproximem pela parte traseira do carro, o sistema acende as guias luminosas de leds no interior para alertar os passageiros. Em uma situação de perigo, os leds se acendem na cor vermelha e as maçanetas internas são travadas temporariamente para evitar que as portas sejam abertas.

Night Vision: o assistente de visão noturna utiliza uma câmera infravermelha de longo alcance que reage ao calor irradiado por objetos. Seres humanos e animais são identificados com cores mais brilhantes, enquanto ambientes frios surgem em cores escuras. Em situações de perigo, um alerta sonoro é emitido e uma luz de advertência surge no painel, além do farol alto iluminar pessoas com três curtos pulsos de luz.

Eixo traseiro dinâmico: um sistema de direção com comando elétrico permite que as rodas traseiras virem até cinco graus na mesma direção do eixo dianteiro ou na direção oposta, de acordo com a situação. Em baixa velocidade, as rodas viram na direção oposta, diminuindo o raio de curva do veículo em até um metro nas manobras. Nas velocidades altas, as rodas de trás seguem o movimento do volante em até 3,5 graus, aumentando a estabilidade nas curvas e em eventuais manobras de emergência.

Pre-Sense traseiro: assim como o sistema Pre-Sense convencional, ele identifica a iminência de uma colisão e prepara o veículo para o impacto, fechando janelas e reforçando a atuação dos cintos de segurança.

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Nova geração traz identidade visual dos SUVs da marca

Tivemos a oportunidade de avaliar o Q7 em um percurso de aproximadamente 50 quilômetros, com trechos urbanos, rodoviários e fora-de-estrada. Embora seja um brutamontes de quase cinco metros de comprimento, o modelo se comporta de forma bastante estável nas curvas. Dificilmente o motorista se lembrará que está ao volante de um SUV deste porte quando está viajando. As retomadas são rápidas, graças às eficientes trocas de marcha. Fora do asfalto, o Q7 também vai bem, superando as áreas alagadas e enlameadas pela chuva que castigou São Paulo sem problemas. Há espaço de sobra para todos os ocupantes e não falta conforto para os passageiros. 

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Preço sugerido é de R$ 399.990 sem opcionais

Como dissemos anteriormente, o Q7 está à venda por R$ 399.990. Os pacotes de opcionais serão vendidos pelos seguintes valores:

Pacote Tecnológico (eixo traseiro dinâmico, Night Vision e faróis full led): R$ 32 mil

Pacote Side Assist (Audi Side Assist, Pre Sense traseiro, Exit Warning e Assistente de Tráfego Reverso): R$ 7.500

Terceira fileira de bancos: R$ 20 mil

Suspensão adaptativa a ar: R$ 30 mil

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