PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Impressões: Maserati Levante, o tridente multiuso

A Maserati se rende ao segmento mais aquecido do mundo e pretende agitar os mares com o Levante, primeiro SUV da marca

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 20 abr 2018, 18h48 - Publicado em 22 nov 2016, 13h37
Maserati Levante
Um Maserati para você jogar na terra sem medo (Divulgação/Maserati)

O clube de SUVs de alto luxo tem novos inscritos: recentemente deu boas-vindas ao Bentley Bentayga, Jaguar F-Pace e Mercedes GLE. Agora é a vez da Maserati entrar nesse grupo, que apresenta o Levante ao mundo.

Antes de torcer o nariz para o recém-chegado, lembre-se do Cayenne. Os puristas se contorceram antes de seu lançamento, mas o utilitário rendeu alto volume de vendas e dinheiro – isso ninguém pode negar.

A Maserati quer aproveitar os bons ventos com o Levante, sobretudo em novos mercados, como a Ásia, em especial a China.

Não por menos, o nome do utilitário homenageia um vento do Mediterrâneo. O Viento de Levante sopra no oeste daquele oceano pelo Estreito de Gibraltar, direcionando nuvens e chuva para a região.

A produção ficou a cargo da fábrica de Mirafiori, perto de Turim. Para ter ideia da importância do SUV, a empresa espera vender 70.000 carros em 2018, ante os 5.000 que comercializou em 2006 – antes dos Quattroporte e Ghibli.

No Brasil, o Levante foi exibido durante o Salão do Automóvel, e já está à venda por preços entre R$ 650.000 e R$ 740.000.

Continua após a publicidade
Suspensão a ar oferece seis níveis de altura
Suspensão a ar oferece seis níveis de altura (divulgação/Maserati)

Por fora, impressionam as proporções de coupé, com portas traseiras sem moldura e apurado coeficiente aerodinâmico (0,31), apesar da enorme área frontal.

Parte desse resultado vem de uma cortina elétrica entre as tomadas de ar e o radiador, dotada de lâminas que abrem e fecham conforme a necessidade de refrigeração do motor ou redução de resistência ao ar.

Saídas duplas acompanham o motor V6. Em breve, um V8
Saídas duplas acompanham o motor V6. Em breve, um V8 (divulgação/Maserati)

Com 5 metros, o Levante é o maior de seu segmento. Tem entre-eixos até 10 cm maiores que os rivais. O interior do carrão conta com ares de lounge vip. E é ainda possível tornar a cabine mais aristocrática por meio da opção do couro bicolor personalizável.

Continua após a publicidade

Mas nem tudo é perfeito. Falta o head-up display (tecnologia que projeta informações no para-brisa) e o quadro de instrumentos é muito parecido com o do Ghibli, com retroiluminação branca. O clássico relógio analógico da Maserati está situado ao centro do painel e o acabamento interior é valorizado pelas molduras cromadas de alumínio.

O acabamento interior é valorizado pelas molduras cromadas de alumínio
Cabine ampla e bem construída traz alguns elementos comuns ao sedã Ghibli (divulgação/Maserati)

Como opcional, um jogo de bancos Comfort pode ser acrescido na versão top (Luxury), que conta com 12 opções de ajuste elétrico, capazes de alterar a inclinação do suporte lombar ou ângulo do assento, além de dispor de aquecedor e ventilação.

Bancos traseiros têm ajuste elétrico
Bancos traseiros possuem encosto ajustável (divulgação/Maserati)

Tecnicamente, o Levante tem como base a mesma plataforma do Ghibli (entre-eixos e largura são iguais), mas adaptada ao utilitário esportivo.

Continua após a publicidade

No entanto, será difícil chamar esse italiano luxuoso de aventureiro. Ele tem o menor vão livre entre os rivais (6,1 cm) e privilegia o conforto de rodagem, apesar de dispor de tração integral nas quatro rodas (item de série) e suspensão pneumática.

Além do sistema de tração AWD automático, o SUV conta com um recurso de vetorização de torque. Essa tecnologia redistribui a força para rodas externas de uma curva, ao mesmo tempo em que freia os pneus de dentro, aumentando sua estabilidade em curvas fechadas. Além disso, a divisão de peso entre os eixos está equilibrada em 50%/50%.

Relógio analógico no topo do painel é tradicional na marca
Relógio analógico no topo do painel é tradicional na marca (divulgação/Maserati)

O Levante dispõe de dois motores V6. A unidade 3.0 a gasolina, dotada de injeção direta e turbo, está disponível em duas versões com potências de 430 e 350 cv, enquanto a turbodiesel 3.0 é capaz de gerar 275 cv.

Todas as versões do Levante contam com uma transmissão automática de oito velocidades (da ZF), com quatro modos de condução: Normal, I.C.E. (que em geral conhecemos como Eco), Sport e Off-road.

Continua após a publicidade

A distribuição da tração é de normalmente 100% para as rodas traseiras, podendo chegar a 50% para cada eixo em apenas 150 milésimos de segundo.

São quatro modos de condução: Normal, I.C.E (também conhecido como Eco), Sport e Off-road
Tela TFT no centro do painel mostra o modo de condução e a distribuição do torque entre os eixos (divulgação/Maserati)

Foi a primeira vez que a Maserati organizou um test-drive com percursos em trechos alagados, cobertos por lama e pedras soltas.

E também é a primeira vez que vejo um carro dessa marca centenária vir equipado com gancho de reboque – acessório que permite puxar até 2,7 toneladas.

Eu não esperava ver o tridente da Maserati sujo de barro, mas, assim como ocorreu com a Porsche, o logotipo azul e branco ganhou vida com um pouco de lama.

Continua após a publicidade

A suspensão pneumárica ajustável permite aumentar o vão em relação ao solo, e mesmo com ângulos de entrada e saída bem limitados, ele não fez feio, graças à inteligência da tração 4×4 em modo Off-road.

O porta-malas conta com 580 litros
Porta-malas acomoda 580 litros e traz uma bolsa com um jogo de ferramentas da marca (divulgação/Maserati)

No Brasil, apenas as duas versões a gasolina estão à venda. A configuração Luxury, com 350 cavalos, sai por R$ 640.000. Já a verão Sport com 450 cavalos chega a R$ 740.000.

Os valores são intermediários entre o Porsche Cayenne GTS (R$ 619.000) e o Cayenne Turbo (R$ 728.000), e sensivelmente acima do Jaguar F-Pace mais caro (R$ 408.500).

VEREDICTO

O Levante é o primeiro rival à altura do Cayenne. Oferece nível de luxo, exclusividade e desempenho compatíveis com a marca do tridente.

FICHA TÉCNICA

Motor gas., dianteiro, V6, 24V, 9,7:1; 2.979 cm³; 430 cv a 5.750 rpm, 59,1 mkgf entre 1.750 – 5.000 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, AWD
Direção hidráulica
Suspensão triângulos sobrepostos (diant.) e multilink (tras.)
Freios discos ventilados
Pneus 265/50 R19 (diant.), 295/45 R19 (tras.)
Dimensões comprimento, 500,3 cm; altura, 167,9 cm; largura, 196,8 cm; entre-eixos, 300,4 cm; peso, 2.109 kg; tanque, 80 l; porta-malas, 580 l
Desempenho 0 a 100 km/h em 5,2 s; velocidade máxima de 264 km/h
Preço a partir de R$ 640.000
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.