• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Newsletter
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Correio Técnico
    • Guia de Compras
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Auto-serviço
    • Autodefesa
    • Guia de usados
    • Mercado
    • Edições anteriores
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Newsletter
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Nova Fiat Strada será picape com cabine de Mobi e lanternas de Toro
Notícias
2Dieselgate: o caso dos testes fraudados pela VW volta à tona no Canadá
Notícias
3Novo Peugeot 208 é registrado em opção pelada sem led e central multimídia
Notícias
4Segredo: VW Nivus terá um motor e três versões, uma delas para PcD
Testes

Ilustre visitante

Por Péricles Malheiros
access_time 26 dez 2016, 16h54 - Publicado em 11 maio 2015, 11h00
chat_bubble_outline more_horiz
leaf

leaf (/)

Por Péricles Malheiros

5.134 km

Veículos elétricos causam um fascínio especial no (já apaixonado por carros) consumidor brasileiro. Quando, em 2009, o minúsculo Smart ForTwo foi incorporado à frota, era comum ouvir motoristas, motoboys e até frentistas perguntando: “É elétrico?”. Fato é que os elétricos começam a rodar pelo Brasil.

Se na edição de março o Leaf saiu para um passeio com o Renault Zoe, agora uma nova ação comparada foi necessária para receber outro convidado europeu, o BMW i3, o único dos três à venda no Brasil, a partir de R$ 225 900. O preço é salgado, mas é assim no mundo todo. No mercado norte-americano, por exemplo, o i3 custa quase o dobro de um Leaf. Na época em que o Leaf começou a circular no país – em caráter experimental, em
São Paulo, como táxi –, os executivos da Nissan estimavam que, com as regras tarifárias brasileiras, ele teria de ser vendido por cerca de R$ 130 000. Uma fonte ligada à Anfavea afirma que uma política de incentivo exclusiva para carros elétricos será posta em prática pelo governo no segundo semestre deste ano.

Nas ruas, o i3 é mais sedutor do que o Leaf. Aliás, até estacionado atrai mais olhares. Com as portas abertas, então, é covardia: com movimento invertido, as traseiras servem como ponto de ancoragem das dianteiras, eliminando a coluna central. Em compensação, com 3,99 metros de comprimento, o i3 é menos espaçoso do que o Leaf (4,45 metros), principalmente no banco traseiro, onde há espaço para apenas duas pessoas. No uso diário, na cidade, o BMW, mais compacto, é mais amigável — e compatível com a proposta de um elétrico — que o Nissan.

Materiais nobres como alumínio (no painel) e fibra de carbono (nas soleiras de porta) dão requinte à cabine do i3. Seu sistema de regeneração de energia durante as frenagens é muito mais perceptível: você tira o pé do acelerador e a desaceleração é brusca. A reposição de carga é eficiente, mas exige atenção extra do piloto durante o período de adaptação. No Leaf, o sistema funciona de modo semelhante, mas com menor força de frenagem. O i3 tem ainda um pequeno motor a combustão que não participa da tração. Está lá apenas para carregar as baterias.

Tudo sobre i3LeafLonga Duração
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

Últimas
  • Tiggo 5X Longa Duração 2
    TestesLonga Duração: pane nos sensores do Tiggo 5X gera retorno à concessionáriaquery_builder 10 dez 2019, 07h00
  • Chevrolet Equinox 1.5 Midnight
    TestesImpressões: Chevrolet Equinox abdica de motor do Camaro para vender melhorquery_builder 8 dez 2019, 10h30
  • Thumb_site2
    TestesVídeo: novo Chevrolet Onix tem qualidades para continuar líder de vendas?query_builder 6 dez 2019, 18h07
  • Outlander Longa Duração
    TestesLonga Duração: como se saiu a rede Mitsubishi na 1ª revisão do Outlanderquery_builder 6 dez 2019, 07h00
  • Chevrolet Onix Plus Premier
    TestesOnix Plus antes e após o recall do incêndio: desempenho e consumo pioraramquery_builder 5 dez 2019, 07h00
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 728 Dezembro de 2019
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias QUATRO RODAS de dezembro: superdossiê antecipa os lançamentos de 2020
Mais vistas
Notícias
1Nova Fiat Strada será picape com cabine de Mobi e lanternas de Toro
Notícias
2Hilux, S10, Ranger e cia: qual picape média perde menos valor na revenda?
Notícias
3Novo SUV nacional da Toyota seguirá Corolla e terá motor híbrido flex
Notícias
4O curioso VW com traseira de Uno que deveria substituir o Fusca no Brasil
Testes
5Impressões: novo Renault Captur deixa de ser um mero Duster bem arrumado
Notícias
6VW "Virilha": sete carros que, como o Nivus, têm nomes com duplo sentido
Testes
7Onix Plus antes e após o recall do incêndio: desempenho e consumo pioraram
Notícias
8Novo radar percebe quando você está usando celular – e te multará por isso
Notícias
9O homem que guarda 14 VW vermelhos refrigerados a ar em sua garagem
Notícias
10Segredo: VW Nivus terá um motor e três versões, uma delas para PcD
Não perca nenhuma notícia. Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.
Política de Privacidade
Confira outras newsletters gratuitas da Abril
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
Assine
Superinteressante
Superinteressante
A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
Assine
Exame
Exame
A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
Assine
Você S/A
Você S/A
A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
A partir de  R$ 5,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
Assine
Veja
Veja
A partir de  R$ 9,90/mês  Ganhe 2 meses  de Kindle Unlimited
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP