Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Hyundai HB20S 2016

O sedã fecha o ciclo de renovação da linha HB com visual refinado e maior lista de equipamentos em relação ao modelo antigo

Por Guilherme Fontana Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 23 nov 2015, 12h17
impressoes

A renovação da linha HB20 enfim foi concluída: depois de a Hyundai apresentar as novas versões “civis” e aventureiras do hatch, chegou a vez do sedã HB20S. Diferentemente de seus irmãos menores, que focam em esportividade e aventura (no caso do X), o três volumes agora tem a intenção de se distanciar pelo maior refinamento visual. O modelo está programado para chegar às lojas no próximo sábado, 28, com preços partindo de R$ 46 225.

Por fora, as principais novidades são as mesmas do hatch. Há um novo conjunto dianteiro com novos faróis, para-choque e grade – esta última que traz a grande diferenciação do HB20S, com contorno e aletas internas cromadas. A traseira, por sua vez, tem para-choque e lanterna com novos desenhos.

No entanto, também como no HB20, as mudanças não atingem todas as versões. Os faróis com leds e projetor só estão presentes na configuração topo de linha Premium, enquanto as lanternas (chamadas de Clear Type), estão desde o Comfort Style. Também para a versão Premium, o friso cromado da base das janelas agora vai até o aplique plástico que simula uma vigia traseira. O modelo mais básico, Comfort Plus, deixa de utilizar calotas de 14 polegadas em detrimento de novas com 15 polegadas.

novo-hb20s-5.jpeg

O distanciamento para as demais configurações segue no interior do sedã. Todas as versões, desde a básica Comfort Plus, têm acabamento do painel em dois tons: preto na porção superior e cinza na inferior. O pacote Grey Leather inclui bancos em couro cinza por R$ 1 500, outro diferencial frente ao hatch, que tem couro na cor marrom.

MAIS EQUIPAMENTOS

Além do visual, o HB20S teve acréscimos na lista de equipamentos. De série desde as versões com motor 1.0, há ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, pontos de ancoragem ISOFIX, direção hidráulica, computador de bordo com aviso de manutenção, blueAudio com comandos no volante, retrovisores elétricos com repetidores de seta e comando de abertura do porta-malas pela chave (que elimina a fechadura na tampa traseira). A versão Comfort Style adiciona faróis de neblina com projetores e função one touch para os quatro vidros. O topo de linha Premium 1.6 ganha ar-condicionado digital automático, retrovisores com rebatimento elétrico (com funções automática e manual) e airbags laterais.

hb20s_premium_2016_painel-total-motorista20456.jpeg

A central multimídia blueMedia é oferecida como opcional apenas para a versão Premium por R$ 2 500. Através de tela de 7 polegadas sensível ao toque é possível espelhar todo o conteúdo de smartphones Samsung e LG através do sistema Car Link. O Apple CarPlay funcionará em breve, segundo a Hyundai, permitindo a integração da central com iPhone 5 e superiores. Já a plataforma Android não contemplará o sistema.

MARCHAS EXTRAS

Repetindo novamente as alterações do hatch, o HB20 sedã ganhou duas marchas extras nas transmissões manual e automática com motor 1.6 – que, aliás, perdeu o tanquinho de partida a frio com o sistema e-start.

LEIA MAIS:

– Impressões: Hyundai HB20 2016

– Novo Hyundai HB20X chega por R$ 55.395

Agora com seis marchas, os câmbios dispõem de relações mais longas, privilegiando o conforto e a economia. O carro não foi cedido para testes de QUATRO RODAS, mas a marca promete até 10,7 km/l em uso urbano com gasolina e 12,6 km/l em uso rodoviário com o mesmo combustível. Durante nossas Impressões ao Dirigir, o trabalho da nova transmissão automática mostra grande evolução em relação à antiga (e defasada) de quatro velocidades, gerando um rodar mais silencioso. A faixa para a melhor atuação do motor aumentou, mas as trocas poderiam ser mais suaves e rápidas.

Continua após a publicidade

novo-hb20s-12.jpeg

Por outro lado, o desempenho do motor 1.6 de máximos 128 cv de potência e 16,5 mkgf com etanol é, sem dúvidas, melhor explorado com o câmbio manual também de seis velocidades apesar de suas relações longas. Vale lembrar, porém, que o câmbio manual não está disponível para a versão mais cara Premium. Na prática, a sexta marcha serve como um apoio para a redução de consumo em rodovias. O modelo com motor 1.0 de 80 cv permanece com o mesmo câmbio manual de cinco velocidades.

PREÇOS E VERSÕES

HB20S Comfort Plus 1.0: R$ 46 225

HB20S Comfort Style 1.0: R$ 49 975

HB20S Comfort Plus 1.6 manual: R$ 51 525

HB20S Comfort Plus 1.6 automático: R$ 55 525

HB20S Comfort Style 1.6 manual: R$ 54 625

HB20S Comfort Style 1.6 automático: R$ 58 625

HB20S Premium 1.6 automático: R$ 62 275

VEREDICTO

A reestilização do HB20S repete os mesmos erros do hatch oferecendo as principais novidades nas versões mais caras. No sedã, porém, a marca tem seus motivos. Atualmente, a configuração Premium representa até 30% do mix de vendas do modelo.

Continua após a publicidade

Publicidade