Clique e assine por apenas 5,90/mês

Hyundai HB20 Premium Automático

Com a chegada da linha 2016, o modelo ganhou para-choque com desenho exclusivo, bem diferente do que foi aplicado no facelift dos HB20 "normais"

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 23 nov 2016, 20h21 - Publicado em 26 dez 2015, 19h06
Hyundai HB20X Premium Automático 01
Grade frontal tem desenho exclusivo com moldura cromada

Em outubro, o HB20 “normal” chegou remodelado às concessionárias. Em meados de novembro, foi a vez da versão com roupagem aventureira. Mais adornado, o HB20X evidencia as mudanças aplicadas à linha 2016 – até porque a categoria em que atua é assumidamente cosmética. O facelift deixou o HB20X mais exclusivo que seus irmãos, sobretudo por conta da grade dianteira, com moldura cromada,  acabamento menos esportivo e mais refinado. Na traseira, porém, a Hyundai pesou a mão: o novo layout do para-choque até agrada, mas os olhos insistem em focar apenas os gigantescos e desproporcionais discos refletores. Até quem é da casa desaprovou o tamanho das peças: “Eles são ainda maiores que os da Captiva. Prefiro os refletores horizontais do HB20 normal, menor e mais bem integrados à capa do para-choque”, disse um funcionário da Hyundai que, lógico, pediu sigilo sobre seu nome. Concordo com ele em tudo.

Hyundai HB20X Premium Automático 05
No facelift, refletores gigantes foram adicionados ? traseira

O HB20X será vendido em dois níveis: Style, com câmbio manual e automático, e Premium, só automático. A distribuição de equipamentos entre as versões tem algumas estranhezas, como o fato de guardar apenas para o nível máximo os belos e estreantes faróis com projetores e led, algo tão definidor do visual do carro,  além de itens básicos como banco traseiro bipartido e iluminação no porta-luvas. Os preços vão de R$ 55.395 (Style manual) a R$ 62.395 (Premium automático), com opção de banco de couro e central blueMedia (R$ 66.485).

A versão cedida para test-drive, top de linha, incluía ainda os dois únicos opcionais: revestimento de couro marrom e sistema multimídia compatível com smartphones Android e Apple – para este, por enquanto, não há possibilidade de operação de sistemas de navegação.

Hyundai HB20X Premium Automático 03
Agora, direção tem assistência elétrica e câmbio ganhou duas marchas extras

Mecanicamente, as novidades são as mesmas do HB20. O motor 1.6 aposenta o tanquinho de gasolina para partidas a frio e as transmissões têm sempre seis marchas. Em ambos, a sexta funciona como uma marcha desmultiplicadora. Tomando como base os números do HB20 1.6 automático, isso se traduz em viagens com menor índice de consumo e ruído, já que a 100 km/h a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm – no modelo 2015, com um automático de quatro marchas, o motor girava a 2 600 rpm. Enquanto o novo HB consome 10,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, o antigo fazia, respectivamente, 10,6 km/l e 13,6 km/l de gasolina.

Continua após a publicidade

Hyundai HB20X Premium Automático 02
Motor perdeu o tanquinho de gasolina para partidas a frio

Hyundai HB20X Premium Automático 04
A 100 km/h, a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm

Para reduzir ainda mais os níveis de emissões e de consumo, a Hyundai providenciou pneus de baixa resistência à rolagem e trocou a assistência hidráulica por uma elétrica, que não rouba potência do motor.

Ficha técnica
Preço R$ 62.000 (estimado)
Motor flex,diant., transv., 4 cilindros, 1.591 cm³, 128/122 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm
Câmbio automático, sequencial, 6 marchas
Suspensão independente McPherson (diant.), independente eixo de torção (tras.)
Freios disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Rodas e pneus liga leve, aro 16, 195/60 R16
Dimensões 395,5 cm (comprimento), 171 cm (largura), 155 cm (altura), 250 cm (entre-eixos), 1.113 kg (peso), 300 l (porta-malas), 50 l (tanque de combustível
Equipamentos de série ar digital, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis com projetor, rodas aro 16, direção elétrica

 

Comparativo
1.0 manual 1.6 manual 1.6 aut.
Aceleração (0 a 100 km/h) 17,1 s 10,6 s 12 s
Retomada (40 a 80 km/h – 60 a 100 km/h – 80 a 120 km/h) 9,6 – 16,8 – 28,5 s 7,4 – 10,9 – 15,8 s 5,7 – 7,3 – 9,1 s
Frenagem (60 – 80 – 120 km/h) 15,3 – 30,2 – 66,6 m 15,8 – 27,6 – 66 m 16,7 – 29,6 – 70,1 m
Consumo (urbano – rodoviário) 12 – 17,5 km/l 11,2 – 16,7 km/l 10,8 – 14,3 km/l

 

VEREDICTO QUATRO RODAS

Versão do hatch normal com roupa aventureira, o HB20X ganhou personalidade própria.

★★★★

Continua após a publicidade
Publicidade