Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

GWM Tank 300 é um jipão híbrido com 4×4 raiz e 400 cv a preço de Commander

Primeiro integrante da nova família não esconde a inspiração em Wrangler e Classe G, e vai tão bem quanto eles no off-road, mas custando bem menos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 abr 2025, 09h01
GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)
Continua após publicidade

Anos após manter-se apenas com as famílias Haval e Ora, a GWM lança agora o primeiro integrante da Tank, uma linha de SUVs com apelo luxuoso e real capacidade off-road. Trata-se do Tank 300, um SUV 4×4 híbrido com declaradas inspirações em clássicos do fora-de-estrada, como Jeep Wrangler, Mercedes Classe G e Defender – mas custando muito menos.

Disponível em versão única, o Tank 300 sai por R$ 333.000 em preço promocional de lançamento, até o dia 30 de abril. Bem abaixo do esperado anteriormente e próximo aos R$ 324.000 pedidos pelo Haval H6 GT, e abaixo dos R$ 335.990 cobrados por um Jeep Commander Blackhawk.

As inspirações nos jipões clássicos ficam bastante claras no visual do Tank 300, especialmente pelos faróis redondos full led, que têm o diferencial de um “corte” horizontal no centro das peças, onde ficam as luzes diurnas e de indicação de direção. A grade em conjunto único e o para-choque sem pintura seguem a temática.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

De lado, o modelo tem rodas de 18 polegadas com pneus 265/60, para-lamas pronunciados e sem pintura (mesmo acabamento de retrovisores e maçanetas), e um estribo fixo. A traseira tem lanternas verticais full led e estepe pendurado na tampa (cuja abertura é lateral), mas por questões funcionais, já que sua maior pretensão é a de enfrentar o fora-de-estrada.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O Tank 300 é grande: são 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 de altura e 2,75 m de entre eixos. O vão livre do solo é de 222 mm e, a profundidade máxima de travessia em água, é de bons 700 mm (melhor do que em muitas picapes). Já a capacidade de reboque com freio é de 2.500 kg, enquanto a capacidade de carga do veículo é de 440 kg.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

Inspirações e tecnologia em alta

Por dentro, o SUV tem mais “empréstimos” de elementos visuais: do Mercedes Classe G, as saídas de ar redondas com direito a iluminação (são 64 opções de cores); do Wrangler, a alça à frente do passageiro e o formato mais vertical do painel; do Defender, o volante e a alavanca de câmbio estilizada (embora, no Tank 300, a aparência futurista da peça não caia tão bem).

O acabamento remete ao do Haval, embora a marca queira dar um status mais luxuoso ao Tank. Há materiais emborrachados no topo do painel e nas portas, boa montagem e variedade de texturas, mas a porção central tem plásticos rígidos e os botões, grandes, têm aparência mais simples – assim como nos Haval.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)
Continua após a publicidade

No topo do painel destacam-se as duas telas de 12,3 polegadas cada, uma para o quadro de instrumentos, que tem diferentes visualizações, e outra para a central multimídia, com uma loja de aplicativos nativa, mas mantendo as opções de Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Apesar de um sistema bastante completo, o modelo mantém uma boa quantidade de botões físicos em painel e console, um alívio nos dias atuais e, principalmente, em um carro com tantos recursos.

Por falar em recursos, a lista de itens de série do Tank 300 é extensa. Entre eles, há teto solar elétrico, faróis e lanterna de neblina, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, banco do motorista com massagem e memória de posição, aquecimento de volante, carregador de celulares por indução de 50W, ar-condicionado digital dual zone e câmeras 360°.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

No campo da segurança, seja ativa ou passiva, o jipão é equipado com 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras e quatro radares que permitem tecnologias como sistema ativo de estacionamento (que dispensa qualquer ação do motorista), ACC, frenagem automática de emergência, manobra reversa automática, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, alertas de pontos cegos, permanência e centralização em faixa, reconhecimento de placas de velocidade, entre outros. Há ainda seis airbags.

Continua após a publicidade
GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

O espaço interno do Tank 300 é suficiente considerando seus 2,75 de entre-eixos, pouco maior do que os 2,70 m de um Toyota Corolla. Duas pessoas podem viajar sem qualquer incômodo para pernas e cabeça, enquanto um possível terceiro ocupante central só precisará, sem tanto esforço, acomodar os pés sobre o baixo túnel central. Há ainda saídas de ar-condicionado traseiras.

Mas, conforto mesmo, terão as bagagens: o amplo porta-malas tem capacidade de 863 litros, mais do que qualquer SUV médio à venda no Brasil. Porém, a tampa traseira, cuja abertura é lateral, é grande demais, especialmente considerando sua abertura para a direita – lado da calçada no Brasil.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

Off-road de verdade que acelera como esportivo

O Tank 300 combina um motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico, ambos posicionados na dianteira, que somam 394 cv e 76,5 kgfm, e são acompanhados por um câmbio automático de nove marchas. De acordo com a marca, o conjunto é capaz de levar o jipão de 2.630 kg de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Além disso, o consumo, segundo o Inmetro, é de 18,4 km/l na cidade e 18,7 km/l na estrada.

Continua após a publicidade
GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 37,1 kWh, portanto, maior do que a presente nos Haval H6 PHEV34 e GT. Ela pode ser recarregada em carregadores lentos (AC) a até 6,6 kW ou em rápidos (DC) a até 50 kW, e fica posicionada acima do eixo traseiro, ou seja protegida não apenas pelo eixo, mas por longarinas. A autonomia elétrica declarada é de 75 km.

Diferente de outros híbridos que têm tração 4×4 elétrica, proporcionada pelo motor elétrico traseiro, o Tank 300 tem tração 4×4 mecânica – até porque, vale lembrar, o motor elétrico do GWM está na dianteira. Nele, que tem chassi com longarinas, a tração utiliza eixo cardã e tem três bloqueios de diferenciais, dianteiro, central e traseiro (como em um Mercedes Classe G). Ela pode ser 4×2, 4×4 ou 4×4 com reduzida.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

Além das capacidades mecânicas, o modelo também conta com a ajuda da tecnologia, como o “Chassis Transparente”, que reúne imagens captadas das câmeras para projetar o que está abaixo do veículo, piloto automático off-road, assistente de manobra em curva fechada (que reduz em até 20% o giro para locais apertados), além de bússola, inclinômetro, indicação de pressão atmosférica e altitude.

Continua após a publicidade

Há, por fim, nove modos de condução distribuídos entre os modos de tração. Com tração 4×2 é possível utilizar o Normal e o Expert; com 4×4, o Normal, Neve e Expert; com 4×4 reduzida, o Normal, Montanha, Rocha Lama e Areia, e Estrada Acidentada.

GWM Tank 300
GWM Tank 300 (Divulgação/GWM)

 

O contato dinâmico com o Tank 300 foi breve e em circuitos fechados, mas suficientes para atestar alguns de seus pontos fortes. Ele tem boas acelerações e retomadas, embora não empolguem, e uma suspensão mais rígida ao gosto local – mérito da operação brasileira da GWM, que realiza ajustes exclusivos nos modelos vendidos por aqui. Em situações fora-de-estrada, como lama, descidas íngremes e acidentadas, e imersão em água, o Tank passa segurança e não demonstra qualquer esforço ou dificuldade.

Ficha Técnica – GWM Tank 300

Motor: gasolina, 4 cilindros, 2.0, turbo, potência e torque individuais não divulgados; elétrico dianteiro, potência e torque individuais não divulgados; potência combinada, 394 cv; torque combinado, 76,5 kgfm
Bateria: íons de lítio, 37,1 kWh; recarga máxima a 6,6 kW (AC) e 50 kW (DC); autonomia elétrica, 75 km (Inmetro)
Câmbio: 9 marchas, tração 4×4, bloqueios de diferenciais dianteiro, central e traseiro
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido five-link (tras.)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 265/60 R18
Dimensões: compr., 476 cm; larg., 193 cm; alt., 190 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 2.630 kg; porta-malas, 863 l; tanque, 70 l; ângulo de ataque, 32°; ângulo de saída, 33°
Desempenho (dados de fábrica): 0 a 100 km/h, 6,8 segundos
Consumo (dados de fábrica): 18,4 km/l na cidade; 18,7 km/l na estrada

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.