Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ford Maverick reúne o melhor de dois mundos

Modelo traz os benefícios de um utilitário-esportivo com a versatilidade da carroceria picape

Por Abril Branded Content Atualizado em 3 ago 2022, 17h08 - Publicado em 3 ago 2022, 16h30

A Ford soma mais de 100 anos de tradição produzindo picapes. E, ao longo desse tempo, usou vários slogans até que, em 1976, encontrou a síntese de seu DNA sob o selo Raça Forte, do inglês Built Ford Tough.

Essa Raça Forte traduz a experiência e as tecnologias que a marca desenvolveu ao longo dos anos para entregar veículos robustos, versáteis e aptos para as condições mais árduas de trabalho, com conforto, segurança e durabilidade. 

Não é diferente com a Maverick, testada nos terrenos mais difíceis para oferecer uma picape preparada para o trabalho, sem perder o foco no lazer. Para receber este selo e ser aceito neste rol, o modelo passou por inúmeros testes de severidade e durabilidade. Confira as principais impressões do veículo. 

Força para o dia a dia e na estrada

De início, chama a atenção o desempenho do modelo em subidas, até mesmo em vias de pista simples. O veículo não vê nenhum desafio para fazer ultrapassagens.

A Maverick Lariat FX4 vem com motor 2.0 turbo a gasolina, que entrega 253 cv de potência. O torque é de deixar muita picape a diesel morrendo de inveja: mais de 38 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades e há tração AWD. Com esse conjunto, ela acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.

O mais legal na Maverick é a estabilidade. Ela tem centro de gravidade mais baixo que o de outras picapes e respostas muito precisas na direção. Entre os cinco modos de condução disponíveis, o escorregadio ajuda a manter tudo em ordem em uma condição de chuva. 

Há ainda o modo reboque, que é ativado automaticamente quando o sistema identifica o engate e ajusta parâmetros do veículo para ajudar o motorista. A capacidade de reboque é de 499 kg e a capacidade de carga é de 617 kg.

Para o off-road, a Maverick possui 218 mm de altura livre do solo e capacidade de imersão de 450 mm, com ângulo de ataque de 20,6º e ângulo de saída de 21,2º. A picape vem de série com pneus todo-terreno 225/65 R17.

A tração permanente e os controles de estabilidade melhoram ainda mais a experiência e ajudam a passar total sensação de segurança ao motorista. É uma dirigibilidade de SUV.

Versatilidade de SUV

E por falar em SUV, a Maverick tem uma proposta de utilitário-esportivo, mas com algo a mais: a carroceria. Enquanto famílias com três, ou até dois filhos, ficam brigando com o porta-malas para tentar fazer caber coisas como toda a bagagem e carrinhos de crianças, os donos da Maverick não encontram esse problema.

Na versátil caçamba de 943 litros, com opção de capota marítima, há oito pontos de fixação e diversos compartimentos que ajudam a organizar a bagagem. Cabe tudo. Para melhorar, a tampa é superleve e fácil de abrir.

Maverick Ford
Ford/Divulgação

Outro trunfo da Maverick está embaixo do banco traseiro. Há um grande compartimento com capacidade de 73 litros para armazenar objetos e não os deixar jogados, balançando pela cabine quando o veículo está em movimento. Nele, você pode levar, por exemplo, as mochilas das crianças.

O banco de trás tem o espaço interno que surpreende bastante para uma picape graças aos 3.076 mm de entre-eixos. Com os bancos da frente posicionados para acomodar uma pessoa com 1,85 metro de altura, ainda sobra muito espaço para as pernas dos que viajam atrás.  

Os ocupantes da parte de trás têm ainda duas entradas USB. Uma é do tipo A, compatível com mais smartphones. Outra é do tipo C, mais rápida. É versatilidade e opção para todo mundo na cabine da Maverick.

Continua após a publicidade

Outra coisa de SUV que essa picape tem é a facilidade de estacionar. Os modelos do segmento geralmente são grandalhões, com direção imprecisa. Já na Maverick a direção elétrica tem muita leveza e precisão na hora de fazer manobras.

Com 5.110 mm de comprimento e 2.134 mm de largura, as dimensões da picape são na medida para vagas em shoppings, supermercados e da sua garagem. Para complementar a câmera de ré, oferecida de série na Maverick, a Ford disponibiliza o sensor de estacionamento traseiro como acessório nas concessionárias.

Maverick Ford
Ford/Divulgação

Principais facilidades

A Maverick tem diversos equipamentos e itens para facilitar o dia a dia do consumidor. E muitos deles vão ao encontro das necessidades das mulheres que não abrem mão de conforto no cotidiano. O banco do motorista é elétrico e o ajuste de altura tem longo alcance.

Com isso, todo motorista fica bem acomodado, com amplo alcance de visão ao redor e sem pontos cegos. A direção tem bons ajustes de profundidade e altura. Então, encontrar a posição ideal de dirigir é superfácil.

Maverick Ford
Ford/Divulgação

Outra coisa muito legal é a quantidade de porta-objetos na cabine. Na porta, um imenso porta-copos permite até acomodar uma garrafa de água de 1,5 litro. E se o dia de repente ficou nublado, não há necessidade de ficar procurando bolsa para guardar os óculos de sol, ou deixá-lo aleatoriamente na cabine. Há um compartimento específico para acomodá-lo.

A Maverick também tem todo tipo de compartimento para colocar seu smartphone, todos abaixo do painel, à frente do console central. Em um deles, o aparelho fica em uma posição que facilita a visualização do mapa do Waze ou Google Maps.

Maverick Ford
Ford/Divulgação

Conectividade e design

Há ainda Android Auto na central multimídia, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, que é rápida e superintuitiva. Conectividade, aliás, é uma coisa que a Maverick oferece de sobra.

O destaque é o Ford Pass. Por meio do smartphone, dá para controlar várias funções da picape. Entre as facilidades, é possível acionar a climatização remotamente. Assim, quando motorista e passageiros chegarem à cabine do veículo, ela já vai estar fresquinha.

Há coisas muito legais no design da Maverick. O desenho dos faróis é marcante e o sistema full-LED antiofuscamento oferece muita praticidade. O motorista não precisa se preocupar em ativar e desativar o farol alto.

O puxador da porta tem um desenho peculiar, de aspecto retrô, em bonito contraste com os elementos modernos do acabamento do painel. Essa combinação dá um toque todo especial à cabine da Maverick.

Segurança para lá de reforçada

Outro diferencial da Maverick é o pacote robusto de dispositivos de segurança. O assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto-hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré.

A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês