Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ford Ka: os números do teste final antes do desmonte

Aos 60.000 km, o Ka comemora a conquista da aposentadoria em nossa pista de testes, de onde sai mostrando que ainda está em plena forma

Por Péricles Malheiros Atualizado em 23 nov 2016, 21h06 - Publicado em 24 Maio 2016, 16h06
Longa Duração - Ford Ka
Na pista, Ka esbanja saúde. E no desmonte?

Melhoria de performance com redução do consumo de combustível: 60.000 km mais maduro, o Ka de Longa Duração foi até a nossa pista de testes e saiu de lá com números melhores do que quando foi avaliado pela primeira vez, aos 1.000 km (veja quadro abaixo). Para o Ford, a passagem do tempo – e dos quilômetros – fizeram bem.

Todos os números de aceleração, retomada e consumo foram superiores. Nas frenagens, apenas a de 60 km/h a 0 sofreu variação negativa, assim como o ruído em ponto morto – em RPM máximo, também houve melhora. Com um aprimoramento consistente dos resultados obtidos na primeira e segunda rodadas de teste, seria uma enorme decepção encontrar problemas graves no conjunto mecânico durante o desmonte.

O editor Péricles Malheiros rodou com o Ka para uma tomada de impressões finais. “Senti alguns engasgos do motor, principalmente na fase fria. Vamos dar atenção especial aos sistemas de alimentação (bicos, filtro de ar  e corpo de borboleta) e ignição (velas) no desmonte”, diz Péricles.

Eduardo Campilongo, piloto de teste, também teve um último contato com o Ka: “A dificuldade de fechar a tampa do porta-malas é o que mais me incomoda. Ele chegou à frota com esse problema, passou por cinco revisões na rede da Ford e nenhuma autorizada conseguiu resolver a questão de maneira definitiva.

* Não perca os resultados do desmonte do Ford Ka, publicados na QUATRO RODAS de junho, que começa a chegar às bancas e assinantes a partir da semana que vem.

Teste de pista – Ford Ka
1.005 km 60.000 km
aceleração de 0 a 100 km/h 15,6 s 15 s
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 10 s 9,4 s
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 15,3 s 14,1 s
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 27,3 s 24,8 s
frenagem de 60 km/h a 0 16,6 m 16,8 m
frenagem de 80 km/h a 0 30,3 m 27,3 m
frenagem de 120 km/h a 0 70,1 m 63,7 m
consumo urbano 9,5 km/l 10,5 km/l
consumo rodoviário 12 km/l 12,7 km/l
ruído em ponto morto 42,4 dBA 43,9 dBA
ruído em RPM máximo 74,8 dBA 72,9 dBA

Ford Ka – 60.131 km
CONSUMO
No mês: 10,3 km/l com 12,4% de rodagem na cidade
Desde fevereiro 2015: 9,6 km/l com 27,7% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 1.983
FICHA TÉCNICA
Versão: SEL 1.0
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 997 cm3, 12V, flex, 85/80 cv a 6.500 rpm, 10,7/10,1 mkgf a 4.500/3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Continua após a publicidade

Publicidade