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Fiat Toro, Ford Maverick ou Ram Rampage: qual a melhor picape intermediária?

A Ford Maverick 2026 ganhou tecnologias semiautônomas e ainda ficou (bem) mais barata. Mas é suficiente contra a Fiat Toro e a Ram Rampage? Nós temos a resposta

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 out 2025, 18h44 - Publicado em 18 out 2025, 07h50
COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
Na linha 2026, a Toro ganhou uma grade com elementos verticais, e a Maverick traz faróis mais finos e grade remodelada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Ford Maverick completou três anos no Brasil e está longe de figurar no topo das vendas. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, ela somou 2.066 emplacamentos, ficando na quinta posição entre as picapes intermediárias mais vendidas – atrás da líder Fiat Toro, que é seguida por Ram Rampage e Chevrolet Montana, e também atrás da Renault Oroch, que será substituída pela Niagara em 2027. Mas o lançamento da linha 2026 da Maverick pode lhe trazer uma nova sorte.

Agora, a menor picape da Ford tem novos equipamentos de tecnologia e de segurança e está até mais acessível. A nova versão de entrada Black custa R$ 219.900 (R$ 20.000 a menos que a antiga Lariat FX4). É um preço agressivo que a leva para perto da Fiat Toro, enquanto os novos equipamentos esquentam a rivalidade com a Rampage.

Para este comparativo, convocamos as versões topo de linha de ambas as picapes. A Ram enxugou sua gama de versões e, para 2026, só a Rampage R/T, de R$ 269.690, usa o motor 2.0 Hurricane a gasolina (272 cv/40,8 kgfm). As outras versões usam o mesmo motor da Fiat Toro Ranch (R$ 228.490), o 2.2 turbo diesel de 200 cv e 45,9 kgfm, que ainda é novidade – estreou na virada deste ano. Essas versões foram escolhidas por terem um nível de equipamentos e conjunto mecânico mais compatíveis com a Maverick Black. A picape da Ford segue equipada com o motor 2.0 turbo Ecoboost, a gasolina (253 cv/38,7 kgfm). A Toro é a única diesel, pois a tração integral está vinculada a ele. Além do mais, as Toro com motor 1.3 turbo flex (176 cv/27,5 kgfm) são significativamente menos potentes e custam muito menos.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
Maverick tem o maior comprimento e entre-eixos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A força do conteúdo 

Se ter a dinâmica próxima à de um SUV nunca foi entrave para a Maverick, ela tinha de lidar com a falta de um pacote de equipamentos mais completo. Perto do conteúdo das rivais e, principalmente, da Rampage, parecia ainda mais cara. Mas a Ford reagiu e a Maverick 2026 venceu as limitações. Antes, ela só tinha frenagem automática de emergência e uma câmera de ré, e nem havia sensor de estacionamento traseiro – mesmo sendo uma picape com 5,07 metros de comprimento, a maior das três. Agora, a lista de recursos ADAS (tecnologias de condução semiautônoma) contempla quatro câmeras com visão 360o, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.

O antigo quadro de instrumentos, com uma pequena tela de TFT e mostradores analógicos, foi substituído por um novo display de 8” configurável. A antiga multimídia de 7” dá lugar ao bem mais moderno sistema Sync 4, com tela de 13,2”, que tem operação fácil e intuitiva. Além do mais, passa a ter conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, fazendo valer a adição do carregador por indução. Outra novidade bem-vinda é o sistema de som premium Bang & Olufsen com oito alto-falantes.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
Multimídia agora tem 13,2”; espaço interno é maior para ombros e cabeça, mas a capacidade de carga é de apenas 617 kg (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo que seja uma versão de entrada, a Ford Maverick Black até consegue superar o conteúdo da Rampage R/T, que tem as mesmas assistências eletrônicas e semiautônomas, mas não as câmeras de visão 360o e o assistente de manobra evasiva (que fornece torque adicional ao volante para ajudar a desviar de um obstáculo, quando a frenagem autônoma não é suficiente).

A Ford também tem o assistente de frenagem autônoma em marcha a ré. A Rampage traz como item de segurança ativo exclusivo o sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceria, que atua em tempo real para reduzir a rolagem em curvas e manobras.

A Rampage pode ser considerada uma versão mais sofisticada da Toro. Tem central multimídia com 12,3”, com conexões sem fio, e quadro de instrumentos digital de 10,3”, além do sistema de som premium Harman Kardon, com dez alto-falantes e subwoofer, que é item de série na R/T.

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Pneus da Ram Rampage têm tecnologia que inibe furos
Pneus da Ram Rampage têm tecnologia que inibe furos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre os equipamentos únicos da Ram, destacam-se o ajuste elétrico no banco do passageiro e também as rodas aro 19” revestidas com pneus Pirelli com Seal Inside – a tecnologia aplica um selante interno em caso de perfurações de até 5 mm, evitando a perda de pressão e a troca do pneu.

A linha 2026 da Toro pode ser reconhecida pelas barras verticais na grade e por um volume arredondado na base da caçamba, mas também há novidades nos equipamentos. Agora, seu freio de estacionamento é eletrônico e os freios a tambor traseiros foram trocados por freios a disco, como nas outras duas. Mas a Toro sai perdendo pela ausência de itens como piloto automático adaptativo e monitor de pontos cegos. Entre as tecnologias de auxílio à condução, a Toro Ranch tem apenas frenagem automática de emergência, faróis altos automáticos e assistente de permanência em faixa. A central multimídia é de 10,1” e o quadro de instrumentos de 7”, que até passou a ter novos grafismos.

Desempenho vs. carga

A Rampage R/T não só tem o motor mais potente como se diferencia de suas outras versões (e também das rivais) por ter proposta voltada à esportividade. É o que explica as rodas aro 19” e a suspensão ligeiramente mais baixa e firme – mas que, para 2026, foi levemente ajustada em prol do conforto. Os pneus de perfil mais fino e próprio para asfalto ainda lhe garantem uma velocidade máxima de 220 km/h (10 km/h acima das demais). Em nosso teste, porém, foi a mais rápida por pouco: cravou 7,1 segundos no 0 a 100 km/h, contra 7,2 s da Maverick Black e 10,3 s da Toro Ranch.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
Acabamento é mais sofisticado, com couro e suede; espaço para as pernas é o mesmo da Maverick e caçamba leva até 750 kg (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quem mais chamou a atenção pelo desempenho, porém, foi a picape da Ford, que chegou perto da Rampage até nas medições de retomadas, mesmo com 19 cv e 2,1 kgfm a menos em seu 2.0 Ecoboost. Esse motor, inclusive, foi retrabalhado para a linha 2026, com o objetivo de melhorar o desempenho e obter respostas mais rápidas do acelerador, especialmente em baixa rotação. Isso também explica a melhora na performance, pois a Maverick FX4 cumpria o 0 a 100 km/h em 8 segundos.

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Desempenho é bom, mas é o consumo que faz diferença na vida do comprador o tempo todo. Nisso, foi a Maverick que se saiu melhor: tanto ela quanto a Rampage cravaram o mesmo consumo urbano, de 8,5 km/l, mas, na estrada, a picape da Ford registrou 12,1 km/l e a Ram, 11,8 km/l. As duas, aliás, só podem usar gasolina. Porém, se o foco for economia de combustível, quem se defende melhor é a Toro Ranch, que teve médias de 12,1 km/l e 16,1 km/l (cidade/estrada). O diesel também é um combustível mais barato, ainda que seja necessário estar cada vez mais atento à sua qualidade.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A proposta esportiva da Rampage se sobressai bastante em estradas sinuosas, mas seu acerto de suspensão mais firme gera solavancos em asfaltos irregulares, ainda mais intensos ao andar devagar. O modo de condução R/T traz o grande diferencial da versão, que é o motor 2.0 mais presente na cabine (graças ao escape esportivo e ao funcionamento do motor em giros mais altos) e a direção mais pesada.

Feita no México, de olho no mercado norte-americano, a Ford Maverick não se propõe a ser esportiva, apela mesmo é para o conforto. Nela, os ocupantes não sentem vibrações e nem solavancos. A carroceria se mantém estável como em um carro de passeio e sua altura livre em relação ao solo é menor que as demais (21,8 cm), o que favorece a estabilidade. Mas é preciso estar atento a rampas e valetas, para não raspar a frente.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
Toro tem a maior capacidade de carga do trio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Toro foca na versatilidade e oferece um rodar confortável, mas a calibração da suspensão traseira multilink é mais firme, até para aguentar a capacidade de carga de 1.000 kg. É a maior capacidade do trio e a mesma de muita picape média, mas, exatamente por ser mais pesada e ser equipada com motor a diesel, ela não é tão ágil.

Em termos de espaço interno, é a Maverick que trata melhor os passageiros de trás, afinal, tem o maior entre-eixos (3,07 m). O espaço traseiro é 8 cm mais largo que o da Rampage e da Toro; e o vão para pernas é 5 cm maior que o da Toro. Ainda tem um compartimento secreto sob o banco de trás.

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As cabines da Toro e da Rampage são praticamente idênticas em termos de dimensões, pois compartilham a mesma plataforma. O acabamento da Rampage, porém, é muito superior.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
Na cabine, a novidade é o freio de estacionamento eletrônico; espaço traseiro é o menor e a caçamba tem abertura lateral (Fernando Pires/Quatro Rodas)
COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Levando-se em consideração o custo/benefício, quem ganha este comparativo é a Ford Maverick. Custa R$ 8.500 a menos que a Toro Ranch e ainda é R$ 49.700 mais barata que uma Rampage R/T. A Maverick também não fica devendo equipamentos desejados nessa faixa de preço, além de ter o maior espaço interno, um bom comportamento dinâmico e praticamente o mesmo desempenho da Rampage.

Na segunda colocação está a Ram-page, apesar do preço elevado. Ela tem a seu favor o desempenho superior, um bom pacote de tecnologias e uma cabine que, além de ser mais vistosa, tem acabamento superior ao das rivais. Ainda vale considerar que seus custos de manutenção são os mais baixos até os 60.000 km e ela tem o custo de seguro mais baixo entre as três.

COMPARATIVO | ford Maverick x fiat Toro x ram Rampage
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A terceira posição fica com a Toro Ranch, que tem vantagens como maior capacidade de carga e motor 2.2 turbo diesel (mais econômico e com o maior torque), mas também desvantagens como a ausência de tecnologias como piloto automático adaptativo e alertas de ponto cego. Seu desempenho é inferior nas acelerações e retomadas, mas isso pode importar menos para quem faz questão de uma picape a diesel.

Essa atualização da Ford Maverick pode ser reconhecida por seus novos faróis com prolongamento da assinatura de led e pela grade em forma de colmeia, mas sua evolução mais relevante está mesmo na entrega de equipamentos a um preço competitivo. É isso que poderá ajudá-la a ser mais do que uma mera coadjuvante no andar de cima do segmento das picapes intermediárias.

Veredicto

A Maverick Black ganha o comparativo graças às mudanças que recebeu na linha 2026. Novos equipamentos combinados ao preço reduzido em R$ 20.000 garantem o bom custo/benefício, mesmo sendo a única importada de seu segmento.

 Ficha Técnica

Categoria Ford Maverick Black Fiat Toro Ranch Ram Rampage R/T
Motor Gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.999 cm³, 253 cv a 5.500 rpm, 38,7 kgfm a 3.000 rpm Diesel, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 2.184 cm³, 16V, 200 cv a 3.500 rpm, 45,9 kgfm a 1.500 rpm Gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.995 cm³, 16V, 272 cv a 5.200 rpm, 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio Automático, 8 marchas, tração integral Automático, 9 marchas, tração integral Automático, 9 marchas, tração integral
Direção Elétrica Elétrica Elétrica
Suspensão Independente McPherson (dianteira), multilink (traseira) Independente McPherson (dianteira), multilink (traseira) Independente McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios Disco ventilado (dianteira), sólido (traseira) Disco ventilado (dianteira), sólido (traseira) Disco ventilado nas quatro rodas
Pneus 225/65 R17 225/60 R18 235/55 R19
Dimensões Comprimento 5,07 m; largura 1,84 m; altura 1,73 m; entre-eixos 3,08 m Comprimento 4,94 m; largura 1,84 m; altura 1,68 m; entre-eixos 2,98 m Comprimento 5,03 m; largura 1,89 m; altura 1,77 m; entre-eixos 3,00 m
Tanque 67 litros 60 litros 55 litros
Caçamba 943 litros 937 litros 980 litros
Capacidade de carga 617 kg 1.000 kg 750 kg

Teste comparativo de desempenho e consumo – Maverick x Rampage x Toro

Categoria Maverick Rampage Toro
Aceleração 0 a 100 km/h 7,2 s 7,1 s 10,3 s
Aceleração 0 a 1.000 m 28,0 s / 179,3 km/h 27,8 s / 188,1 km/h 31,6 s / 167,3 km/h
Velocidade máxima 180 km/h* 220 km/h* 201 km/h*
Retomada 40 a 80 km/h 3,2 s 3,2 s 4,2 s
Retomada 60 a 100 km/h 4,0 s 3,9 s 5,6 s
Retomada 80 a 120 km/h 5,2 s 4,9 s 7,1 s
Frenagem 60 km/h a 0 15,5 m 14,5 m 14,5 m
Frenagem 80 km/h a 0 25,9 m 26,8 m 26,5 m
Frenagem 120 km/h a 0 58,6 m 59,1 m 58,8 m
Consumo urbano 8,5 km/l 8,5 km/l 12,1 km/l
Consumo rodoviário 12,1 km/l 11,8 km/l 16,1 km/l
Ruído interno Neutro/RPM máx. 39,6 / 61,5 dBA 50 / 63,5 dBA 43,5 / 75,8 dBA
Ruído interno a 80 / 120 km/h 63,6 / 69,1 dBA 62,4 / 71,6 dBA 64,8 / 70,6 dBA
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h 96 km/h 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h (5ª) 1.800 rpm 1.500 rpm 1.600 rpm
Volante 2,7 voltas 2,7 voltas 2,7 voltas
Preço R$ 219.900 R$ 269.690 R$ 228.490
Concessionárias 128 220 537
Garantia 3 anos 3 anos 3 anos
Revisões até 60.000 km R$ 8.434 R$ 5.256 R$ 7.792
Seguro R$ 6.413 R$ 5.534 R$ 3.715

Condições de teste: Maverick: alt. 660 m; temp., 27,5 °C; umid. relat., 44%; press., 766,5 mmHg. Rampage: alt. 660 m; temp., 24 °C; umid. relat., 67%; press., 766 mmHg. Toro: alt. 660 m; temp., 24,5 °C; umid. relat., 69,5%; press., 761 mmHg.  Realizado no ZF Campo de Provas
*Dados de fábrica

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