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Citroën C3 You! é o 1.0 mais rápido do Brasil e (também) o mais barato

Nova versão topo de linha tem motor 1.0 turbo e, além de ser o mais rápido, é o mais acessível entre os compactos turbo e automáticos do mercado

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 set 2024, 17h01 - Publicado em 24 set 2024, 17h00
C3 You
Molduras dos faróis de neblina são em azul  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A receita de equipar hatches com motor de potência e torque suficientes para impulsionar sedãs ou SUVs, em busca de desempenho, é antiga. Tão antiga quanto eficaz. Boas relações peso/potência, peso/torque podem transformar um simples motorista em um entusiasta de carteirinha. Como pode acontecer ao volante da nova versão topo de linha do Citroën C3, a You!.

A era dos hatches esportivos ficou no passado no Brasil e o último sobrevivente é o VW Polo GTS, equipado com o motor 1.4 turbo flex de 150 cv, também chamado de 250 TSI, e que equipa carrocerias maiores e pesadas como a do T-Cross, Jetta e Tiguan.

Porém, mesmo sem se declarar hatch esportivo ou mesmo esportivado, o C3 You! chega com um título que pode animar os compradores, principalmente se eles forem órfãos dos hatches mais apimentados: ele é o compacto mais rápido do Brasil. Ele conquista essa condecoração pela combinação poderosa do motor 1.0 turbo da Stellantis (Turbo 200), que rende 130 cv e 20,4 kgfm e uma carroceria leve, com apenas 1.115 kg.

C3 You
Versão You traz se série o teto pintado em preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nossa pista, o C3 You! acelerou de 0 a 100 km/h  em apenas 9,1 segundos. Foi só um pouco mais lento que o número informado pela fábrica: 8,5 segundos abastecido com gasolina, nos dois ensaios. Ainda assim, entre os hatches, o C3 You! é o mais rápido. O modelo que chega mais perto disso é o Hyundai HB20, equipado com motor 1.0 turbo de 120 cv, que cravou 10 segundos, no mesmo teste, em nossa pista. Só não consideramos o VW Polo GTS nessa comparação, porque ele, sim, é um esportivo.

C3 You
Motor Turbo 200 é o turbo tricilíndrico mais potente do Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo assim o número do hatch da Citroën não fica nada longe. O GTS cumpriu o 0 a 100 km/h em 8,9 segundos – 2 milésimos de segundo de diferença, apesar de o Polo ter 20 cv extras. Um empate técnico. E ainda comparando com esportivos, o C3 bateu a aceleração feita pelo Renault Sandero RS, com o motor aspirado 2.0 que chega a 150 cv e cravou nessa prova 10,1 segundos.

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A nova motorização substitui o motor 1.6 aspirado de 122 cv que equipava as duas versões topo de linha do C3, a Feel Live Pack e a Feel Pack AT, e portanto essas duas opções foram descontinuadas na linha 2025, dando lugar à nova versão You! – a única equipada com o motor Turbo 200. Segundo a marca, o C3 1.6 seguirá sendo produzido, mas apenas para exportação, afinal essa motorização não atinge as metas de emissões brasileiras impostas pelo Proconve PL8, que entra em vigor em janeiro de 2025.

C3 You
Acabamento continua idêntico, com excesso de peças de plástico rígido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como se trata de um segmento de entrada, os números de consumo ganham um peso maior. Mas não existe almoço grátis. Se andou mais, o C3 gasta mais. Nas nossas medições, o C3 You! fez 12,3 km/l, na cidade, e 14,5 km/l, na estrada, com gasolina. Ou seja: consumiu mais que sua versão mais bem comportada, equipada com motor 1.0 Firefly (75 cv e 10,7 kgfm), com as médias de 14,1 km/l e 15,8 km/l, respectivamente.

C3 You
Central multimídia de 10,25″ tem conexão sem fio com smartphones (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nesse quesito, o que se destaca como o mais econômico do segmento é o VW Polo TSI (116 cv e 16,8 kgfm), que faz 12,9 km/l, no ciclo urbano, e 18,6 km/l, no rodoviário. E, em contrapartida, vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos.

No dia a dia, foi possível constatar que o You! é um modelo ágil no trânsito e sua resposta rápida a qualquer toque no pedal do acelerador agradou. E isso pode ser atribuído ao torque máximo (20,4 kgfm) ser entregue cedo: a 1.750 rpm. E é na estrada que esse atributo se torna mais importante, reduzindo o tempo das retomadas, o que significa ultrapassagens mais seguras.

C3 You
Bancos trazem revestimento sintético exclusivo, com detalhes e costuras em azul (Fernando Pires/Quatro Rodas)
C3 You
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A convivência com o You! é muito próxima à de outras versões do Citroën C3, que conhecemos bem, pois o modelo integra a nossa frota do teste de Longa Duração, equipado com o motor 1.0 Firefly. A comparação entre os conjuntos mecânicos aconteceu de forma imediata. Na rodovia, a distinção de desempenho é digna de modelos diferentes.

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Pois é possível alcançar velocidades maiores com mais facilidade e andar na faixa da esquerda, a mais rápida da estrada, se torna uma tarefa fácil com possibilidade de pedir passagem para o carro da frente. Fato que até pode acontecer com o C3 1.0 aspirado, mas vai exigir que o giro do motor aumente muito, a ponto de tornar o ruído incômodo.

C3 You
Compacto tem o elevado vão livre do solo, de 18 cm (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Segundo a fábrica, o desempenho superior do C3 You! exigiu que houvesse um redimensionamento dos freios dianteiros, afinal houve um incremento significativo de potência e torque. E a direção assistida também foi recalibrada para essa versão. Ela pareceu mais direta e com um peso ligeiramente maior, em especial em velocidade de cruzeiro. O que é totalmente justificável, uma vez que em um carro que anda mais, a direção necessita ser mais firme e precisa.

O câmbio CVT com sete marchas simuladas também teve suas relações de marcha um pouco modificadas, segundo a marca. A combinação com o motor é harmoniosa e as trocas são realizadas de forma suave, o mesmo comportamento do Fiat Pulse, no qual esse conjunto mecânico estreou em 2021. E ele inclui também o modo Sport, o qual retarda as trocas de marcha, interfere na sensibilidade do pedal do acelerador e torna o ronco do motor mais grave e presente.

C3 You

O compacto também recebeu nova calibração no conjunto de suspensão, nas molas e amortecedores, afinal o conjunto mecânico é mais pesado. E o comportamento dinâmico continua elogiável, com o sistema cumprindo a função de filtrar as imperfeições e tornando a carroceria estável apesar de estar mais elevada.

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A questão é que com um vão livre do solo de 18 cm, um dos maiores do segmento, a carroceria fica mais suscetível a oscilações laterais em altas velocidades. E essa condição foi percebida tanto na rodovia a 120 km/h quanto na pista em velocidades superiores como a 140 km/h. Segundo o piloto de teste, Leonardo Barboza, acima de 120 km/h ele sentiu a carroceria bem instável e essa característica só foi percebida agora, pois o motor mais potente e forte facilita se chegar a velocidades mais elevadas.

C3 You
Rodas aro 15 são em preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma das novidades da linha 2025 foi a adoção da chave canivete em substituição à antiga chave simples, que remetia às dos anos 1980. Porém, algumas limitações se mantiveram presentes, como o quadro de instrumentos monocromático que não traz conta-giros.

C3 You
Chave do tipo canivete equipa toda a linha 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E também o acabamento com o uso predominante de plástico rígido, que além de não agradar aos olhos e nem ao toque fica mais suscetível a riscos e a barulhos com quilometragens mais avançadas. A versão You! vem com itens exclusivos como bancos e o volante com novo revestimento e costuras azuis, assim como o teto pintado de preto.

C3 You
Quadro de instrumentos se mantém sem conta-giros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O C3 You! detém ainda outro título que pode ser tão ou mais importante que o fato de ser o mais rápido. Ele é o compacto turbo e automático mais barato do Brasil. É vendido por R$ 95.990. Porém, é seguido de perto pelo parente Peugeot 208 Allure, que tem o mesmo conjunto mecânico e custa R$ 98.990. Portanto, apenas R$ 3.000 de diferença e o Peugeot ganha por ter conteúdo mais rico e acabamento superior.

C3 You
No porta-malas cabem 315 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O compacto tem atributos louváveis e que historicamente agradam ao consumidor brasileiro: bom desempenho, preço acessível, design atraente e bom espaço interno. Mas tem rivais de peso, dentro e fora de casa, como Peugeot 208, VW Polo e Hyundai HB20.

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Veredicto Quatro Rodas

Ser o mais rápido e mais barato equipado com motor turbo e câmbio automático, o tornam bem convidativo, mesmo com suas limitações no acabamento.

Ficha Técnica

Motor: flex, diant., transv., 3 cil., turbo, 12V, 999 cm³, 130/125 cv a 5.750; 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas; tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (diant.) tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: compr., 398,1 cm; larg., 173,4 cm; alt., 158,7 cm; entre-eixos, 254 cm; peso, 1.115 kg; porta–malas, 315 litros; tanque de combustível, 47 litros

Teste Quatro Rodas

Aceleração
0 a 100 km/h 9,1 s
0 a 1.000 m 31,1 s / 162,2 km/h
Velocidade máxima 192 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4,1 s
D 60 a 100 km/h 5,3 s
D 80 a 120 km/h 7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14/25,2/58,7 m
Consumo
Urbano 12,3 km/l
Rodoviário 14,5 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 46,2/66 dBA
80/120 km/h 63/69,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 94 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$95.990
Garantia 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 26°C; umid. relat., 52%; press., 764 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

*Dado de fábrica

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