Citroën C3 1.2 x Peugeot 208 1.2: a briga entre os gêmeos fraternos
Derivados da mesma arquitetura, C3 e 208 medem forças com um novo motor 1.2 de três cilindros sob o capô
Se carro fosse gente, este comparativo seria um caso de gêmeos fraternos (aqueles que não são idênticos). Gerados pela mãe PSA, Citroën C3 e Peugeot 208 nasceram da mesma plataforma e se criaram com os mesmos sistemas, como o novo motor 1.2 de três cilindros – razão de estarem aqui. O 1.2 Puretech estreou em junho no 208 e, em julho, foi a vez do C3 receber a novidade.
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Como o desenvolvimento do motor foi em conjunto para as duas marcas, não há diferença de um carro para outro. Em ambos os casos, o motor gera até 90 cv de potência a 5.750 rpm e 13 mkgf de torque a 2.750 rpm. O câmbio – manual de cinco marchas – também é igual, assim como suspensão, direção e freio.
Com pesos aproximados, na pista de testes, eles andaram juntos. Nas provas de aceleração, o C3 arrancou de 0 a 100 km/h em 15 segundos, o 208 precisou de 14,8 segundos. Nas frenagens, o C3 foi um pouco mais esperto. Vindo a 80 km/h ele parou em 29,9 metros, contra os 31,3 metros usados pelo 208.
(nota do editor: no primeiro teste da QUATRO RODAS com o Peugeot 208 1.2, ele registrou um tempo de 0 a 100 km/h de 17,2 s na média das passagens. Aparentemente, havia algum problema com aquela primeira unidade testada. A PSA, porém, não se manifestou a respeito na época).
Nas medições de consumo deu empate. No ciclo urbano, os dois ficaram com a média de 12,5 km/l. No rodoviário, terminaram grudados nas marcas de 16,9 km/l, para o C3 e 17,2 km/l, para o 208.
Sob diversos aspectos, a opção por um deles poderia ocorrer por mero gosto pessoal. No design, por exemplo, cada hatch apresenta sua própria receita, por fora e por dentro. Ao volante, eles também possuem características que podem ser igualmente avaliadas de acordo com as preferências de quem dirige.
Enquanto o Citroën proporciona uma posição de dirigir clássica, o Peugeot propõe que o motorista encare os instrumentos por cima do volante, o que se consegue abaixando o volante ou aumentando a altura do assento ou fazendo as duas coisas. A mudança na postura, porém, não altera apenas o ponto de vista, mas a forma como o motorista se relaciona com painel, controles e pedais.
O comprador só vai saber em que situação se sente melhor experimentando. Mas, para mim, o mundo perfeito seria o volante rebaixado do 208 com os pedais no lugar do C3.
Além dos aspectos subjetivos, porém, há outros pontos mais práticos, como o bolso. Cada hatch é oferecido em três versões. No caso do C3, as opções são Origine (R$ 46.990), Attraction (R$ 50.690) e Tendance (R$ 53.590). Para o 208 há Active (R$ 50.290), Active Pack (R$ 53.790) e Allure R$ 57.090). Ou seja: o 208 sempre custará no mínimo R$ 3.100 a mais. Em compensação, comparando a lista de equipamentos, o Peugeot é sempre mais bem equipado.
Pacote completo
As versões mostradas aqui são as mais caras, mas a oferta do 208 é superior nos três níveis. O Peugeot conta com quatro airbags desde a versão intermediária, enquanto o Citroën tem apenas dois em todas as versões (sem a possibilidade de instalá-los como opcionais). O mesmo ocorre com o ar-condicionado, que é dual zone no primeiro modelo e simples no segundo.
Recursos como faróis de neblina, sistema de som e luzes diurnas led, presentes no 208 desde a versão de entrada, só aparecem no C3, na configuração intermediária. E central multimídia é item de série em todos 208 e opcional no C3 Tendance.
O Citroën traz o banco bipartido (em todas as versões) e para-brisas ampliado Zenith (na Tendance), como itens exclusivos. Mas o 208 responde com sensor de estacionamento (todas versões) e teto solar (Allure) – além de mais de requinte no acabamento com detalhes em preto brilhante, no painel e no console, e apliques de tecido, nas portas.
Em relação aos preços do seguro, o 208 tende a gastar menos, conforme levantamento que fizemos junto à corretora Segurar.com. Para um cliente com risco mediano, o 208 1.2 Allure paga o preço correspondente a 3,65% de seu valor, enquanto o C3 1.2 Tendance custa 4,07%.
Na ponta do lápis
Já no que diz respeito à manutenção, as posições se invertem e a vantagem passa para o C3. A Citroën oferece pacotes ao preço de R$ 365 por revisão, somando R$ 1.095 nas três primeiras (10.000, 20.000 e 30.000 km), enquanto a Peugeot cobra valores variáveis em duas modalidades Básica e Recomendada e que ao final das três revisões resulta em R$ 1.444 (Básica) ou R$ 2.760 (Recomendada).
Pensando na revenda, C3 e 208 estão em momentos diferentes do ciclo de vida. A atual geração do Citroën foi lançada em 2010 e deve ganhar uma sucessora em 2017, enquanto a do Peugeot é de 2012 e deverá ser substituída em 2018. Mesmo que o C3 mude só na Europa (o que é o mais provável), a tendência é que o C3 envelheça mais cedo que o 208.
Tecnicamente iguais, Citroën e Peugeot travaram um confronto equilibrado. Mas por ter projeto mais novo e ser mais equipado, o 208 consegue oferecer melhor custo-benefício, apesar de custar um pouco mais no preço e manutenção. Isso faz dele o vencedor do comparativo.
AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio – Os hatches estabeleceram novos patamares nas medições de consumo urbano e rodoviário, graças ao conjunto mecânico, que é idêntico para os dois.
Dirigibilidade – O C3 pareceu apresentar acelerações mais uniformemente progressivas. Segundo um engenheiro, porém, isso tem a ver com a forma que se ataca o pedal do acelerador, em razão da diferença de postura ao volante – o que pode variar entre motoristas.
Segurança – O 208 tem quatro airbags, desde a versão intermediária, sensor de estacionamento e luzes de posição com leds. O C3 conta com apenas dois airbags (obrigatórios) e led a partir da versão intermediária.
Seu bolso – Além de mais caro, o Peugeot gasta mais nas revisões. Mas a apólice do seguro sai um pouco mais em conta.
Conteúdo – Mais equipado desde as versões de entrada, o 208 oferece itens que não existem nem como opcionais no C3.
Vida a bordo – Na dianteira, o espaço para o motorista é bom nos dois carros. Mas o porta-luvas recuado do208 libera mais espaço para o passageiro. Atrás, o banco bipartido do C3 aumenta a versatilidade. Em posição normal, porém, seu encosto é mais vertical (e menos confortável) que o do rival inteiriço.
Qualidade – Saídos da mesma fábrica da PSA, em Resende (RJ), eles têm boa qualidade construtiva. O208, no entanto, é superior na seleção dos materiais usados no acabamento.
VEREDICTO QUATRO RODAS
C3 e 208 são tão parecidos que a escolha de um deles poderia se dar levando em conta o gosto pessoal do comprador. Mas examinando com critério os aspectos objetivos, o 208 vence a comparação. Ele é mais caro, mas compensa a diferença com um pacote de equipamentos de itens de conforto e segurança mais completo e acabamento mais sofisticado.
Citroën C3 1.2 Tendance | Peugeot 208 1.2 Allure | |
---|---|---|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 15 s | 14,8 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 36,2 s – 142,3 km/h | 36 s – 142,1 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 9,2 s | 9,3 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 12,8 s | 13,5 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 22,1 s | 22,4 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16 / 29,9 / 67,9 m | 18,2 / 31,3 / 72,6 m |
Consumo urbano | 12,5 km/l | 12,5 km/l |
Consumo rodoviário | 16,9 km/l | 17,2 km/l |
Ruído interno (neutro / RPM máximo) | 52,7 / 74,7 dBA | 53,2 / 77,3 dBA |
Ruído interno (80 / 120 km/h) | 67,3 / 71,2 dBA | 68,5 / 71,9 dBA |
Aferição do velocímetro a 100 km/h | 98 km/h | 98 km/h |
Aferição da rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha | 3.000 rpm | 3.000 rpn |
Volante | 3 voltas | 3 voltas |
Preço | R$ 53.590 | R$ 57.790 |
Seguro | R$ 2.148 | R$ 2.040 |
Garantia | 3 anos | 3 anos |
Concessionárias | 121 | 118 |
Citroën C3 1.2 Tendance | Peugeot 208 1.2 Allure | |
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Motor | flex, diant., tras., 3 cil. 12V, 1.199 cm³, 75 x 90,5 mm, 11:1, 90/84 cv a 5.750 rpm, 13/12,2 mkgf de 2.750 rpm | flex, diant., tras., 3 cil. 12V, 1.199 cm³, 75 x 90,5 mm, 11:1, 90/84 cv a 5.750 rpm, 13/12,2 mkgf de 2.750 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração dianteira | manual, 5 marchas, tração dianteira |
DIreção | elétrica, 11,2 m (diâmetro de giro) | elétrica, 11,2 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios | discos sólidos (diant.), tambores (tras.) | discos sólidos (diant.), tambores (tras.) |
Pneus | 195/60 R15 | 195/60 R15 |
Peso | 1.100 kg | 1.073 kg |
Peso/potência | 12,2 / 13,1 kg/cv | 11,9 / 12,8 kg/cv |
Peso/torque | 84,6 / 90,2 kg/mkgf | 82,5 / 88 mkgf/kg |
Dimensões | comprimento, 394,5 cm; largura, 170,8 cm; altura, 152,1 cm; entre-eixos, 246 cm; porta-malas, 300 l; tanque de combustível, 55 l | comprimento, 397,5 cm; largura, 170,2 cm; altura, 147,2 cm; entre-eixos, 254,1 cm; porta-malas, 285 l; tanque de combustível, 55 l |
Equipamentos de série | dois airbags, ar-condicionado, computador de bordo, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeteres, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos, vidros elétricos, banco bipartido, faróis de neblina, rodas de liga leve, luzes de posição led e para-brisas Zenith. | quatro airbags, ar-condicionado dual zone, computador de bordo, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeteres, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros elétricos, faróis de neblina, rodas de liga leve, luzes de posição led, central multimídia, teto solar e sensor de estacionamento. |