Chevrolet Onix turbo 2026 corrige velhos problemas mesmo mudando pouco
Linha 2026 do Chevrolet Onix mudou mais do que parece e isso deixa uma dúvida: por que demorou seis anos para melhorarem o carro?

O carro mais vendido em 100 anos de Chevrolet no Brasil foi atualizado. Demorou seis anos para isso, mas o Chevrolet Onix 2026 tem atualizações que vão além do design e também corrigem problemas e características que o compacto mantinha desde 2019.
Enquanto o Onix 2026 não é lançado oficialmente, o carro já está nas concessionárias e até na frota de locadoras. Foi assim que pudemos dirigir, em primeira mão, este Onix hatch Premier, que pertence à frota da Localiza e tinha apenas 1.000 km rodados.

A possibilidade de dirigir trouxe boas surpresas: o hatch compacto está mais confortável para o uso na cidade e a reprogramação de motor e câmbio até trouxe alguma melhora para o convívio com o carro.
Como é o Chevrolet Onix 2026
O Onix Premier tem tudo que a linha 2026 do hatch pode oferecer, menos o visual esportivo. Isso porque o Onix RS deixou de ser baseado versão LTZ e agora é um Premier em termos de equipamentos, mas com visual esportivado, com mudanças nos para-choques, rodas, acabamento interno e rodas exclusivas. Cobra R$ 1.000 mais caro por isso, ou seja, R$ 130.190.

Independente da versão, o Chevrolet Onix 2026 tem grade dianteira mais larga e em formato de trapézio e novo para-choque com nicho para os faróis de neblina de led.
OI novo para-choque dianteiro também tem a premissa de corrigir um antigo problema: o tanto que raspava em rampas e valetas. Eliminaram o defletor aerodinâmico em sua base e modificaram o seu desenho, mas o carro já estava com seus pontos mais baixos, definidos pelo design da peça, arranhados.

Os faróis também são novos e full-led, com direito a luz diurna que também tem função de seta, a partir da versão LTZ, e iluminam melhor que os antigos faróis halógenos com projetores elípticos que equipavam as versões mais caras do Onix.
Na lateral, a diferença fica por conta das novas rodas aro 16″ diamantadas. Só não pode confundí-las com as calotas que parecem rodas diamantadas, presentes até as versões LT. O Onix Premier continua com frisos cromados nas maçanetas e na base dos vidros laterais.

No caso do Onix hatch, a reestilização acabou antes de chegar à traseira: até as lanternas de led são as mesmas do modelo antigo e não há qualquer outra mudança. Só o sedã ganhou lanternas acinzentadas. O porta-malas manteve a capacidade de 275 litros.
Cabine recebeu atenção
É difícil não notar logo de cara que a Chevrolet quis fazer algo diferente no interior do Onix Premier. Os bancos e todo o acabamento do carro combina partes em um tom de azul com preto. O azul está na borda e parte traseira dos bancos, nas partes macias das portas dianteiras e até em uma faixa no painel, que tem textura mas é de plástico comum. As saídas de ar-condicionado são os únicos elementos na cor laranja em todo o carro, goste você ou não.

O quadro de instrumentos digital de oito polegadas e a nova central de 11 polegadas, integrados em uma mesma moldura, estão presentes a partir da versão LT. As duas telas têm boas imagens mas, como em outros Chevrolet com estes sistemas, o controle daquilo que é exibido atrás do volante só pode ser feito pela central multimídia, uma informação de cada vez e sempre escondendo o conta-giros. Não é a melhor usabilidade para um quadro de instrumentos digital.
A central ainda pode controlar o ar-condicionado automático e tem conectividade sem fio para Android Auto e Apple Carplay. No entanto, mudaram uma das portas USB dianteiras para o tipo C. À frente delas está a base de carregamento sem fio para smartphones, que é um pouco pequena para os aparelhos atuais.


A lista de equipamentos de segurança segue a mesma. Fora os itens obrigatórios, tem seis airbags e monitor de pontos cegos. Não tem frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa ou farol alto automático, por exemplo. O que tem de equipamento diferente do normal em outros compactos é o sistema de estacionamento automático, usando os sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais.
Motor ficou mais fraco
Em seis meses, a potência do motor três cilindros 1.0 turbo do Chevrolet Onix passou dos 116 cv para 121 cv e agora foi reduzida a 115 cv, com o único objetivo de enquadrar o Onix em patamar de imposto mais baixo de acordo com o IPI verde. O torque permanece nos 16,8 kgfm originais, porque o Onix continua sem injeção direta (ao contrário do Tracker, que tem injeção direta e torque maior, de 18,9 kgfm).

O Onix Premier sempre tem câmbio automático de seis marchas com função de limitação de marcha, como era antes.
Outra mudança feita pela Chevrolet foi na correia dentada banhada a óleo que opera o duplo comando de válvulas variável. Estão utilizando uma nova correia, com reforço de kevlar, para evitar problemas caso seja utilizado um óleo lubrificante diferente daquele recomendado pela fabricante. O componente continua com vida útil prevista de 240.000 km e com garantia ao longo de todo esse período.

Falando em garantia, o Chevrolet Onix 2026 ainda pode ter até 5 anos de garantia contra 3 anos dos modelos anteriores. Para isso, porém, o proprietário deverá aceitar os serviços de telemetria do sistema OnStar, o que permitirá que a Chevrolet acompanhe remotamente o status das manutenções do carro.
Comportamento está mais agradável
Esta segunda geração do Chevrolet Onix sempre foi muito boa de estrada, graças à suspensão firme e que controla bem a rolagem da carroceria, mas acabava comprometendo o conforto na cidade ou em vias com asfalto pior. Isso mudou um pouco, pois as suspensões parecem estar lidando melhor com ondulações, pequenos buracos e lombadas. É um comportamento um pouco mais próximo da primeira geração do hatch.

Também foi bom notar que o Onix 2026 continua transmitindo a sensação de ser leve ao volante. A direção responde rápido e o motor também, sem atraso comprometedor na primeira aceleração. Uma diferença importante é que, agora, o câmbio automático troca as marchas em rotações mais altas, diferente do modelo antigo, que avançava as marchas rapidamente para manter a rotação do motor sempre o mais baixo possível.
Outro aspecto que parece ter evoluído no Onix 2026 é o isolamento das vibrações do motor, mesmo com o carro parado. No entanto, poderiam ter aproveitado para reforçar o isolamento acústico para isolar o ruído tanto do três-cilindros quanto do vento que passa sob o carro.

Ainda não pudemos aferir o desempenho e o consumo do Chevrolet Onix 2026. Em compensação, este primeiro contato permitiu entender as atualizações que foram além do design. Só é difícil entender o porquê da Chevrolet ter demorado tanto para fazer estas mudanças no seu carro mais importante fabricado no Brasil.
Ficha técnica – Chevrolet Onix Premier 2026
- Preço: R$ 129.190
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, turbo, injeção multiponto, 999 cm³; 12V, 74 x 77,5 mm, 10,5:1, 116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
- Câmbio: automático, seis marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (dianteiro), eixo de torção (traseiro)
- Freios: disco ventilado (dianteiro), tambor (traseiro)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 195/55 R16
- Dimensões: comp., 416,3 cm; larg. 174,6 cm; alt., 147,1 cm; entre-eixos, 255,1 cm; peso, 1.118 kg; tanque, 44 l; porta-malas, 275 l
- Itens de série: seis airbags; ESC; assistente de rampa; chave presencial; partida do motor, bancos com revestimento premium, carregamento de smartphone por indução, computador de bordo, conjunto e alto-falantes, entrada USB dupla para a fila traseira, faróis de Full-LED com luz de condução diurna integrada, painel digital de 8 polegadas, roda de liga leve aro 16″ com design exclusivo, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro; sistema de monitoramento de pressão dos pneus, assistente de estacionamento automático, monitor de pontos cegos e friso cromado na base dos vidros laterais.